Blog

5 dicas para quem quer comprar um carro usado!

Está pensando em comprar um carro usado? Embora eles tenham preços mais acessíveis, há inúmeras informações que devemos pesquisar antes de decidir fechar o negócio.

Confira agora, para não cair em furada:

AS 5 DICAS MAIS IMPORTANTES NA HORA DE COMPRAR UM CARRO USADO

1 – Não existe vendedor de confiança

Seja qual for a forma que você escolher para comprar seu carro usado (concessionária, pessoa conhecida ou site de vendas), a sua maior dificuldade será garantir que esse veículo está livre de pendências. 

Existe uma forma simples e rápida de saber se há alguma pendência ou situação complicada no histórico do veículo que você pretende comprar. Basta fazer uma consulta veicular e ver todas as informações importantes sobre o carro, moto ou caminhão de seu interesse.

É para essa finalidade que existe o site da Olho no Carro. Através do nosso site você pode realizar uma consulta completa do histórico do veículo.

Para isso, você só precisa do número da placa . Com a consulta, é possível saber informações sobre leilão, histórico de roubo e furto, risco de recusa em seguros, histórico de quilometragem, gravame e muito mais. 

Então, que tal conhecer mais sobre a nossa Consulta Completa?

como fazer uma consulta veicular completa

2- Avalie o carro antes de realizar a compra

Primeiramente, nunca compre carros usados antes de avaliar as condições em que ele se encontra.

Repare nos vidros, na pintura, nos adesivos, borrachas e pneus. Procure atentamente por sinais de riscos, amassados ou peças quebradas, pois essas avarias acarretarão em custos posteriores à compra.

Dentre as coisas citadas acima, a mais importante de ser verificada são os vidros. Procure pelo número de chassi presente neles. Por lei, todos os vidros devem conter essa informação. 

Por isso, prestar atenção nos vidros é uma boa forma de saber se eles já foram trocados. Isso pode ter acontecido caso ele tenha sido alvo de roubo ou se envolvido em algum acidente.

Por fim, verifique se o carro ainda possui o manual de fábrica. Esse documento, além de conter as informações de utilização de cada item do carro, também traz as atualizações das revisões realizadas. 

Essas informações se encontram nas últimas páginas do manual do veículo. Então, os carros que não possuem esse documento, têm grandes chances de não terem um bom histórico.

3 – Entenda seus direitos com relação à garantia de carros usados

 Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a garantia de carros usados existe, e esse direito está previsto em lei!

No Código de Defesa do Consumidor, mais precisamente no artigo 18, consta que todo vendedor é responsável legal pelo produto vendido por ele. 

Isso quer dizer que o vendedor tem total responsabilidade pelas falhas no produto e em caso de problemas, tem 30 dias para resolvê-los.

Além disso, o CDC traz ainda algumas regras para a reinvindicação dos direitos em caso de problemas com os bens duráveis (como é o caso dos automóveis). Veja a seguir:

  • o consumidor tem direito à garantia do produto por até 90 dias após a entrega;
  • essas garantias não podem revogadas pelo vendedor;
  • em caso de problemas com o produto, o comprador deve fazer a reclamação por escrito, em duas vias, sendo uma delas protocolada.

Além dessas informações, é importante saber que a garantia de carros usados vale para todas as peças do carro e não só para o motor e a caixa, como se costuma ver no mercado.

4 – Faça um Test Drive

A princípio, essa dica parece óbvia, mas é por meio do Test Drive que você pode perceber problemas importantes no motor e na embreagem do carro antes de comprar.

Durante o percurso de teste preste atenção em alguns fatores como: ruídos no motor, densidade e cor da fumaça que sai do escapamento, presença de vazamentos de óleo e a regulagem da embreagem.

Caso se depare com ruídos fora do padrão, fumaça densa e escura, vazamento de óleo e embreagem dura ou mole demais, fique atento! 

Essas condições podem demonstrar problemas com o carro e gerar custos adicionais indesejados.

Se tiver dificuldade de avaliar as condições do carro sozinho, procure por ajuda de mecânicos de sua confiança.

5 – Fique atento ao melhor momento para realizar a compra de carros usados

Normalmente, a época mais favorável para a compra de carros usados é o começo ou o final do ano. Isso acontece porque nesses períodos existe um acúmulo de carros que restaram do ano anterior. 

Se você procurar comprar o carro na época certa, vai poder economizar cerca de 10% no valor!

Mas, caso não consiga ou não queira esperar, o segredo de compra, em qualquer época do ano, é uma boa negociação.

Ah! E se ainda tiver alguma dúvida, conte pra gente nos comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar