Como escolher uma moto usada sem se arrepender?

Imagem do post Como escolher uma moto usada sem se arrepender?

4 de outubro - 2019 | Atualizado dia 16 de fevereiro de 2024

Por: Emiliana Marini

Veja aqui como escolher uma moto usada e evite prejuízos!

Muitas pessoas decidem comprar motos pela facilidade de circulação ou pela oportunidade de fazer um bom negócio gastando pouco. Mas, assim como acontece com os carro usados, é preciso ter cuidado para não acabar entrando em uma roubada.

O primeiro passo para quem está querendo comprar uma moto, é procurar um modelo que se encaixe no seu estilo de vida e nas suas necessidades!

O ideal é escolher um modelo que tenha de 1 a 3 anos de uso e que esteja com os documentos e as manutenções em dia. Parece difícil, mas é só uma questão de saber como avaliar!

9 dicas para escolher uma moto usada sem ter dor de cabeça!

Desconfie de preços muito baixos

Sempre pesquise os preços do modelo que você quer comprar (tanto de modelos de motos novas, quanto de usadas) para saber qual é o valor médio de mercado.

Use a Tabela Fipe para consultar esses valores. Se o preço da moto que você pretende comprar estiver muito abaixo da tabela e parecer um ótimo negócio, esse é o momento para analisar com ainda mais cuidado.

Verifique se as manutenções estão em dia

É importante pedir ajuda a um mecânico da sua confiança, que tenha conhecimento sobre motos e saiba como elas funcionam. Isso porque, ele poderá verificar se existe algum problema estrutural que possa comprometer o bom funcionamento do veículo.

Você também deve solicitar para o proprietário o registro das manutenções e revisões que foram feitas. Se ele não tiver esse tipo de documento, desconfie!

Consulte o histórico da moto

Consulte o histórico completo da moto que você pretende comprar pelo número da placa ou do chassi.

Com essa consulta, você pode descobrir informações como passagem por leilão, sinistro (batida), aceitação em seguros, histórico de roubo e furto, débitos, multas e muito mais.

imagem de um botão verde escrito: clique aqui e veja como é fácil consultar o histórico de uma moto!

Se estiver negociando com uma concessionária, verifique com os órgãos de defesa ao consumidor se essa empresa é confiável, se tem algum problema jurídico com vendas anteriores, etc.

Você pode se interessar por estes assuntos também:

Observe os pneus

Veja se os pneus da moto estão conservados! Observe atentamente as duas rodas, porque, se os pneus não estiverem em bom estado, pode ser necessário negociar o valor da moto.

Verifique também o TWI , indicador na lateral da roda. Todo pneu de moto (e até de carro) conta com o TWI.

Ele nada mais é do que um filete de borracha que atravessa transversalmente os sulcos, em alguns pontos da banda de rodagem, e indica a altura mínima de uso do pneu, que corresponde à quilometragem. Então, se o TWI estiver muito próximo do pneu, quer dizer que logo você terá que trocá-lo.

Foto mostrando o TWI no pneu de uma moto.
*Imagem retirada de banco de dados público digital

Faça a vistoria da moto ou veja se já foi realizada

Antes de finalizar a compra, solicite uma vistoria da moto no Detran. Você pode fazer essa solicitação de forma gratuita, pelo site do próprio Detran, e levar ao departamento de vistoria os documentos: CRV original (documento de transferência), CRLV original e RG. Esse serviço também é gratuito.

Faça a análise da documentação da moto

Confira se a documentação da moto está de acordo e verifique se todos os documentos estão com o atual proprietário.

É importante verificar se ele pagou o IPVA e o seguro DPVAT, se o licenciamento (CRLV) está em dia e se todas as informações que constam no CRV (Certificado de Registro do Veículo) estão de acordo com os registros do Detran.

Faça um test-drive

Não importa se você vai comprar a moto diretamente com o proprietário ou em alguma loja especializada em venda de veículos, você sempre deve fazer um test-drive para conferir se está tudo funcionando corretamente. Assim, você garante a sua segurança e valoriza seu investimento.

Verifique o painel da moto

É importante checar se as luzes de alerta estão acendendo de forma correta. Caso a luz não acenda ou fique acesa direto, é importante tomar cuidado e verificar o que está acontecendo, até porque elas significam um sinal de alerta no funcionamento da moto.

Verifique a quilometragem

Um dos principais desafios na hora de escolher uma moto usada, é encontrar a quilometragem ideal.

Para o mercado, uma moto é considerada muito rodada a partir dos 50 mil quilômetros. E a média aceitável é de 4 a 8 mil quilômetros por ano.

Mas é claro que uma moto que seja mais rodada do que isso não é necessariamente ruim, tudo dependerá das condições de uso e do histórico. O ideal é que você siga todas as dicas para garantir uma boa negociação!

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • como escolher uma moto

  • moto usada

  • motos