Confira a avaliação completa que nós fizemos sobre o Tiggo 3X 2022 e saiba quais são os principais pontos fortes e fracos desse modelo.
O Tiggo 3X foi apresentado ao mercado brasileiro no segundo trimestre de 2021, já como ano/modelo 2022.
Embora seja tratado como um modelo novo, nada mais é do que uma atualização do conhecido Tiggo 2, com quem compartilha a plataforma e a maior parte do design externo. As diferenças se encontram em alguns elementos visuais, na lista de equipamentos e no conjunto mecânico.
Apesar de ter sido apresentado em maio, a distribuição do modelo só começou em junho de 2021, sendo que a CAOA Chery encerrou a produção do SUV compacto menos de um ano depois por mudanças na estratégia para o mercado brasileiro.
Design
Externamente, o Tiggo 3X mistura boa parte dos elementos de design do Tiggo 2 (da coluna B para trás) com uma dianteira inédita que traz forte inspiração nos traços do Hyundai Kona, um SUV compacto nunca comercializado no Brasil, apresentado ao mercado global em 2017.
Como o modelo sul-coreano não foi vendido oficialmente por aqui, as linhas do Tiggo 3X foram bem aceitas de modo geral, apesar de não combinarem com a identidade visual que a marca adota nos demais produtos do seu portfólio brasileiro.
De frente, o conjunto ótico se divide em dois segmentos, a exemplo do Fiat Toro e do Citroën C4 Cactus: luzes de posição, diurna e de seta acima, faróis principais abaixo emoldurados por apliques em preto brilhante, enquanto a grade de arrefecimento em formato de hexágono se destaca ao centro.
De lado, tem o mesmo perfil do Tiggo 2 com saias e caixas de roda demarcadas em preto fosco, caimento do teto ao estilo hatchback compacto e a adição de um friso cromado na base das janelas até a coluna C.
Por fim, a traseira traz, novamente, as mesmas lanternas do Tiggo 2 interligadas por um friso decorativo com o emblema da montadora ao centro. O para-choque traseiro conta com saídas falsas de escape e a placa de identificação do carro no meio.

Veja também as avaliações completas que nós fizemos sobre os principais concorrentes do Tiggo 3X 2022:
- Renault Duster 2023 – Avaliação e teste;
- Fiat Pulse (2022 – 2023) – Avaliação, review e opinião;
- Nissan Kicks 2022 – Avaliação teste.
Mecânica
Mantendo a plataforma do Tiggo 2 que, por sua vez, é uma atualização da arquitetura do finado hatch Celer, o Tiggo 3X teve uma única opção de motor e transmissão.
O bloco 1.0 turbo flex de três cilindros, capaz de gerar até 102 cv e 17,1 kgfm, é aliado a um câmbio automático do tipo CVT que conta com simulação de nove marchas no modo de trocas manuais.
É um motor de injeção indireta de combustível, o que ajuda a explicar a baixa potência específica em relação a outros 1.0 turbo disponíveis no mercado. Por fim, os freios são a disco nas quatro rodas e a suspensão traseira é por eixo de torção.
Interior
Diferentemente do design externo, a cabine do Tiggo 3X passou por mudanças mais significativas, de olho em uma concorrência mais acirrada e refinada com os SUVs compactos mais caros.
A disposição geral dos elementos não mudou, mas o interior recebeu novos acabamentos, equipamentos e alterações no desenho para criar um ambiente mais maduro e sofisticado.

De cara, chamam a atenção o aplique imitando fibra de carbono que percorre toda a extensão horizontal do painel e o cluster de instrumentos digital em substituição ao antigo componente analógico.

As saídas de ar redondas das extremidades deram lugar a peças retangulares de visual mais nobre, bem como a central multimídia que veio com uma tela maior e sem botões físicos. O que não mudou foi o forro das portas, recebendo apenas novos apliques decorativos.
Saiba mais sobre o Chery Tiggo 3X neste vídeo:
Tecnologia
Vendido em apenas duas versões, o Tiggo 3X mais barato traz alguns itens de série como:
- Ar-condicionado;
- Direção elétrica;
- Volante multifuncional com ajuste de altura;
- Rodas aro 16 em liga leve;
- Central multimídia com tela de 9 polegadas;
- Piloto automático;
- Controles de tração e estabilidade;
- Bancos em tecido;
- Luzes diurnas em LED;
- Sensores traseiros de estacionamento;
- Banco do motorista com ajuste de altura.
A versão top de linha agrega:
- Faróis Full LED com acendimento automático (sensor crepuscular);
- Chave presencial com partida por botão;
- Rebatimento elétrico dos retrovisores;
- Painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas;
- Câmera de ré;
- Bancos em couro e alguns detalhes cromados a mais no exterior.
Alguns recursos antes disponíveis no Tiggo 2, como o teto solar elétrico, ficaram de fora do Tiggo 3X.
Principais pontos fortes
Design
Apesar de não ser exatamente original, o desenho do Tiggo 3X é bem bonito e passa sensação de novidade, ainda que as diferenças para o antecessor sejam apenas na dianteira.
Mecânica
Embora não esteja no mesmo nível de rivais com motorização semelhante, a mecânica do Tiggo 3X é, de um modo geral, bem melhor do que a utilizada no Tiggo 2.
Quem não cogitava a compra do antecessor por causa do motor já pode pensar no sucessor.
Custo-benefício
O Tiggo 3X é uma boa opção para quem sonha em entrar no mundo dos SUVs compactos, mas não quer/não pode gastar mais de 100 mil reais.
Principais pontos fracos
Mercado
O Tiggo 3X durou menos de um ano no mercado nacional, o que pode dificultar a sua venda no mercado de usados. Se você se preocupa com revenda, evite esse SUV chinês.
Desempenho
Apesar da mecânica do Tiggo 3X ser melhor que a do antecessor, ela ainda não é capaz de garantir um desempenho adequado ao pequeno utilitário, além de não ser das melhores em consumo de combustível.
Detalhes gerais
Acabamento simples, baixa qualidade da central multimídia e outros problemas menores acabam por minar a qualidade da experiência geral com o Tiggo 3X.
Outros concorrentes
Histórico de versões
2021/2022 – Plus e Pro – Linha 2022, modelo único.