Como consultar um veículo pelo chassi?

Fazer uma consulta veicular é algo essencial para quem pretende comprar ou vender um veículo usado. Atualmente, não há como fazer a consulta de um veículo apenas com o número do chassi pelos sites e portais de órgãos públicos. Mas, vamos te mostrar como consultar um veículo pelo chassi, de forma prática e acessível, pelo site da Olho no Carro.

Consulta do histórico do veículo pelo chassi

Informações exclusivas da consulta da Olhonocarro!

Saiba, antes de comprar, qual é o consumo de combustível do veículo na estrada e na cidade, o preço das peças originais básicas, a variação do preço desde a fabricação e muito mais!

Clique aqui e confira todas as novidades da consulta completa!

O que é o chassi de um veículo?

O chassi é como se fosse um esqueleto. Ele é a estrutura principal de um veículo e a maneira como ele é construído resulta no comportamento dinâmico, durabilidade e segurança do automóvel. Veja abaixo a imagem do chassi de um carro:

Imagem exemplo de um chassi de carro

O que significa o número do chassi?

O número do chassi é um código de 17 caracteres que contém informações de fabricação e origem e tem, como principal objetivo, evitar que um veículo seja clonado

Veja um exemplo de código de chassi e o que cada parte dele significa:

Os três primeiros caracteres – se referem à região geográfica, ao país de origem e à fabricante do veículo, respectivamente. 

O conjunto de 6 caracteres que vem logo em seguida – traz informações sobre modelo do carro, tipo e tamanho da carroceria. 

O número que vem logo após esse conjunto – é o ano do modelo.

O último conjunto de 7 caracteres – traz informações sobre o local de fabricação e o número de produção sequencial. 

Como encontrar o número do chassi no CRLV?

Se você tem em mãos o CRLV do veículo, você pode consultar essa informação nesse documento. Esse código está localizado logo abaixo do número da placa.

O número do chassi também está gravado em algumas partes do veículo. Normalmente, essa informação pode ser encontrada no painel do carro, na porta do lado do motorista e no motor. Porém, os lugares exatos onde estão gravados o número do chassi, podem ser encontrados no manual da montadora de cada veículo.

Porque consultar o chassi?

Ao consultar o chassi de um veículo, você pode descobrir se ele é roubado ou clonado. Isso te traz muito mais segurança na hora de negociar, pois ao constatar que o veículo está nessas condições, você pode evitar a compra e, consequentemente, evitar os processos criminais e prejuízos financeiros que são relacionados à compra de carros roubados e clonados.

No final deste texto, vamos explicar como saber se um veículo é roubado ou clonado, pelo chassi.

Como consultar um veículo pelo chassi?

Não é possível fazer a consulta da situação de um veículo, usando apenas o chassi, por meio dos sites e portais de órgãos públicos. Para poder consultar nesses sites você vai precisar saber o número do Renavam e a placa.

Clique aqui para descobrir o número da placa e do Renavam pelo chassi!

Mas, se você não quiser descobrir o Renavam e a placa para consultar a situação de um veículo, você pode fazer a consulta completa da Olho no Carro, usando o número do chassi que você já possui. Para consultar, siga esse passo a passo:

1- Entre no nosso site: www.olhonocarro.com.br

2 Escolha a consulta completa e clique em “Mais detalhes”

Ao clicar em “Mais detalhes”, você poderá ver quais são as informações que essa consulta retorna. Clique em “Mais informações, para ir para a página de compra. Nessa página, você poderá ver um modelo da consulta que pretende comprar.

3 – Clique em “Comprar consulta”

4 – Em seguida, clique em “Ir para o pagamento”

Nessa área, é possível inserir um cupom de desconto. Basta escrever o nome do cupom e clicar em “Aplicar”.

Lembrando que, ao escolher o pagamento via boleto, há um tempo de compensação de até 1 dia útil para a liberação dos créditos.

5Preencha os campos com os dados solicitados e faça a sua consulta

Com a consulta completa da Olho no Carro, você vai saber os dados cadastrais do veículo como: ano, modelo, cor, fabricação e número do Renavam e, além disso, vai ter informações sobre leilão, sinistro, aceitação em seguros, risco de comercialização, gravame, quilometragem e muito mais.

Ter informações completas sobre situação do veículo que você pretende comprar, é essencial!

Assim você evita a compra de um carro ou moto que tenha alguma restrição ou apontamento, que pode diminuir seu valor de mercado.

Se você pretende vender um veículo usado, ter acesso ao seu histórico também é importante, pois pode te dar muito mais informações para convencer o comprador de que ele vai realizar um bom negócio ao comprar veículo que você quer vender.

Ver também: Saiba todo o histórico pela placa do carro: o que é possível saber na consulta veicular?

Como descobrir o Renavam com o número do chassi?

Não há como fazer essa consulta de forma gratuita. Mas, se você precisa descobrir essa informação, basta fazer a consulta de dados cadastrais da Olho no Carro. Você precisa saber apenas o número do chassi do carro para poder consultar e, além do Renavam, vai poder ter acesso a todos os dados cadastrais nacionais e estaduais do veículo consultado.

Clique aqui para descobrir o número do Renavam pelo chassi!

Como saber se um veículo é roubado pelo chassi?

Para saber se um veículo é roubado, por meio dos sites e portais dos órgãos públicos, você deverá saber as informações de placa e Renavam. Não é possível saber informações sobre roubo e furto, apenas com o chassi, por meio desses sites.

Se você tem o número do chassi e quer descobrir a placa do veículo ou o número do Renavam, clique aqui!

Após encontrar as informações de placa e Renavam do veículo, você pode:

Consultar se um veículo é roubado pelo site do Detran:

  • Acesse o site do Detran correspondente ao do registro do seu veículo
  • Entre na página de destino “veículo” dentro do site
  • Procure no menu a opção de consulta de roubo e furto do veículo
  • Insira as informações solicitadas e consulte

Como os sites do Detran não seguem um padrão pré-determinado, a forma de acessar a área de consultas e as informações que serão solicitadas, não serão iguais em todos os estados.

Consultar se um veículo é roubado pelo aplicativo do Sinesp Cidadão

  • Baixe o aplicativo 
  • Entre na área de veículos
  • Digite a placa do veículo 
  • Clique em consultar e aguarde

Consultar se um veículo é roubado ou clonado por meio das consultas veiculares da Olho no Carro:

Para fazer a consulta do histórico de roubo e furto de um veículo, por meio do site da Olho no Carro, você pode escolher entre a consulta básica e completa. Sugerimos que você faça a consulta completa, pois ela retorna um número maior de informações e, por isso tem um melhor custo/benefício.

Para consultar, basta clicar no botão correspondente à consulta que você deseja fazer:

consulta completa do histórico do veículo pela placa ou chassi

consulta básica do histórico do veículo pela placa ou chassi

Essas são as formas de consultar um veículo pelo chassi. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar