Blog

Baixa de Gravame – Veja aqui se o gravame já foi baixado

baixa de gravame

Antes de mais nada vale lembrar que em um de nossos posts explicamos o que é Gravame. Essa restrição é imposta a todos os veículos adquiridos por meio de financiamento, sejam eles novos ou seminovos.

O tipo mais comum de gravame é a Alienação Fiduciária ou, como muitos de nós brasileiros conhecemos, o famoso carnê de 36 ou 48 parcelas.

Porque é importante saber se veículo está quitado, antes de comprar?

Teoricamente, um proprietário não deve vender um automóvel antes de pagar a última parcela para a financiadora, pois não conseguirá realizar a transferência da propriedade para o futuro comprador. Mas, nem sempre é isso que acontece.

Dessa forma, a consulta de gravame é essencial para quem deseja comprar um automóvel sem ter problemas na hora da transferência. Assim, você não corre o risco de adquirir um veículo que pode ser tomado a qualquer momento para pagar uma dívida do vendedor mal intencionado.

Por isso, é muito melhor consultar o Gravame. E o preço da consulta é bem baratinho. Quer ver quanto é?

O que é a Baixa de gravame?

Quando um veículo é comprado pela modalidade de financiamento, o banco – como forma de garantia daquela operação – realiza a inclusão da restrição de Gravame. Ele aponta para todos que consultarem, que aquele veículo é de propriedade de uma pessoa física ou jurídica, porém não em sua totalidade. Ou seja, ele nos alerta que aquele proprietário possui uma dívida com uma instituição financeira.

Como saber se a baixa do gravame já foi efetivada?

Na Olho no Carro é muito fácil consultar. É só saber a placa do carro.

Utilize a nossa consulta on-line: Clique aqui e pesquise se o gravame já foi baixado

Assim que o financiamento é quitado, o banco deve realizar a baixa do gravame de forma automática dentro do período de até 10 dias úteis.

Quanto tempo demora para baixar essa restrição do veículo?

Não podemos confundir a restrição existente no SNG com a restrição presente no Detran.

Sendo assim, você pode ter realizado o pagamento total de sua dívida com a instituição financeira, o gravame já ter sido baixado no Sistema Nacional de Gravames, mas ainda existir a restrição no Detran. Isso deve-se ao fato de a restrição no Detran só ser baixada após a emissão de um novo documento.

Quem realiza essa baixa?

A baixa no SNG é realizada diretamente pela instituição financeira que o financiamento foi realizado. Ela deve ocorrer de forma automática e em um prazo curto. Porém, caso você tenha necessidade de realizar a baixa de maneira rápida, é possível consultar diretamente a sua instituição financeira.

O controle desta base é realizada e centralizada pelo SNG (Sistema Nacional de Gravames) operada pela CETIP

Gravame cancelado é a mesma coisa de gravame baixado?

Em tese as duas informações nos remetem a mesma coisa: o veículo não possui financiamento em aberto. Todavia, o caso de gravame cancelado ocorre muitas vezes devido a uma falha na inclusão do financiamento. Também pode ser ocasionada por uma quebra de contrato com a financeira.

O CRV após a baixa do Gravame deverá ser reemitido?

Após o gravame ser baixado, o proprietário do veículo deverá se dirigir ao Detran para solicitar a emissão e um novo documento (CRV).

Como efetivar a baixa de Intenção de Gravame?

A Intenção de Gravame deve ser baixada diretamente pela financeira que efetuou a restrição. A baixa pode ocorrer em até 10 dias após a solicitação.

Quais as taxas para emissão do novo CRV sem a restrição de gravame?

A taxa para emissão de um novo documento, bem como a taxa de vistoria – caso necessária – irá variar de acordo com Detran de sua região. Bem como varia quais documentos necessários para efetivar a emissão do novo Certificado de Registro de Veículo.

Como saber se um veículo está financiado?

A Olho no Carro é uma empresa que te passa facilmente não só o Gravame mas todo o histórico de um veículo. Como explicado anteriormente, você pode realizar a pesquisa do veículo diretamente com a Olho no Carro, na opção Gravame Simples. Basta inserir a placa do carro para realizar a consulta e pronto! Em instantes você receberá a informação do status atual do gravame do veículo. 

É realmente muito fácil e barato. Você vai se surpreender com o valor. Quer descobrir?

Quanto tempo demora para baixar o gravame de um veículo?

Esse tempo depende do prazo de cada banco, e também varia de acordo com a alienação do veículo. Por exemplo, com consórcios o prazo é maior, normalmente essa “desalienação” ou baixa ocorre em até 10 dias úteis. De antemão, selecionamos alguns links dos maiores bancos do brasil, para que você possa consultar diretamente em cada site:

Bradesco

Itau

Banco do Brasil

Santander

O que é restrição administrativa de um veículo?

A restrição administrativa é um registro inserido pelo próprio Detran para veículo em transferência de propriedade. Tem como intuito de ajudar na fiscalização de veículos vendidos e que não foram transferidos para o novo proprietário dentro do prazo legal de 30 dias, conforme artigo 123 do CTB

Abaixo veja um infográfico disponibilizado pela CETIP sobre os dados de gravames do mês de Dezembro:

infografico gravame cetip

É muito fácil consultar a situação de um veículo!

Com a Olho no Carro, por um preço super barato você consulta não só a situação do Gravame, mas também todo o histórico.

Gravame, indício de sinistro, passagem por leilão, histórico de quilometragem, aceitação em seguro, débitos e multas, recall e muito mais informações.

Quer ver se detecta outras restrições além do Gravame?

Ver também: Situação do Veículo – Como saber a procedência do veículo pela placa ou chassi

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar