Venda de consórcio contemplado pode ser um golpe!

A venda de consórcio contemplado é bastante comum, mas nem sempre é um negócio honesto. Então, saiba neste texto como identificar e evitar possíveis golpes.

Ao invés de comprar um consórcio contemplado, você já pensou em investir em um carro usado ou seminovo?

Há pessoas que acham arriscado investir nesse tipo de compra, por não saberem a procedência do veículo. Mas, com a consulta da Olhonocarro, você pode deixar as preocupações de lado. Pois, você saberá todo o histórico do veículo, como informações de sinistro, leilão, roubo e furto, restrições, impedimentos e muito mais. E vai poder comprar o melhor carro, sem medo!

Como funciona o consórcio de veículos?

Fazendo uma analogia, o consórcio funciona como uma espécie de poupança conjunta. Ou seja, um grupo de pessoas que tem o objetivo de comprar um veículo se junta para conseguir o valor necessário.

Funciona assim: são criados grupos que podem ter entre 100 e 10 mil participantes, dependendo do objetivo de cada administradora. Esses participantes pagam um valor mensal, que é acumulado. Após o término de cada mês, esse valor que foi acumulado é repassado para a quantidade de pessoas contempladas que for possível e essas pessoas podem utilizar o dinheiro para comprar o veículo desejado.

Quais são os tipos de consórcio?

Atualmente, existem 3 tipos de consórcio:

Por sorteio

Nesse tipo de consórcio, após arrecadar o dinheiro de todos os participantes do grupo, são feitos sorteios para saber quais serão as pessoas contempladas. Ou seja, quem vai poder retirar o valor para comprar o veículo.

Por lance

Nesse caso, ao invés de ser feito um sorteio para definir os contemplados, é realizado um leilão. Os lances maiores são contemplados e o valor do lance é abatido das parcelas restantes do consórcio.

Venda de consórcio contemplado

Como o próprio nome sugere, nesse caso, uma pessoa que já conseguiu obter o consórcio contemplado, vende essa cota de consórcio para uma outra pessoa. 

Quando a venda de consórcio contemplado pode ser golpe?

Primeiramente, é necessário que você saiba que vender ou comprar um consórcio contemplado, não é ilegal. Essa é uma prática totalmente legítima e regulamentada pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Mas, é necessário que alguns cuidados sejam tomados, para que não haja surpresas desagradáveis.

Primeiramente, não acredite em propostas muito fáceis e lucrativas!

A maioria dos golpes que acontecem nos processos de compra e venda de veículos, sejam em consórcios ou vendas particulares, estão relacionados às promessas milagrosas, extremamente atrativas e, em alguns casos, até um pouco absurdas.

Sendo assim, a dica mais importante de como evitar golpes com a compra de consórcios contemplados é: fuja das promessas absurdas!

Em seguida, você deve checar se a agência ou administradora do consórcio é legalizada, ou seja, se ela tem autorização do Banco Central para atuar.

Após isso, faça a transferência do contrato de consórcio para o seu nome!

Para que essa transferência seja legítima, a administradora do consórcio deve permiti-la. De preferência, a assinatura do novo contrato de consórcio deve ser feita dentro da sede da própria administradora. O que te dará muito mais segurança durante o processo.

Além disso, você deve pedir ao vendedor a ata da assembleia em que a cota foi contemplada, uma cópia do contrato de compra dessa cota, além de cópia dos comprovantes de pagamento das parcelas. 

Enfim, essas são as principais dicas de como evitar problemas com a compra de consórcios contemplados. Tem alguma dúvida? É só escrever para gente aí nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar