O Mitsubishi Lancer Evolution X, é considerado por muitos fãs e entusiastas a melhor versão de um dos carros mais icônicos do mundo do automobilismo.
Combinando alto desempenho, tecnologia de ponta e design agressivo, o Evolution X conquistou uma legião de apaixonados pelo mundo e encerrou a linha “Evo” com chave de ouro.
Mecânica e performance
O coração do Mitsubishi Lancer Evolution X é um motor 4B11T, um 2.0 turbo de quatro cilindros em alumínio, que foi projetado para oferecer alto desempenho, garantindo uma condução mais ágil e eficiente, seja no asfalto ou fora dele.
- Potência máxima: 295 cv a 6.500 rpm
- Torque máximo: 37,3 kgfm a 2.500 rpm
- 0-100 km/h: em 6,3 segundos
- Velocidade máxima: 242 km/h
A transmissão disponibilizada oficialmente no Brasil é a automatizada de dupla embreagem de 6 velocidades, essa transmissão tem trocas de marchas rápidas e precisas, tanto no modo automático quanto no manual, através dos paddle shifters.

Existem algumas unidades no Brasil equipadas com câmbio manual de 5 velocidades, dando total controle do veículo ao condutor. Porém essas unidades foram importadas de forma independente, o que as tornam raras no mercado.
Como qualquer carro esportivo, o Evo X não é conhecido por sua economia de combustível. O modelo apresenta números de consumo e de autonomia elevados, exigindo paradas mais frequentes em longas viagens.
- Capacidade do tanque: 55 litros
- Consumo médio na cidade: 4,7 km/l
- Consumo médio na estrada: 7,9 km/l
- Autonomia máxima: 435 km
A engenharia da Mitsubishi também troue ao modelo o sistema S-AWC (Super All Wheel Control), um sistema de tração que combina controle de vetorização de torque e diferencial central ativo, garantindo máxima aderência em qualquer condição de pista.
O sistema de suspensão McPherson na dianteira e Multilink na traseira, foi desenvolvido em parceria com a Bilstein e garante mais rigidez e precisão nas curvas, além de absorver impactos e dar mais estabilidade em altas velocidades.

No quesito segurança, o modelo conta com 6 airbags, controle de estabilidade e tração, freios ABS e assistente de partida em rampa. O sistema AYC distribui o torque nas rodas traseiras, melhorando a dirigibilidade em curvas.
Design e tecnologia
O design do Mitsubishi Lancer Evolution X é agressivo e imponente, com linhas robustas, com destaque para a grade dianteira em formato “jet fighter”, capô com entradas de ar, aerofólio traseiro e rodas de liga leve de 18 polegadas, características que dão ao modelo um visual mais intimidador.
- Comprimento: 4505 mm
- Largura: 1810 mm
- Peso: 1590 kg
- Capacidade do porta-malas: 430 litros
Internamente o modelo combina esportividade e funcionalidade. Os bancos esportivos Recaro (opcionais) garantem bom suporte lateral, enquanto o volante multifuncional de 3 raios e os pedais em alumínio reforçam a alma esportiva do Evo. O painel de instrumentos é analógico-digital e exibe informações como pressão de turbo, temperatura do óleo e torque.

A tecnologia embarcada apesar de defasada, contava com itens como rádio AM/FM com CD player, conexão USB e auxiliar e Bluetooth, sistema de som Rockford Fosgate premium, ar-condicionado automático, faróis de xenônio e sensor de chuva.
Versões mais recentes substituíram o sistema de rádio por uma central multimídia de 7 polegadas com tela sensível ao toque com sistema de navegação GPS integrado.
Está gostando do texto? Veja mais sobre outros esportivos
- Volkswagen Golf GTI 2.0T 2023: hatch, esportivo e versátil!
- Subaru Impreza Sport 2020: combinação entre praticidade e esportividade!
- Audi A5 Sportback 1.8 2016: Estilo e esportividade
Principais pontos positivos
Motor turbo
O Evo X é equipado com o motor 4B11T turbo que entrega 295 cv e 43 kgfm de torque, proporciona desempenho excepcional em qualquer situação.
Design
Com linhas marcantes, spoiler traseiro integrado e detalhes aerodinâmicos, o design do Evo X não apenas impressiona visualmente, mas também contribui para melhorar a eficiência aerodinâmica e o desempenho em alta velocidade.
Tração integral
O Super All Wheel Control (S-AWC) é uma das maiores inovações do Evo X. Ele combina controle de vetorização de torque, diferencial central ativo e freios ABS para oferecer máxima aderência e estabilidade, seja em pistas de rally ou no uso diário.
Principais pontos negativos
Consumo de combustível
O motor turbo potente e a tração integral resultam em um consumo relativamente alto, o que pode ser um problema para quem busca economia.
Manutenção Cara
Peças específicas, como o turbo, o sistema S-AWC e os componentes de alta performance, podem ser caros e difíceis de encontrar, especialmente fora de grandes centros urbanos.
Conforto traseiro
Embora o interior seja esportivo e funcional, o espaço para os ocupantes traseiros é restrito, tornando o carro menos prático para viagens longas com mais de duas pessoas.
Quer saber mais sobre o modelo? Assista o vídeo
Itens de série
Alguns itens de série que podem equipar o Mitsubishi Lancer Evolution X (2010-2015) são:
- Motor 2.0L Turbo de 295 cv
- Tração integral S-AWC
- Transmissão automatizada TC-SST de 6 marchas
- Suspensão esportiva
- Freios Brembo
- Rodas de liga leve de 18 polegadas
- Bancos esportivos Recaro
- Sistema multimídia com tela sensível ao toque
- Sistema de som Rockford Fosgate
- Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho
- Controle de estabilidade e tração
Itens opcionais
Esse modelo podia ser equipado com alguns itens opcionais como:
- Sistema de navegação GPS
- Teto solar
- Rodas de liga leve BBS de 18″
- Bancos esportivos Recaro
O Mitsubishi Lancer Evolution X é um ícone da história automotiva, que combina desempenho, dirigibilidade e design em um pacote único e emocionante. Mesmo após o fim de sua produção, o modelo continua sendo um carro desejado por entusiastas de automóveis esportivos.