O VW Golf foi lançado na Alemanha, no ano de 1974, e, em apenas dois anos no mercado, já tinha um milhão de unidades vendidas. Veja aqui 15 curiosidades sobre o Golf, que até hoje coleciona fãs por todo o território nacional!
Curiosidades sobre o VW Golf!
Foi inspirado no Fusca
Em busca de um substituto para o Fusca, a Volkswagen, durante muito tempo, pensou em um modelo de veículo que o substituísse sem perder a sua principal característica: ser um modelo acessível.
Além disso, queriam um veículo que o motor fosse refrigerado a ar e, em contrapartida, fosse econômico. Assim, a Volkswagen chegou ao Golf, um modelo que se tornou tão ou até mais popular do que o Fusca.
Sofreu uma mudança de visual inesperada

Aqui no Brasil, no ano de 2007, o modelo chegou com um estilo novo e diferente, chamado de Golf GTI.
Com motor de 193 cv de potência, ele não teve uma aceitação muito boa, mas foi produzido até 2013 e teve diversas edições especiais, dentre elas o Golf Black & Silver e o Golf Trip.
Completará 50 anos em 2024

Criado em 1974, na Alemanha, o VW Golf completará 50 anos em 2024 e, mesmo com o passar dos anos, continua sendo em muitos países europeus o líder no mercado de carros novos. Por isso, o Golf está na lista dos carros por mais tempo no mercado.
Teve um dos modelos mais potentes da história

Em 1985, chegou ao mercado o Golf Syncro, um modelo cobiçado por sua potência, com tração integral desenvolvida pela Steyr-Daimler-Puch e um motor de 1,8 litros de 90 cv.
Foi equipado com o primeiro sistema de freios ABS para um veículo compacto
O Golf é equipado com sistema de freios ABS que evita que a roda bloqueie e entre em derrapagem quando o pedal é pisado de maneira brusca. Esse modelo foi o primeiro hatch compacto a ter esse tipo de sistema.
Teve coluna em formato de C
Um ponto característico do Golf é a sua coluna traseira larga. Ele foi desenhado assim pelo designer de automóveis italiano Giorgetto Giugiaro, que também foi responsável pelo desenho de outros carros que fizeram sucesso no mercado como o VW Passat, o Fiat Uno e o Fiat Punto.
Tem um modelo esportivo amado até hoje
Com o grande sucesso do VW Golf, é claro que a Volks não perderia tempo e criaria a sua versão esportiva.
O GTi, sigla que significa grã turismo injeção eletrônica, foi criado com um motor de 1,6 litros de 110cv, além de contar com adereços esportivos.
Teve um modelo turbinado que fez história

Quando o G60 Rallye chegou ao mercado, em meados dos anos 80, trouxe uma grande novidade pois poucos veículos eram turbinados na época. Ele custava o dobro de um GTi e chegava a 220 km/h.
Percorria uma longa distância até ficar pronto
69 quilômetros! Essa é a distância percorrida por um Golf da entrega das chapas de metal até a saída do carro pronto da fábrica.
É um dos melhores carros populares para quem quer velocidade
O modelo Golf R32 foi criado com 250 cv para ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos, podendo alcançar 250 km/h.
Está pensando em comprar um Golf usado?
Garanta a sua segurança, faça a consulta completa do histórico antes de negociar!

Foi o carro do papa
Essa talvez é uma das mais maiores curiosidades sobre o Golf : no ano de 1999, o papa Bento XVI teve um Golf 2.0 adquirido na Alemanha.
O carro foi utilizado pelo papa até o ano de 2005, quando foi eleito papa e teve que morar em Roma. Na época, houve um leilão para a caridade e o veículo foi vendido por aproximadamente R$ 535 mil.
Ganhou um novo modelo
As primeiras unidades do Golf 8 chegaram às concessionárias da Alemanha e da Áustria em dezembro de 2019.
Foi um veículo reaproveitado
Feito com a base modular MQB do Golf anterior, o novo Golf permitiu o reaproveitamento de praticamente 80% do ferramental da carroceria e equipamento de linha de produção.
Gostou de ver as curiosidades sobre o Golf? Então você pode se interessar por estes assuntos também:
- Os 5 carros hatch seminovos que vale a pena comprar em 2024!
- 6 coisas que você não pode esquecer na hora de comprar um carro usado ou seminovo!
Ficou mais rápido para produzir
Por mais que seja um carro bastante complexo, o modelo Golf 8 leva cerca de uma hora a menos que o seu antecessor para ser produzido.
Saiu de linha no mercado brasileiro
A Volkswagen parou a produção do Golf GTi, o que causou um grande abalo nos consumidores, mas o modelo segue firme no mercado de usados e seminovos.