Como funciona o consórcio de carros? É melhor do que um financiamento?

Saiba neste texto como funciona o consórcio de carros e se esse tipo de compra é a ideal para você. 

Apesar do financiamento ser umas das formas mais utilizadas para comprar veículos, o consórcio também pode ser uma boa opção. Principalmente para quem quer comprar um veículo novo, mas não tem a possibilidade de pagar à vista. Por isso, vamos te mostrar como funciona a compra por consórcio e como simular um consórcio de carro da Caixa Seguradora.

Não importa qual tipo de compra você vai escolher, se for comprar carros usados, não se esqueça de consultar o histórico!

Ao consultar os veículos antes de comprar, você evita cair em golpes. Isso porque, muitos veículos usados têm histórico de roubo e furto, sinistro, restrições, passagem por leilão e outras situações que, além de diminuírem o seu valor de mercado, dificultam a transferência do carro para o seu nome.

Garanta a melhor compra, faça a nossa consulta completa:

Como funciona o consórcio de carros?

O consórcio é uma modalidade de concessão de crédito. Basicamente, as administradoras formam grupos de consórcio que têm de 100 a 10 mil participantes. Isso varia de acordo com o objetivo de cada administradora.

É necessário que cada participante do grupo pague um valor mensal, que varia de acordo com o plano do consórcio. A junção do pagamento de todos os participantes gera um valor de caixa, que é distribuído em forma de contemplações.

Para isso, são realizados sorteios ou lances mensais e os ganhadores podem receber a quantia que foi estabelecida no contrato. A quantidade de sorteios ou lances realizados a cada mês, varia de acordo com o valor arrecadado pelos participantes e o valor do bem que cada pessoa pretende comprar.

Quais são os tipos de consórcio?

Existem 3 tipos de consórcio:

Contemplação por sorteio

Nesse caso, a parcela mensal é mais baixa e a contemplação é feita por meio de sorteio. Esse é o tipo de consórcio indicado para quem quer comprar um carro mais novo, ou seja, com menor quilometragem.

Contemplação por lance

Nesse tipo de consórcio também é necessário pagar um valor mensal. A diferença é que, ao invés de ser realizado um sorteio, você dará um lance, como em um leilão. Você só pagará o valor do lance, caso ganhe. Após a contemplação, esse valor do lance será abatido nas próximas parcelas mensais ou no prazo.

Compra de cota contemplada

Como o próprio nome sugere, nesse caso, uma pessoa compra a cota contemplada de outra, que vai transferir essa cota de consórcio. Para poder comprar essa cota, é necessário pagar tudo o que foi gasto na cota e o ágio (lucro de venda de um consórcio já contemplado) do pedido. 

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

No financiamento, é necessário pagar uma taxa de entrada e os juros são mais altos. Além disso, as parcelas mensais também são mais altas e há uma burocracia maior. Essa é a melhor opção se você tiver urgência em comprar o carro, mas não tiver como pagar à vista.

O consórcio não tem juros e tem parcelas mais baixas. Além disso, a taxa de entrada é opcional e a burocracia costuma ser bem menor. Mas, esse tipo de compra deve ser pensada a longo prazo, já que não é possível ter certeza de quando você irá comprar o veículo.

Se interessou pelo consórcio de carros? Saiba como simular o consórcio de carro da Caixa Seguradora:

1 – Acesse o site: www.caixaseguradora.com.br

2 – Em seguida clique em “Produtos” e depois clique na opção “ Consórcios”

3 – Clique em “Compre agora”

4 –  Em seguida, escolha a opção “Veículo” e siga o passo a passo indicado para fazer a sua simulação do consórcio de carro da Caixa

Enfim, agora você já sabe as principais informações sobre o consórcio de carros e aprendeu a simular o consórcio de carro da Caixa. Ficou com alguma dúvida? É só escrever nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar