Blog

10 dicas para economizar combustível em viagens longas

como economizar combustível em viagens

Nada melhor do que viajar, não é mesmo? Então, veja algumas dicas para economizar combustível em viagens longas e caia na estrada gastando menos.

Veja agora 10 dicas para economizar combustível em viagens longas

1 – Não se esqueça de fazer a manutenção!

Essa é a principal dica e também vale para as viagens mais curtas. Pois, estar com a manutenção do carro em dia é o que garante, além da economia de combustível, a sua segurança e a das pessoas que vão viajar com você.

Isso porque, durante a manutenção é feita a troca de óleo, o alinhamento da suspensão e a troca dos filtro de ar e de combustível, caso seja necessário. E, isso é o que garante que o veículo não vai gastar mais gasolina do que o normal ou apresentar problemas durante a viagem.

2 – Calibre os pneus corretamente

Quando os pneus estão murchos ou com a pressão incorreta, há um gasto maior de combustível. Isso acontece porque o motor tem que fazer mais força para que o veículo possa se locomover.

Sendo assim, o ideal é seguir a calibragem correta dos pneus, que é indicada pelo fabricante. Na maioria das vezes o número de pressão ideal pode ser encontrado na tampa do tanque de combustível ou no manual do veículo.

É importante lembrar que, além de aumentar o consumo de combustível, os pneus mal calibrados tendem a se desgastar mais rápido do que o normal.

3 – Saiba quando desligar o motor do carro

Nos momentos em que o veículo for ficar parado por mais de um minuto, é mais interessante desligar o motor do que mantê-lo funcionando. Mas, essa ação só pode ser feita quando realmente o carro for ficar parado por mais tempo, como quando há um trânsito muito intenso. Pois caso contrário, isso será passível de multa.

4 – Tome cuidado com o peso da bagagem

A dinâmica nesse caso é muito fácil de entender. Quanto mais pesado o carro estiver, mais esforço deverá ser feito para que ele possa se locomover. Sendo assim, o motor terá que girar mais vezes, o que vai gastar mais combustível.

Então, você deve pensar o que é realmente necessário levar de bagagem, para evitar peso extra.

5 – Cuidado com os combustíveis adulterados

Além de aumentar o consumo, os combustíveis adulterados também prejudicam e desgastam as peças do veículo ao longo do tempo. Portanto, quando precisar abastecer durante a viagem, procure pelos postos de grandes redes. Assim, diminuem as chances de você abastecer o seu veículo com álcool ou gasolina adulterada.

Outra dica é optar por abastecer o veículo em períodos em que o clima está mais ameno, como de manhã e à noite. Porque, como o combustível é uma substância muito volátil, no calor ele evapora mais rápido. Sendo assim, você pode ter uma perda de combustível, se abastecer quando estiver muito calor.

6 – Cuidado com o uso do ar-condicionado

Muitas vezes, o uso do ar-condicionado força o motor e isso aumenta o consumo de combustível. Por isso, se a sua ideia é economizar durante a viagem, o ideal é moderar o uso do ar. 

Prefira andar com os vidros abertos e utilize o ar-condicionado quando for realmente necessário.

7 – Fique atento à aceleração

Evite acelerações bruscas, pois além de aumentarem o consumo de combustível, elas podem danificar as peças do motor, o que deixa o veículo mais suscetível a acidentes.

8 – Saiba a hora certa de trocar de marcha

Outro fator que aumenta o consumo de combustível e pode causar danos nas peças do motor, é realizar a troca de marchas da forma incorreta. Por isso, é necessário estar sempre atento, caso o seu carro não seja automático.

9 – Mantenha uma velocidade constante

Nem sempre é fácil manter uma velocidade constante, mas essa prática ajuda a economizar combustível. Isso porque, nos momentos de aceleração, o motor gira mais rápido e consequentemente, consome mais combustível. 

Então, se você mantiver uma velocidade constante, diminuindo o número de acelerações durante o percurso, você gastará menos combustível.

10 – Preste atenção no trânsito

Além de aumentar a segurança da sua viagem, estar atento ao trânsito também te ajuda na economia de combustível. 

Prestando atenção no trânsito, você pode evitar parar no sinal vermelho, apenas reduzindo a velocidade, o que facilitará no ganho de velocidade após o sinal. Além disso, você pode evitar ultrapassagens que demandem acelerações desnecessárias, que gastam mais combustível.

Leia também: quanto custa manter um veículo? 

Com essas dicas você está pronto para economizar combustível em viagens longas. Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão? É só escrever nos comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar