O Toyota Etios Cross foi a aposta da montadora japonesa para trazer ao hatch popular um novo estilo, trazendo um ar mais aventureiro e robusto ao modelo.
Combinando um novo visual, com a famosa mecânica Toyota, o Etios Cross conquistou seu espaço no mercado brasileiro como uma opção diferente para quem busca confiabilidade e versatilidade.
Mecânica e performance
A motorização que equipa o Toyota Etios Cross é um 1.5 Flex, que além de entregar boa potência e agilidade, é conhecido por sua durabilidade e eficiência, tornando o modelo ideal para o uso diário.
- Potência máxima: 96,5 cv (E) 92 cv (G) a 5.600 rpm
- Torque máximo: 13,9 kgfm a 3.100 rpm
- 0-100 km/h: em 11,2 segundos
- Velocidade máxima: 172 km/h
Essa versão pode ser encontrada com dois tipos de transmissões, a manual de 5 marchas e a automática de 4 velocidades (a partir de 2016), ambas são conhecidas por serem eficientes e por garantirem uma condução mais suave e prazerosa.

Mesmo não sendo o modelo mais econômico da categoria, o modelo apresenta números satisfatórios, que garantem uma autonomia de respeito se consideramos o tamanho do tanque de combustível.
- Capacidade do tanque: 45 litros
- Consumo médio na cidade: 8,5 km/l (E) / 12,4 km/l (G)
- Consumo médio na estrada: 8,9 km/l (E) / 13,4 km/l (G)
- Autonomia máxima: 401 km (E) / 603 km (G)
A suspensão do tipo McPherson na dianteira e o eixo de torção na traseira, garantem estabilidade em curvas e boa absorção de impactos em pisos irregulares, entretanto a calibragem feita para a cidade, sacrifica o conforto em terrenos muito acidentados.
No quesito segurança, o modelo conta com itens como freios ABS com EBD, airbags frontais, cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes e barras de proteção contra impactos laterais.
Design e tecnologia
O maior diferencial no design do Toyota Etios Cross em relação a versão convencional, é o seu visual robusto e aventureiro. Essa versão traz para-choques exclusivos, faróis com máscara negra, uma nova grade frontal, aplique nas caixas de rodas e rodas de liga leve de 15 polegadas.
Além disso, o modelo também conta com um rack de teto integrado, que reforça a alma aventureira do hatch.
- Comprimento: 3893 mm
- Largura: 1734 mm
- Peso: 970 kg
- Capacidade do porta-malas: 270 litros
Por dentro, o modelo segue o mesmo padrão do funcional da versão convencional, com acabamentos em plástico rígido. O espaço interno era suficiente para até quatro ocupantes, com bancos revestidos em tecido resistente. O painel de instrumentos centralizado é outra característica marcante do modelo.

Em relação à tecnologia, o Etios Cross oferecia itens como sistema de som com CD player e MP3, entrada USB e conexão Bluetooth. Algumas versões contavam com central multimídia com tela sensível ao toque e câmera de ré. O ar-condicionado e a direção elétrica eram itens de série em todas as versões.
Está gostando do texto? Veja mais sobre outros hatchs
Principais pontos positivos
Design
O Etios Cross se destacava pelo visual robusto e esportivo, com detalhes como rack de teto, protetores de para-choques e rodas exclusivas que lhe conferiam um ar mais imponente em comparação ao hatch convencional.
Mecânica
Equipado com o motor 1.5L Dual VVT-i, conhecido por sua durabilidade e baixa manutenção, o modelo oferece desempenho suficiente para uso urbano e rodoviário, além de ser econômico no consumo de combustível.
Custo-benefício
Na época de seu lançamento, o Etios Cross oferecia um pacote acessível dentro do segmento compacto, com um toque de diferenciação em relação aos concorrentes.
Principais pontos negativos
Ausência de controles eletrônicos
O modelo não conta com recursos modernos como controle de tração, estabilidade ou assistente de partida em rampas, presentes em alguns concorrentes mais caros.
Suspensão firme
Embora adequada para uso urbano, a suspensão do Etios Cross pode ser desconfortável em pisos muito irregulares ou estradas de terra, comprometendo a experiência em situações “off-road” leves.
Porta-malas
Com capacidade de apenas 270 litros, o porta-malas é pequeno comparado a outros modelos do segmento, limitando o espaço para bagagens em viagens ou uso familiar.

Itens de série
Alguns itens de série que podem equipar o Toyota Etios Cross (2014-2017)são:
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Vidros elétricos nas quatro portas
- Travas elétricas
- Alarme antifurto
- Sistema de som com Bluetooth, USB e entrada auxiliar
- Airbags frontais (duplo)
- Freios ABS com EBD
- Rodas de liga leve aro 15″
- Rack de teto
- Protetores de caixa de roda e para-choques
Itens opcionais
Esse modelo podia ser equipado com alguns itens opcionais como:
- Transmissão automática de quatro velocidades (disponível apenas após 2016)
O Toyota Etios Cross (2014-2017) foi uma tentativa bem-sucedida de oferecer um produto diferenciado dentro do segmento compacto.
Com seu visual aventureiro, mecânica confiável e lista de itens de série adequada, o modelo atraiu consumidores que buscavam praticidade e estilo sem gastar muito.