Porsche 968 Cabriolet (1991-1995) – Um clássico atemporal!

Imagem do post Porsche 968 Cabriolet (1991-1995) – Um clássico atemporal!

10 de dezembro - 2024 | Atualizado dia 4 de dezembro de 2024

Por: Rafael Moreira

O Porsche 968 Cabriolet, produzido entre os anos de 1991 e 1995, é um carro icônico e foi o marco da evolução dos carros esportivos com motor dianteiro da Porsche.

Sucessor do Porsche 944, o 968 trouxe diversas melhorias mecânicas e visuais, se tornando rapidamente um dos modelos mais icônicos e desejados dos anos 90.

Mecânica e performance

Com um potente motor dianteiro de 4 cilindros em linha, de 3,0 litros, o maior motor de 4 cilindros produzido em série na época, o Porsche 968 Cabriolet é capaz de produzir grande potência, tornando a experiência de condução esportiva e desafiadora.

  • Potência máxima: 240 cv a 6.200 rpm
  • Torque máximo: 31 kgfm a 4.100 rpm
  • 0-100 km/h: em 6,1 segundos
  • Velocidade máxima: 252 km/h
Foto traseira do Porsche 968 Cabriolet (1991-1995).
Foto Porsche/Divulgação

Toda essa potência ia para as rodas traseiras e era gerenciada por uma transmissão manual de 6 velocidades com uma embreagem monodisco a seco, com trocas de marchas rápidas e precisas, deixando o controle total do esportivo nas mãos do condutor.

Mesmo sendo um carro voltado para a esportividade, o 968 Cabriolet tem um consumo que pode ser considerado satisfatório, principalmente quando utilizado nas rodovias.

  • Capacidade do tanque: 74 litros
  • Consumo médio na cidade: 6,1 km/l
  • Consumo médio na estrada: 9,5 km/l
  • Autonomia máxima: 703km

A suspensão independente nos dois eixos, com com braços sobrepostos e amortecedores telescópicos na dianteira, e braços semiarrastados e amortecedores telescópicos na traseira, proporcionava um excelente equilíbrio entre conforto e esportividade.

O diferencial deslizante disponível como item opcional na época, aumentava o controle em curvas rápidas e pisos molhados.

Além do sistema de freios ABS, o 968 Cabriolet oferecia airbags para motorista e passageiro como opcionais, um recurso de segurança inovador para a época. A carroceria, construída barras de proteção contra impactos laterais, proporcionava proteção em caso de colisão.

Design e tecnologia

O design externo do Porsche 968 Cabriolet é uma evolução do clássico 944, com linhas mais fluidas e elegantes. Os faróis dianteiros “ovalados”, integrados ao para-choque, e as lanternas traseiras envolventes criavam uma identidade visual marcante.

A capota retrátil em lona, com acionamento elétrico, se integrava perfeitamente às linhas do carro quando recolhida e facilitava o uso diário.

  • Comprimento: 4320 mm
  • Largura: 1275 mm
  • Peso: 1440 kg
  • Capacidade do porta-malas: 250 litros

Internamente o conversível era um exemplo de equilíbrio entre ergonomia e esportividade.

Foto interna do Porsche 968 Cabriolet (1991-1995), exibindo os bancos em couro, volante, painel de instrumentos e parte do console central.
Foto Porsche/Divulgação

Os bancos esportivos revestidos em couro, proporcionam conforto em bom suporte lateral nas curvas, enquanto o painel de instrumentos voltado para o motorista, era de fácil leitura e oferecia acesso fácil a todos os comandos.

Em termos de tecnologia, o modelo inclui sistema de som premium, ar-condicionado automático, vidros e travas elétricas, itens avançados para a época. Além disso, o 968 apresenta sistemas de segurança passiva como airbags frontais, uma inovação no segmento de conversíveis.

Está gostando do texto? Veja mais sobre outros esportivos clássicos

Principais pontos positivos

Conforto e praticidade

Apesar de ser um esportivo, o 968 Cabriolet oferece um bom nível de conforto para o dia a dia, com espaço suficiente para dois ocupantes e seus pertences.

Desempenho

O motor 3.0 de 240 cv proporciona aceleração forte e uma experiência de condução esportiva.

Dirigibilidade precisa

A suspensão bem ajustada e a direção responsiva garantem agilidade e controle em curvas.

Principais pontos negativos

Custos de manutenção

Como todo Porsche, o 968 Cabriolet exige manutenções regulares e peças podem ser caras e difíceis de encontrar.

Espaço interno

O 968 Cabriolet é um carro compacto, com espaço limitado para passageiros e bagagem.

Visibilidade traseira

A capota conversível, quando levantada, pode comprometer a visibilidade traseira.

Foto lateral do Porsche 968 Cabriolet (1991-1995), na estrada.
Foto Porsche/Divulgação

Itens de série

Alguns itens de série que podem equipar o Porsche 968 Cabriolet (1991-1995) são:

  • Ar-condicionado
  • Capota retrátil
  • Direção hidráulica
  • Vidros elétricos
  • Travas elétricas
  • Retrovisores elétricos
  • Sistema de som premium com toca fitas
  • Bancos esportivos com revestimento em couro
  • Rodas de liga leve de 16 polegadas

Itens opcionais

Esse modelo podia ser equipado com alguns itens opcionais como:

  • Transmissão automática Tiptronic
  • Rodas de liga leve de diferentes designs
  • Sistema de som premium
  • Teto solar (para a versão Coupé)

O Porsche 968 Cabriolet é um marco na história dos conversíveis esportivos, combinando estilo, desempenho e uma experiência de direção única.

Hoje, ele é um clássico cobiçado por colecionadores e entusiastas da marca, representando o ápice da engenharia da Porsche nos anos 90.

Faça a consulta mais completa do mercado.

Saiba mais

Tags

  • Carros esportivos

  • Porsche 968

  • Porsche 968 Cabriolet

  • Porsches antigos