É seguro comprar carros com débitos? Saiba aqui!

Muitas pessoas escolhem comprar carros com débitos por causa do preço mais baixo. Mas, será que essa compra é segura? Leia este texto e saiba tudo sobre esse assunto!

Quer saber se o carro tem débitos antes de comprar?

Consulte pela placa e tenha acesso ao histórico completo do veículo!

O que são débitos do veículo?

Os débitos do veículo são impostos e penalidades que não são pagas e ficam registradas na base de dados do Detran: as multas de trânsito, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). 

Então, quando não são quitados, os débitos impedem que seja feito o licenciamento anual e isso pode acarretar em outras multas e até mesmo na apreensão do veículo.

Leia também: Carros usados baratos: não compre antes de consultar!

Como quitar esses débitos?

Para quitar os débitos do seu veículo, você deve acessar o site do Detran do seu estado e emitir os boletos. Normalmente, cada Detran tem os bancos conveniados nos quais é permitido realizar o pagamento.

Quer acessar o site do Detran do estado no qual você mora? Utilize estes links, basta clicar na sigla correspondente: AC; AL; AP; AM; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Como consultar carros com débitos?

Para consultar débitos e multas de um veículo de terceiros, você tem duas opções:

Consultar pelo site do Detran do seu estado

Apesar de ser uma consulta gratuita, você precisa saber o número do Renavam ou do chassi, além do número da placa do veículo, para poder consultar informações pelos sites do Detran.

Além disso, em cada estado do Brasil há uma forma diferente de consultar e as informações que cada consulta retorna também não são as mesmas. O que pode deixar o processo confuso e trabalhoso.

Quer fazer a consulta do Detran mesmo assim, mas não sabe o número do Renavam ou do chassi do veículo? Clique aqui e descubra pela placa!

Consultar pelo site da Olho no Carro

Pelo site da Olho no Carro você pode consultar qualquer veículo emplacado no Brasil, da mesma forma, só pela placa!

E a grande vantagem é que, pela consulta completa, você tem acesso a todo o histórico do veículo de uma só vez e tem a garantia de que está comprando o melhor carro usado ou seminovo.

Entre as informações que você pode conseguir estão:

  • Dados cadastrais estaduais e nacionais
  • Restrições e impedimentos
  • Débitos e multas
  • Histórico de roubo e furto
  • Indício de sinistro (batida)
  • Passagem por leilão
  • Variação de preço do veículo

Além de informações exclusivas, como ficha técnica e custo das peças originais. Clique aqui e saiba mais!

Quer consultar débitos e multas do veículo de um jeito muito mais fácil do que no Detran?

Quais são os riscos de comprar carros com débitos?

Como foi dito anteriormente, os veículos que têm débitos pendentes não podem ser licenciados. Então, caso você seja parado em uma blitz policial e seu veículo esteja irregular, você terá que pagar o valor de uma multa gravíssima, cerca de R$ 293,47, além de poder ter o seu carro apreendido.

Os carros com débitos ativos também não podem ser transferidos para o nome do novo comprador. O Detran só aceita que seja feita a transferência de veículos que estejam em situação regular.

Sendo assim, se você está pensando em comprar um carro com débitos, é melhor verificar qual é o valor da dívida que deve ser paga e se o custo/benefício do veículo realmente compensa.

Leia também: Como baixar e imprimir o CRLV Digital 2021?

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar