CAOA Chery Tiggo 3X 2022 – Avaliação, review e opinião

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5 de janeiro - 2023 | Atualizado dia 4 de julho de 2023

Por: Emiliana Marini

Confira a avaliação completa que nós fizemos sobre o Tiggo 3X 2022 e saiba quais são os principais pontos fortes e fracos desse modelo.

O Tiggo 3X foi apresentado ao mercado brasileiro no segundo trimestre de 2021, já como ano/modelo 2022.

Embora seja tratado como um modelo novo, nada mais é do que uma atualização do conhecido Tiggo 2, com quem compartilha a plataforma e a maior parte do design externo. As diferenças se encontram em alguns elementos visuais, na lista de equipamentos e no conjunto mecânico.  

Apesar de ter sido apresentado em maio, a distribuição do modelo só começou em junho de 2021, sendo que a CAOA Chery encerrou a produção do SUV compacto menos de um ano depois por mudanças na estratégia para o mercado brasileiro.

Design 

Externamente, o Tiggo 3X mistura boa parte dos elementos de design do Tiggo 2 (da coluna B para trás) com uma dianteira inédita que traz forte inspiração nos traços do Hyundai Kona, um SUV compacto nunca comercializado no Brasil, apresentado ao mercado global em 2017.

Como o modelo sul-coreano não foi vendido oficialmente por aqui, as linhas do Tiggo 3X foram bem aceitas de modo geral, apesar de não combinarem com a identidade visual que a marca adota nos demais produtos do seu portfólio brasileiro. 

De frente, o conjunto ótico se divide em dois segmentos, a exemplo do Fiat Toro e do Citroën C4 Cactus: luzes de posição, diurna e de seta acima, faróis principais abaixo emoldurados por apliques em preto brilhante, enquanto a grade de arrefecimento em formato de hexágono se destaca ao centro.  

De lado, tem o mesmo perfil do Tiggo 2 com saias e caixas de roda demarcadas em preto fosco, caimento do teto ao estilo hatchback compacto e a adição de um friso cromado na base das janelas até a coluna C.  

Por fim, a traseira traz, novamente, as mesmas lanternas do Tiggo 2 interligadas por um friso decorativo com o emblema da montadora ao centro. O para-choque traseiro conta com saídas falsas de escape e a placa de identificação do carro no meio. 

Foto da traseira de um Tiggo 3x 2022 na cor branca. Na foto, o carro está estacionado em uma rua de asfalto e, ao fundo, é possível ver a silhueta de algumas árvores e o início do pôr-do-sol, mesclando rosa e laranja claro.

Veja também as avaliações completas que nós fizemos sobre os principais concorrentes do Tiggo 3X 2022:

Mecânica 

Mantendo a plataforma do Tiggo 2 que, por sua vez, é uma atualização da arquitetura do finado hatch Celer, o Tiggo 3X teve uma única opção de motor e transmissão.

O bloco 1.0 turbo flex de três cilindros, capaz de gerar até 102 cv e 17,1 kgfm, é aliado a um câmbio automático do tipo CVT que conta com simulação de nove marchas no modo de trocas manuais.  

É um motor de injeção indireta de combustível, o que ajuda a explicar a baixa potência específica em relação a outros 1.0 turbo disponíveis no mercado. Por fim, os freios são a disco nas quatro rodas e a suspensão traseira é por eixo de torção. 

Interior 

Diferentemente do design externo, a cabine do Tiggo 3X passou por mudanças mais significativas, de olho em uma concorrência mais acirrada e refinada com os SUVs compactos mais caros.

A disposição geral dos elementos não mudou, mas o interior recebeu novos acabamentos, equipamentos e alterações no desenho para criar um ambiente mais maduro e sofisticado. 

Foto do painel do carro mostrando o volante, o velocímetro, a central multimídia, o câmbio, os comando e saídas de ar-condicionado, a lateral interna das portas e uma parte dos assentos dos bancos dianteiros. O ambiente é predominantemente preto, com detalhes prateados.

De cara, chamam a atenção o aplique imitando fibra de carbono que percorre toda a extensão horizontal do painel e o cluster de instrumentos digital em substituição ao antigo componente analógico.

Foto do interior do carro mostrando a lateral do volante, a parte interna da porta do passageiro, a lateral do câmbio e os bancos dianteiros. O ambiente é predominantemente preto com detalhes prateados. As costuras do banco são em cinza claro.

As saídas de ar redondas das extremidades deram lugar a peças retangulares de visual mais nobre, bem como a central multimídia que veio com uma tela maior e sem botões físicos. O que não mudou foi o forro das portas, recebendo apenas novos apliques decorativos. 

Saiba mais sobre o Chery Tiggo 3X neste vídeo:

Tecnologia 

Vendido em apenas duas versões, o Tiggo 3X mais barato traz alguns itens de série como:

  • Ar-condicionado;
  • Direção elétrica;
  • Volante multifuncional com ajuste de altura;
  • Rodas aro 16 em liga leve;
  • Central multimídia com tela de 9 polegadas;
  • Piloto automático;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Bancos em tecido;
  • Luzes diurnas em LED;
  • Sensores traseiros de estacionamento;
  • Banco do motorista com ajuste de altura.

A versão top de linha agrega:

  • Faróis Full LED com acendimento automático (sensor crepuscular);
  • Chave presencial com partida por botão;
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores;
  • Painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas;
  • Câmera de ré;
  • Bancos em couro e alguns detalhes cromados a mais no exterior.

Alguns recursos antes disponíveis no Tiggo 2, como o teto solar elétrico, ficaram de fora do Tiggo 3X. 

Principais pontos fortes 

Design 

Apesar de não ser exatamente original, o desenho do Tiggo 3X é bem bonito e passa sensação de novidade, ainda que as diferenças para o antecessor sejam apenas na dianteira. 

Mecânica 

Embora não esteja no mesmo nível de rivais com motorização semelhante, a mecânica do Tiggo 3X é, de um modo geral, bem melhor do que a utilizada no Tiggo 2.

Quem não cogitava a compra do antecessor por causa do motor já pode pensar no sucessor. 

Custo-benefício 

O Tiggo 3X é uma boa opção para quem sonha em entrar no mundo dos SUVs compactos, mas não quer/não pode gastar mais de 100 mil reais. 

Principais pontos fracos 

Mercado 

O Tiggo 3X durou menos de um ano no mercado nacional, o que pode dificultar a sua venda no mercado de usados. Se você se preocupa com revenda, evite esse SUV chinês. 

Desempenho 

Apesar da mecânica do Tiggo 3X ser melhor que a do antecessor, ela ainda não é capaz de garantir um desempenho adequado ao pequeno utilitário, além de não ser das melhores em consumo de combustível. 

Detalhes gerais 

Acabamento simples, baixa qualidade da central multimídia e outros problemas menores acabam por minar a qualidade da experiência geral com o Tiggo 3X. 

Outros concorrentes 

Histórico de versões 

2021/2022 – Plus e Pro – Linha 2022, modelo único. 

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