O Porsche 968 Cabriolet, produzido entre os anos de 1991 e 1995, é um carro icônico e foi o marco da evolução dos carros esportivos com motor dianteiro da Porsche.
Sucessor do Porsche 944, o 968 trouxe diversas melhorias mecânicas e visuais, se tornando rapidamente um dos modelos mais icônicos e desejados dos anos 90.
Mecânica e performance
Com um potente motor dianteiro de 4 cilindros em linha, de 3,0 litros, o maior motor de 4 cilindros produzido em série na época, o Porsche 968 Cabriolet é capaz de produzir grande potência, tornando a experiência de condução esportiva e desafiadora.
- Potência máxima: 240 cv a 6.200 rpm
- Torque máximo: 31 kgfm a 4.100 rpm
- 0-100 km/h: em 6,1 segundos
- Velocidade máxima: 252 km/h

Toda essa potência ia para as rodas traseiras e era gerenciada por uma transmissão manual de 6 velocidades com uma embreagem monodisco a seco, com trocas de marchas rápidas e precisas, deixando o controle total do esportivo nas mãos do condutor.
Mesmo sendo um carro voltado para a esportividade, o 968 Cabriolet tem um consumo que pode ser considerado satisfatório, principalmente quando utilizado nas rodovias.
- Capacidade do tanque: 74 litros
- Consumo médio na cidade: 6,1 km/l
- Consumo médio na estrada: 9,5 km/l
- Autonomia máxima: 703km
A suspensão independente nos dois eixos, com com braços sobrepostos e amortecedores telescópicos na dianteira, e braços semiarrastados e amortecedores telescópicos na traseira, proporcionava um excelente equilíbrio entre conforto e esportividade.
O diferencial deslizante disponível como item opcional na época, aumentava o controle em curvas rápidas e pisos molhados.
Além do sistema de freios ABS, o 968 Cabriolet oferecia airbags para motorista e passageiro como opcionais, um recurso de segurança inovador para a época. A carroceria, construída barras de proteção contra impactos laterais, proporcionava proteção em caso de colisão.
Design e tecnologia
O design externo do Porsche 968 Cabriolet é uma evolução do clássico 944, com linhas mais fluidas e elegantes. Os faróis dianteiros “ovalados”, integrados ao para-choque, e as lanternas traseiras envolventes criavam uma identidade visual marcante.
A capota retrátil em lona, com acionamento elétrico, se integrava perfeitamente às linhas do carro quando recolhida e facilitava o uso diário.
- Comprimento: 4320 mm
- Largura: 1275 mm
- Peso: 1440 kg
- Capacidade do porta-malas: 250 litros
Internamente o conversível era um exemplo de equilíbrio entre ergonomia e esportividade.

Os bancos esportivos revestidos em couro, proporcionam conforto em bom suporte lateral nas curvas, enquanto o painel de instrumentos voltado para o motorista, era de fácil leitura e oferecia acesso fácil a todos os comandos.
Em termos de tecnologia, o modelo inclui sistema de som premium, ar-condicionado automático, vidros e travas elétricas, itens avançados para a época. Além disso, o 968 apresenta sistemas de segurança passiva como airbags frontais, uma inovação no segmento de conversíveis.
Está gostando do texto? Veja mais sobre outros esportivos clássicos
- Alfa Romeo Giulia Spider 1964: um elegante clássico italiano!
- Ford Mustang Cobra 1994 – Uma lenda dos muscle cars!
- Chevrolet Corvette C4 (1988-1992): um icônico Muscle car americano!
Principais pontos positivos
Conforto e praticidade
Apesar de ser um esportivo, o 968 Cabriolet oferece um bom nível de conforto para o dia a dia, com espaço suficiente para dois ocupantes e seus pertences.
Desempenho
O motor 3.0 de 240 cv proporciona aceleração forte e uma experiência de condução esportiva.
Dirigibilidade precisa
A suspensão bem ajustada e a direção responsiva garantem agilidade e controle em curvas.
Principais pontos negativos
Custos de manutenção
Como todo Porsche, o 968 Cabriolet exige manutenções regulares e peças podem ser caras e difíceis de encontrar.
Espaço interno
O 968 Cabriolet é um carro compacto, com espaço limitado para passageiros e bagagem.
Visibilidade traseira
A capota conversível, quando levantada, pode comprometer a visibilidade traseira.

Itens de série
Alguns itens de série que podem equipar o Porsche 968 Cabriolet (1991-1995) são:
- Ar-condicionado
- Capota retrátil
- Direção hidráulica
- Vidros elétricos
- Travas elétricas
- Retrovisores elétricos
- Sistema de som premium com toca fitas
- Bancos esportivos com revestimento em couro
- Rodas de liga leve de 16 polegadas
Itens opcionais
Esse modelo podia ser equipado com alguns itens opcionais como:
- Transmissão automática Tiptronic
- Rodas de liga leve de diferentes designs
- Sistema de som premium
- Teto solar (para a versão Coupé)
O Porsche 968 Cabriolet é um marco na história dos conversíveis esportivos, combinando estilo, desempenho e uma experiência de direção única.
Hoje, ele é um clássico cobiçado por colecionadores e entusiastas da marca, representando o ápice da engenharia da Porsche nos anos 90.