Uma pequena notável, perfeita para trechos urbanos e recém habilitados. Essa é a Suzuki AN 125 – também conhecida como Burgman – que se destaca por sua economia e conforto.
No mercado brasileiro desde 2006, esse modelo tem tecnologia de ‘gente grande’ em um corpo compacto e perfeito para o dia a dia. Confira a análise completa da Suzuki AN 125 abaixo.
Modelos 2006 a 2010
Compacta e potente, essa scooter foi apresentada ao mercado brasileiro no fim de 2005 e é equipada com um motor de 125cc de 4 tempos, com refrigeração a ar forçado e alimentado por um carburador Mikuni.
Produzindo 12,3 cv a 7.500 rpm e torque de 1,10 Kgf.m a 6.500 rpm, essa pequenina tem um bom arranque e uma velocidade, que pode alcançar até 100 km/h, sendo a opção perfeita para quem quer cortar o trânsito das cidades e facilitar o dia a dia.
Conquistando cada vez mais fãs brasucas, as scooters vêm ganhando o mercado – especialmente por serem a primeira escolha de recém-habilitados e dos que procuram uma moto ‘BBB’ – boa, bonita e barata.
Com partida elétrica, rodas de liga-leve e um painel completo, esse modelo tem uma pilotagem bastante intuitiva e confortável.
A Suzuki AN 125 é uma opção econômica!
O tanque de combustível tem capacidade de 7,8 litros e uma autonomia de quase 320 km, ou seja, é possível rodar até 41 km com apenas 1 litro de gasolina.
Equipada com uma garupeira, a Burgman talvez não seja a melhor escolha se você precisa de espaço para carregar objetos, isso porque, o ‘porta-malas’ embaixo do banco não comporta um capacete fechado.
Para compensar, a Suzuki ainda instalou um porta-volumes no escudo frontal, que funciona com a chave multifunção.
Vai comprar uma moto usada e não sabe por onde começar? Faça sua consulta na Olho no Carro.

Modelos 2011 a 2012
Depois de quase cinco anos do lançamento da Suzuki AN 125, a montadora então resolveu inovar completamente a motocicleta.
Se até 2009 o modelo tinha uma hegemonia do mercado das scooters, a paz da Suzuki acabou quando a Honda lançou a Lead 110.
Foi então que a fabricante resolveu contra-atacar e repaginar a Burgman, modernizando a parte mecânica tentando reconquistar seu espaço.
Totalmente nova, a Suzuki AN 125 mudou para Suzuki Burgman, deixando claro que o novo modelo recebeu o sistema de injeção eletrônica – o que gera ainda mais economia.
Alimentando um motor de 4 tempos, 125 cm³, duas válvulas, OHC, monocilíndrico e refrigeração a ar, a inovação acabou prejudicando seu desempenho.
Caindo de 12,3 para 9 cv de potência máxima a 7.500 rpm, seu torque também diminuiu, indo para 0.95 kgf.m a 6.500 rpm.
Seu tanque de combustível também sofreu uma redução, de 7,8 para 6,0 litros, mas sua média de consumo continua alcançando os mesmos 41 km/l.
Se por um lado a Burgman teve mudanças positivas, por outro, deixou passar detalhes cruciais!
Motivo de reclamação dos pilotos na versão anterior, as suspensões foram trocadas, mas continuam insuficientes para amortecer as imperfeições e buraqueiras das vias urbanas.
Com um design e lanternas mais modernas, o modelo da montadora japonesa teve seu desenho atualizado.
Totalmente reformulado, o painel agora conta com uma grande novidade: a luz de injeção eletrônica. No mais, hodômetro, setas, luz alta e marcador de combustível completam o sistema.
Outra novidade é o aumento de tamanho do baú, que agora comporta um capacete aberto pequeno – e nada mais.
Veja abaixo algumas especificações básicas do modelo:
Potência máxima: 9 cv a 7.500 rpm
Torque máximo: 0,95 kgf.m a 6.000 rpm
Velocidade Máxima: 100 km/h
Consumo médio: 41 km/l
Capacidade do tanque: 6,0 litros
Altura: 1.100 mm
Comprimento: 2.055 mm
Largura: 740 mm
Peso: 110 kg
