A Honda CB 650F é uma moto média de quatro cilindros que chegou ao Brasil para substituir moralmente a Hornet, por mais que na época a Honda não tenha assumido isso. O modelo foi comercializado em solo nacional nas versões naked ou carenada, sem e com freios ABS.
Neste texto você ficará sabendo mais detalhes importantes sobre o modelo e os seus pontos fortes e fracos.
Mecânica
A Honda CB 650F foi uma moto mais barata que a Hornet. Isso pode explicar também a queda na potência do motor, se comparada com sua antecessora. São 87 cv a 11 mil giros, contra 102 cv. O torque é de 6,4 kgfm a 8 mil giros e proporciona uma dirigibilidade mais amigável ao motociclista.
Ainda sobre o motor, ele conta com refrigeração líquida e comando duplo no cabeçote, que trabalha junto ao câmbio de seis marchas.
O tanque de combustível da Honda CB 650F tem capacidade para 17,3 litros, uma quantidade muito importante para elevar sua autonomia. Como ela faz aproximadamente 20 km/l, então pode chegar a 340 km de durabilidade por tanque cheio.
Naked ou carenada?
Vendida em duas versões, a Honda CB 650F tem até nomenclaturas diferentes. CB 650F é o modelo naked e CBR 650F é a carenada. E aí bate aquela dúvida: qual das duas escolher?
A diferença entre uma moto naked e uma moto carenada está no design e na aerodinâmica. A moto naked tem um visual mais simples, sem grandes carenagens, com o motor e componentes expostos, oferecendo uma pilotagem mais direta e leve.
Já a moto carenada possui carenagens que envolvem o motor, melhorando a aerodinâmica e proporcionando maior proteção ao piloto contra o vento. Esse tipo de moto é focado em desempenho em altas velocidades, sendo mais adequado para estradas e pistas.
Está gostando deste texto? Leia mais avaliações!
- Honda CB 600F Hornet – Avaliação completa por ano/modelo!
- Honda CBR 600RR (2003 a 2014) – Muito inspirada na MotoGP
Pontos positivos da Honda CB 650F
- Tem uma dirigibilidade amigável
- Entrega bastante torque nas primeiras marchas
- Bom desempenho na cidade
Pontos negativos da Honda CB 650F
- Perde para sua antecessora em potência máxima
- Isso faz com que o desempenho em altos giros seja apenas satisfatório