Como fazer a consulta de carro roubado pela placa?

Muitas pessoas têm medo de comprar carros usados no Brasil e isso acontece porque boa parte desses veículos são roubados. Quer saber como fazer a consulta de carro roubado pela placa e evitar problemas? Então, leia este texto!

Quer saber se um carro é roubado só pela placa?

Mas, antes de te ensinar a fazer a consulta de carro roubado, vamos mostrar o que pode acontecer caso você compre um carro roubado, mesmo sem saber:

O que acontece se você comprar um carro roubado?

Primeiramente, se você comprar um carro roubado, mesmo sem saber, e for parado em uma blitz, você terá que responder pelo roubo do veículo e será envolvido em uma investigação. Isso quer dizer que, além de poder perder o carro, você terá que contratar um advogado para te conduzir durante as investigações e tentar te livrar de problemas maiores.

Leia também: Como parar de perder dinheiro na oficina e comprar o melhor carro usado?

Por isso, você sempre deve consultar o histórico do carro usado antes de comprar! 

Assim, além de saber se o veículo é roubado, você terá acesso a informações de leilão, sinistro, restrições, débitos e multas, variação de preço do veículo, ficha técnica, preço das peças originais e muito mais!

Veja agora um passo a passo de como fazer a consulta de carro roubado pela placa!

No site da Olho no Carro, você pode consultar veículos de qualquer estado do Brasil. Para isso, é só seguir esse passo a passo:

1 – Entre no nosso site, por este link: www.olhonocarro.com.br

2 – Clique no botão “Cadastrar” no canto direito da tela e preencha o formulário com as suas informações

3 – Após fazer o login, clique em “Comprar crédito” para adicionar créditos de consulta 

4 – Aguarde a liberação dos seus créditos, escolha a consulta que você deseja fazer e a chave de busca, que pode ser tanto a placa quanto o chassi do veículo

5 – Depois é só esperar o processamento da sua consulta 

Importante: 

  • O tempo para a liberação dos seus créditos de consulta varia de acordo com o método de pagamento que você escolheu. Se você optar pelo pagamento via boleto, será necessário esperar até 1 dia útil para realizar a sua consulta. 
  • Nós recomendamos que você escolha a consulta completa, pois ela é a que tem o melhor custo/ benefício. Com ela, você pode consultar o histórico completo do carro e negociar de uma forma muito mais tranquila, além de ter acesso a informações exclusivas que só a Olho no Carro tem: Clique aqui e saiba mais!

Comprou um carro roubado? Veja agora o que fazer para diminuir os problemas!

Se você não conseguiu escapar da compra de um carro roubado, há algumas coisas que você precisa fazer para tentar amenizar a sua situação:

1 – Faça um Boletim de Ocorrência (B.O)

O golpe do carro roubado pode ser identificado em um destes 3 momentos:

  • Na transferência do veículo feita pelo Detran
  • Na vistoria, que também é feita pelo Detran
  • Em uma blitz policial

Independente da circunstância em que for descoberto que o veículo é roubado, o primeiro passo é fazer o registro da ocorrência na Polícia Civil do estado no qual você mora.

Esse registro vai servir como uma prova de que você foi enganado e não sabia sobre o roubo do veículo que comprou.

Caso você tenha comprado o veículo em uma loja especializada ou concessionária, você também pode ir até o Procon e fazer uma reclamação formal contra a empresa responsável pela venda.

2 – Reúna os documentos que comprovam a sua compra

Para poder provar que o veículo foi comprado e que você não sabia que ele era roubado, é necessário que você tenha em sua posse documentos como comprovante de pagamento, cheques usados para pagar ou canhoto de transferência bancária, além do contrato de compra e venda.

Nessa hora, além de comprovar a compra, você precisa se atentar para o valor do veículo. Se ele estiver muito abaixo do valor de tabela, pode ficar implícito que você sabia que poderia se tratar de um golpe, mas acabou efetuando a compra mesmo assim.

3 – Não tente vender o carro para reverter o prejuízo

Se você comprou um carro roubado, deve ter em mente que o prejuízo financeiro pode ser muito grande. Mas, mesmo que você pense que vender o carro poderia ser uma boa forma de reaver o dinheiro e se livrar do problema, não faça isso!

Ao vender um carro roubado, você pode ser processado pela Justiça por cometer crime de estelionato, receptação e até mesmo furto. Assim, além de todo prejuízo financeiro, você poderá ser preso.

Uma forma de tentar reaver o valor investido na compra do veículo, é  registrar uma reclamação no Juizado Especial Cível

As ações ajuizadas por esse órgão público devem envolver até 40 salários mínimos. Se a ação envolver até 20 salários mínimos, não será preciso contratar um advogado. 

Agora você já sabe como fazer a consulta de carro roubado. Tem alguma dúvida ou sugestão? Então, escreva nos comentários!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar