Você quer fazer o refinanciamento de veículo? Nós vamos te mostrar como funciona e se realmente vale a pena.
Como funciona o refinanciamento de veículo?
Saiba tudo sobre o empréstimo com garantia!
Antes de tudo, para refinanciar o seu veículo, você terá que procurar uma empresa financeira que ofereça esse tipo de empréstimo. Além disso, você deve garantir que os documentos do veículo estão regularizados, sem pendências como multas, licenciamento e IPVA.
É importante lembrar que, para optar pelo refinanciamento do veículo, você deve estar seguro de que terá a possibilidade de pagar as parcelas em dia.
Isso porque, após esse processo, o carro será dado como garantia ao banco ou instituição financeira e a falta de pagamento das parcelas poderá levar à apreensão do veículo.
Refinanciar o carro vale a pena?
Você tem disponibilidade de pagar as parcelas do contrato? Você está precisando de dinheiro agora? Então, a resposta é sim.
No geral, o refinanciamento tem taxa de juros menor do que a de outros tipos de empréstimo, como o empréstimo pessoal, por exemplo.
Mas, para que você consiga esses juros mais atrativos, é importante pesquisar bem as instituições financeiras e fazer um comparativo entre elas.
Com esse tipo de empréstimo é possível conseguir dinheiro de forma rápida, pagando uma taxa de juros baixa, o que pode te ajudar a quitar suas dívidas pessoais.
Mas, o refinanciamento não pode ser entendido como a solução para todos os seus problemas financeiros. Você só deve escolher essa modalidade se puder arcar com os custos mensais.
Para te ajudar a decidir se o refinanciamento de veículo é bom para você, vamos te dar algumas dicas!
- Se você tem algum tipo de dívida sem a possibilidade de pagamento imediato, você pode optar pelo refinanciamento para te ajudar a quitar essa pendência;
- Para valer a pena, você terá que se comprometer a gastar o dinheiro para quitar as suas dívidas, se não, o refinanciamento não passará de uma nova dívida financeira.
Você pode se interessar por estes assuntos também:
- Como saber se o veículo está quitado?
- Quais são os tipos de financiamento de veículos?
- Vale a pena comprar um carro por consórcio?
Como fazer a negociação do refinanciamento da forma correta?
- Pesquise qual é a taxa de abertura de crédito de cada financiadora, porque ela pode ser alta e comprometer o valor total do empréstimo;
- Avalie a taxa de juros aplicada, porque os juros compostos quando aplicados a longo prazo tornam o empréstimo menos interessante;
- Fique atento(a) às tarifas que são cobradas a mais e vem embutidas no valor total do refinanciamento;
- Não se prenda apenas ao valor mensal que você terá que pagar. Faça uma avaliação do valor total que você irá receber e o quanto você terá que pagar até o final do contrato.
Importante: para fazer esse tipo de empréstimo, procure por empresas financeiras confiáveis!
Quando o assunto é dinheiro, sempre há oportunistas e golpistas esperando a melhor oportunidade para se aproveitar da sua necessidade.
Por isso, pesquise o histórico da empresa, a opinião de pessoas que já fizeram esse tipo de empréstimo com ela, faça a pesquisa do CNPJ, enfim, busque se proteger para evitar um problema maior no futuro.
Mesmo que a financiadora pareça ser confiável, sempre mantenha um pé atrás e preste atenção nos contratos e nas propostas!
Algumas empresas não são necessariamente golpistas, mas podem se aproveitar da sua falta de atenção para tirar vantagens.
Elas podem avaliar o seu carro por um preço abaixo do que o encontrado na Tabela FIPE ou exigir que, para fazer o refinanciamento, você compre algum outro tipo de serviço, como um seguro. Inclusive, essa última situação é proibida por lei, porque configura uma prática de venda casada.
Enfim, essas são as principais informações sobre o refinanciamento de veículos. Compartilhe este texto com alguém que precise saber mais sobre esse assunto!