Como dirigir melhor? Veja 10 dicas infalíveis!

Não importa se você acabou de tirar a sua habilitação ou se já faz muito tempo que você dirige, com essas dicas de como dirigir melhor, além de conservar o seu veículo , você vai evitar problemas no trânsito. Confira!

Está escolhendo um carro usado? Consulte a placa antes de comprar!

Com a consulta completa da Olho no Carro, apenas pela placa, você terá acesso a informações de sinistro, leilão, roubo e furto, restrições, débitos e multas, variação de preço do veículo, ficha técnica e muito mais. Assim, você poderá garantir a melhor negociação e evitar prejuízos!

10 dicas infalíveis para dirigir melhor!

As dicas que vamos dar agora são simples, mas fazem toda a diferença no seu dia a dia como motorista:

1 – Preste atenção na sua postura

A postura é muito importante na hora de dirigir, pois ao se sentar corretamente, você se sente mais seguro e confortável, além de evitar problemas na coluna.

Para isso, apoie a coluna inteira, de forma que, ao esticar os braços, o seu pulso fique exatamente em cima do volante.

2 – Calibre os pneus corretamente

A calibragem correta é o que garante uma melhor aderência dos pneus no asfalto. Sendo assim, ela é indispensável para garantir uma maior segurança nas curvas e nas frenagens. 

Para garantir que você está calibrando os pneus do seu carro corretamente, você deve seguir as indicações do fabricante do veículo. Normalmente, a indicação da pressão que deve ser utilizada nos pneus vem escrita na coluna da porta do motorista ou na tampa de combustível.

3 – Evite acelerar e frear muitas vezes

Ao parar e acelerar o carro, há um gasto maior de combustível. Além disso, as paradas e retomadas frequentes, causam desgaste nas peças do carro a longo prazo.

Por isso, você deve tentar se manter em movimento, sempre que possível, ajustando a velocidade para não ter que parar nos faróis.

4 – Use o farol baixo à noite

Como a visibilidade fica bem menor à noite, você deve utilizar os recursos do carro para conseguir enxergar melhor.

Uma boa forma de fazer isso é usar o farol baixo ligado durante o percurso. Verifique também se todas as lanternas do carro estão funcionando, antes de sair.

5 – Mantenha a maior distância possível

Se você costuma dirigir muito próximo aos outros carros, você corre o risco de ser surpreendido por algum dos motoristas à sua frente e causar acidentes e danos ao seu veículo.

A melhor forma de evitar esse tipo de problema é manter a maior distância possível dos carros à sua frente, de forma que seja possível frear com segurança, caso seja preciso. 

6 – Diminua a velocidade em dias de chuva

Se você realmente quer ser um motorista melhor, além de saber respeitar as regras, você deve saber quando pode quebrá-las.

Apesar de ser uma atitude proibida em condições comuns, nos dias de muita chuva você deve andar em uma velocidade um pouco abaixo do que a mínima permitida na via, mas essa velocidade deve ser constante. Assim, você evita derrapagens e, consequentemente, acidentes. 

Se possível, procure rodar com uma marcha mais baixa também, assim é mais seguro caso você precise frear.

7 – Nunca entre em áreas alagadas

Para dirigir bem, você deve ser prudente! Por isso, em caso de chuvas muito fortes, nunca tente atravessar áreas alagadas.

Mesmo que o seu carro não afunde ou seja levado pela correnteza, a água da enchente poderá causar danos que serão difíceis de serem revertidos depois.

8 – Evite pesos desnecessários

Além de aumentar o consumo de combustível e o desgaste das peças, o peso excessivo de malas e equipamentos faz com que seja mais difícil manobrar o carro, o que pode diminuir a sua chance de escapar de acidentes.

9 – Não use o celular enquanto dirige!

Essa é a dica que os motoristas têm mais dificuldade de seguir. E, apesar de ser tentador responder as mensagens ou ficar de olho nas fofocas, os segundos de atenção que você perde ao fazer isso, podem custar a sua vida ou a de alguém que esteja no carro junto com você.

Então, por favor, não use o celular enquanto dirige! Caso seja necessário responder mensagens ou fazer ligações, encoste o carro em um lugar seguro.

10 – Utilize a seta e fique atento aos pontos cegos

Ao trocar de faixa, provavelmente você terá um ponto cego ao olhar no retrovisor e esse é um dos maiores motivos dos acidentes envolvendo motociclistas, já que você não conseguirá saber que eles estão se aproximando.

Para evitar esse problema, sempre utilize as setas quando for trocar de faixa, assim você melhora a sua comunicação com os outros motoristas.

Agora você já sabe como dirigir melhor! Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Utilize os comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar