Hyundai Sonata G6 (2011 – 2014) – Avaliação, review e opinião

Imagem do post Hyundai Sonata G6 (2011 – 2014) – Avaliação, review e opinião

6 de abril - 2023 | Atualizado dia 4 de julho de 2023

Por: Emiliana Marini

Saiba mais sobre o Hyundai Sonata G6 e conheça os principais pontos fortes e fracos desse modelo.

A sexta geração do Hyundai Sonata foi apresentada ao mercado brasileiro no último trimestre de 2010, já como ano/modelo 2011, apenas um ano após seu lançamento oficial para o mercado global.

Importado da Coréia do Sul, o Sonata chegou ao país em uma situação curiosa, porque era um carro inferior ao Azera, mas custava o mesmo preço ou até mais. Uma estratégia adotada pela marca por conta do apelo visual de estilo coupé, mais sedutor, e pelo fato de ser um projeto mais novo.  

Começou bem nos rankings de vendas, mas logo sofreu com os efeitos das medidas protecionistas que dificultaram a vida dos modelos importados no Brasil e, com isso, teve vida curta, saindo de linha em 2014.  

Design 

O Sonata de sexta geração foi o primeiro modelo de produção da Hyundai desenhado sob a filosofia “escultura fluída”, introduzida oficialmente pelo conceito i-flow aos demais carros da montadora, servindo como um marco histórico em sua trajetória e um divisor de águas entre os carros de visual datado da década de 2000 e as linhas arrojadas da década seguinte.

Enquanto a geração passada trazia visual genérico e sem inspiração, o então novo Sonata, projetado nos Estados Unidos, foi um dos maiores responsáveis por transformar a imagem da montadora perante os olhos do mundo. 

De frente, faróis bastante angulados criam um V com a grade central toda em acabamento cromado e filetes horizontais, dando início às linhas de cintura demarcadas por apliques cromados na base das janelas.

Enquanto os faróis principais trazem projetores de xenon e acabamento cromado, os faróis auxiliares abaixo são em paralelogramo e se interligam por uma abertura de arrefecimento. 

De lado, o teto cai de maneira suave até a extremidade do porta-malas, deixando a coluna C bastante deitada e favorecendo a aerodinâmica. As caixas de roda são discretas e um vinco secundário se inicia no para-lama dianteiro e percorre toda a carroceria até a parte superior das lanternas.

Foto mostrando a lateral esquerda de um Hyundai Sonata G6 cinza que está estacionado em uma rua de asfalto.

Por fim, na traseira, as lanternas pontiagudas são horizontais e invadem o porta-malas, trazendo LEDs para luzes de freio e posição. A placa do veículo se encontra na tampa do compartimento de bagagem e há detalhes refletivos no para-choque que é inteiramente na mesma cor da lataria. 

Foto mostrando a traseira de um Hyundai Sonata G6 cinza que está estacionado em uma rua de asfalto.

Não compre um Hyundai Sonata usado sem consultar o histórico!

Carros usados podem ter diversos problemas no histórico como batidas, roubo e furto, multas, débitos e restrições. Esses problemas, além de dificultarem a transferência para o seu nome, podem te fazer perder dinheiro.

Por isso, antes de comprar, é melhor consultar!

imagem de um botão verde escrito: clique aqui e faça a consulta da Olho no Carro

Mecânica 

Construído sobre a plataforma Y6, o Sonata foi oferecido no Brasil com uma única opção de motor e uma de transmissão.

Trata-se de um 2.4 aspirado de quatro cilindros a gasolina, capaz de gerar até 182 cv e 23,3 kgfm, aliado a uma transmissão automática convencional de seis marchas. 

A suspensão é independente nas quatro rodas e os freios trazem discos na dianteira e traseira. 

Veja também as avaliações que nós fizemos sobre os principais concorrentes do Hyundai Sonata G6:

Interior 

Por dentro, o Hyundai Sonata G6 apresenta quase a mesma ousadia do exterior, mesclando linhas dinâmicas e detalhes modernos a elementos de aspecto mais tradicional, visando agradar, ao mesmo tempo, consumidores mais jovens e mais maduros.

O cluster de instrumentos, por exemplo, traz dois mostradores analógicos com outros dois menores digitais embutidos ao centro, além de uma terceira tela ao centro de tudo que reúne as informações do computador de bordo. 

Foto mostrando o painel do carro, o volante, o computador de bordo, o rádio, as saídas e os comandos de ar e o câmbio.

O painel é todo em plástico, mas os encaixes são bem feitos e a Hyundai busca reforçar a sensação de qualidade apostando em apliques cromados, prateados e em preto brilhante por diversos lugares, além da iluminação azul dos instrumentos.

Equipado sempre com bancos em couro, as primeiras unidades importadas traziam bancos e parte do forro das portas em bordô, fazendo contraste com o restante da cabine em tons de preto e cinza escuro. 

Foto mostrando os bancos traseiros do carro, que são em couro. Também é possível ver a lateral interna de uma das portas.

Saiba mais sobre o Hyundai Sonata neste vídeo:

Tecnologia 

O Hyundai Sonata G6 foi oferecido no Brasil em versão única.

Seu pacote de equipamentos incluía:

  • Rodas de até 18 polegadas;
  • Faróis de xenon adaptativos com lavadores;
  • Ar-condicionado com saídas traseiras;
  • Teto solar panorâmico;
  • Controles de tração e estabilidade;
  • Faróis de neblina;
  • Seis airbags;
  • Rádio AM/FM com CD Player;
  • Volante multifuncional;
  • Piloto automático;
  • Banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.
Foto de detalhe mostrando o teto solar do carro aberto.

Principais pontos fortes 

Design 

Passados mais de dez anos desde seu lançamento, o Sonata envelheceu muito bem e é impossível dizer sua idade, principalmente se for um exemplar bem conservado.

O sedan coreano ainda é perfeitamente capaz de virar pescoços nas ruas e é a compra certa para quem gosta de chamar atenção por onde passa. 

Espaço 

Com 2,79 m de entre-eixos, o Sonata esbanja espaço e conforto para todos os ocupantes, além de conseguir oferecer um bom porta-malas de 464 litros, apesar de não estar entre os maiores nesse aspecto. 

Equipamentos 

O fato de ter sido oferecido em versão única e sem opcionais é maravilhoso, porque significa que todo Sonata no mercado de usados trará os mesmos equipamentos cobiçados pela grande maioria – geralmente, o teto solar panorâmico e os faróis de xenon.

Se você gosta de carros equipados, certamente gostará do sedan coreano. 

Principais pontos fracos 

Mercado 

Sedans do tipo do Sonata nunca foram bons de mercado depois que se tornam usados e, aqui, a situação não é diferente. É muito fácil achar exemplares repletos de acessórios de qualidade questionável, o que pode significar um sem-fim de coisas que podem vir a trazer dores de cabeça ao próximo dono – que pode ser você.

Além disso, negociá-lo quando você quiser passar adiante pode ser uma tarefa demorada e complicada, portanto, pense duas vezes se valoriza a facilidade e o valor de revenda em suas transações automotivas. 

Desempenho no Brasil

O Sonata não foi projetado para enfrentar os obstáculos típicos do nosso país e isso fica evidente logo nos primeiros quilômetros percorridos.

Comprido e baixo, é fácil raspar a dianteira do coreano em rampas e/ou valetas, assim como é fácil danificar as belas rodas de 18 polegadas calçadas em pneus de perfil 45.

Vale uma inspeção minuciosa na parte de baixo do carro que pretende comprar – e analisar se essas características não te trarão problemas quando estiver no seu percurso habitual. 

Custo de manutenção e consumo

Como todo bom sedan mais luxuoso, o Sonata se tornou bastante barato de comprar entre os usados, mas não de se ter.

Seu consumo tende a ser alto e sua manutenção não é das mais simples e/ou baratas, exigindo paciência para encontrar as peças (geralmente, apenas através da internet) e dinheiro para bancá-las. Lembre-se disso antes de se deixar levar pelos valores atraentes dos anúncios. 

Outros concorrentes 

  • Chevrolet Malibu; 
  • Kia Optima.

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • Avaliações de carro

  • Hyundai Sonata G6