A Suzuki EN 125 Yes é uma moto que foi lançada em 2004 e que entrou em um mercado com fortes concorrentes, como a Honda CG 125 e a Yamaha YBR 125, que tinham, inclusive, mais tempo no mercado.
O objetivo da Suzuki era atingir um público que procurava por motos menores, mas mais versáteis, dando a liberdade para que o motociclista a utilize tanto para passeios quanto para o trabalho.
Confira agora como foi a chegada da Suzuki EN 125 Yes no mercado, e como ela evoluiu com o passar dos anos.
Modelos 2004 a 2006
Antes de lançar a Yes 125, a Suzuki passou pelo mercado de baixa cilindrada com a Intruder. Mas ao invés de apostar em um visual street como as concorrentes, a marca japonesa decidiu fazer da Intruder um modelo custom.
Ainda assim, a Suzuki precisava entrar na “competição” das motos street e, com esse objetivo, surgiu a Suzuki EN 125 Yes. Inspirada em motos esportivas, o modelo chegou ao mercado com design arrojado, para chamar atenção de um público mais jovem.
Vale lembrar que essa moto já vinha com rodas de liga leve de fábrica e um painel de instrumentos com indicador de marcha, como diferenciais para um modelo básico. Na parte de configurações do motor, o modelo gera potência de 13 cv e torque de 1,15 kgfm.
Veja abaixo outras informações sobre a ficha técnica básica desse modelo:
Potência máxima: 13 cv a 8.500 RPM
Torque máximo: 1,15 kgfm a 7.000 RPM
Velocidade máxima: 100 km/h
Consumo: 35 km/l
Tanque de combustível: 14 litros
Altura: 1.070 mm
Comprimento: 1.945 mm
Largura: 735 mm
Peso: 112 kg
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Modelos 2007 a 2009
As mudanças na Suzuki EN 125 Yes não eram vistas com frequência, mas elas aconteciam. Em 2007, o modelo recebeu novos piscas e refletor metalizado, por exemplo.
Já para o ano de 2008, a Suzuki disponibilizou uma nova cor em seu catálogo: a prata, que passou a ser vendida junto as clássicas preta, vermelha e azul. Além disso, a moto recebeu novos grafismos.
Por fim, ela passou a ser equipada com partida elétrica e protetor de escape, além de pedais de apoio fixados no quadro, que dão mais conforto para quem vai na garupa.
Já na parte de configuração de motor, nada mudou.
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Modelos 2010 a 2016
A partir de 2010, a Suzuki EN 125 Yes recebeu o carburador Mikuni à vácuo, que é menos poluente, aderindo à regra de redução de emissões. Mas assim como os modelos de outras marcas, isso fez com que a moto perdesse potência.
Seu motor passou a gerar 12 cv de potência, atingindo essa marca apenas aos 9 mil giros e 1,14 kgfm de torque máximo, a 6 mil giros. Na parte de aparência, as mudanças foram quase imperceptíveis.
Veja como ficaram as demais informações básicas:
Potência máxima: 12 cv a 9.000 RPM
Torque máximo: 1,14 kgfm a 7.000 RPM
Velocidade máxima: 100 km/h
Consumo: 35 km/l
Tanque de combustível: 14 litros
Altura: 1.070 mm
Comprimento: 1.945 mm
Largura: 735 mm
Peso: 112 kg
A chegada da Suzuki GSR 150i e 125
Em 2011, a Suzuki lançou a GSR 150i, um modelo de moto com 150 cilindradas, que foi a responsável por “acabar” com a EN 125 Yes.
Calma, cabe explicação aqui: a Yes foi fabricada até 2016, mas a chegada da GSR 150i, em 2011, e da GSR 125, no ano seguinte, fez com que a Yes fosse “deixada de lado” por sua fabricante.
Vale lembrar que, tanto a GSR 150i quanto a GSR 125, são modelos mais modernos e potentes, o que gerou uma concorrência “desleal” dentro da própria fabricante.