Blog

6 fatores que encarecem o seguro do carro!

Você sabia que alguns fatores encarecem o seguro do carro? Veja aqui quais são esses fatores.

Evite dor de cabeça na compra do seu carro usado!

Muitas vezes, os carros usados têm situações no seu histórico que diminuem o seu valor de mercado ou até mesmo causam problemas judiciais e financeiros.

Por isso, antes de comprar, faça a consulta completa da Olho no Carro. Assim, você vai ter acesso ao histórico completo do veículo e saber se vale mesmo a pena comprá-lo.

6 fatores que encarecem o seguro do carro:

1 – O uso do veículo

Na maioria das vezes, os proprietários de veículos que são utilizados esporadicamente, pagam um valor menor de seguro. Isso acontece porque um veículo que circula menos, tem menos chances de sofrer acidentes ou ser roubado.

Sendo assim, as pessoas que precisam usar o carro para trabalhar, tendem a pagar um valor maior no seguro. Há seguradoras que até mesmo recusam esse tipo de veículo.

Isso quer dizer que você deve mentir sobre o uso do seu veículo? Não! Seja sincero quanto ao tipo de uso que você pretende fazer, para que você possa contratar um seguro que realmente atenda às suas necessidades. Há outras formas de conseguir um seguro mais barato, sem ter que mentir sobre alguma informação importante.

Em um outro texto do nosso blog, demos algumas dicas de como pagar menos no seguro do carro. Clique aqui para ler!

2 – O modelo do carro

Alguns modelos de carro são mais propensos ao roubo. Não necessariamente os carros mais caros, há modelos de carros populares que são muito visados por conta da venda de peças.

Além disso, os modelos importados e blindados tendem a ser recusados pelas seguradoras. Ou então, caso sejam aceitos, o valor do prêmio (valor que é pago pelo contratante do seguro) é bem mais alto do que o convencional. Isso acontece porque esses veículos têm um custo muito alto de reparação, já que é necessário importar as suas peças. 

3 – A idade do motorista 

Motoristas mais novos (que têm menos do que 25 anos) tendem a ter um seguro mais caro. Isso se deve ao fato de que esses motoristas têm pouco tempo de habilitação e, por isso, podem estar mais propensos a se envolver em acidentes.

Inclusive, algumas seguradoras costumam até mesmo dar desconto para motoristas que têm mais do que 10 anos de habilitação e não tenham cometido um número considerável de infrações durante esse período.

Mas, nem sempre os motoristas mais velhos vão conseguir pagar seguros mais baratos. Muitas seguradoras cobram mais caro caso o proprietário do veículo more com jovens que tenham de 18 a 25 anos, mesmo que eles não sejam motoristas do veículo. Isso acontece porque a seguradora entende que, eventualmente, esses jovens podem utilizar o veículo, o que aumentaria o risco de sinistro.

4 – O gênero do motorista

As mulheres pagam menos no seguro auto. Esse fato está relacionado a um índice menor de sinistro causado ou com o envolvimento de mulheres. Normalmente, as motoristas são mais cuidadosas ao dirigir e isso é levado em conta pelas seguradoras.

É claro que, com a participação cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho e, por consequência, uma maior utilização do veículo por parte delas, essa diferença na taxa de sinistros tem diminuído, mas ainda existe.

5 – O estado civil

Mesmo que pareça estranho, o estado civil influencia no preço do seguro do carro. Os motoristas solteiros ou divorciados tendem a pagar um valor maior de seguro, em comparação aos casados.

Provavelmente isso está relacionado ao fato das pessoas solteiras e divorciadas saírem com o carro com mais frequência, principalmente à noite.

6 – O local de moradia do motorista

Alguns bairros são considerados mais perigosos, sendo assim, os motoristas que moram nesses lugares estão mais propensos a ter o seu veículo roubado ou furtado. Por isso, nesse caso, o valor do seguro é maior.

Além disso, o valor do seguro aumenta caso o veículo fique estacionado na rua ou em algum lugar que tenha pouca segurança.

Enfim, esses são os principais fatores que encarecem o seguro do carro. Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar