Essa é das antigas, hein! A Yamaha DT 200 foi lançada no Brasil em 1991 e se posicionou como uma evolução da DT 180, contando com melhorias e trazendo algumas inovações para o segmento.
O modelo carrega muitas histórias e foi a última moto dois tempos da Yamaha no país. Hoje, ela ainda é considerada um xodó para muitos, principalmente por ter uma construção voltada para atividades off-road.
Neste texto você saberá mais detalhes sobre o modelo e verá os prós e contras de adquiri-lo.
Mecânica
A Yamaha DT 200 é uma moto com motor dois tempos e 195cc, capaz de produzir 24 cv de potência a 8.500 rpm e 2,4 kgfm de torque a 7.500 giros.
Claramente ela entregava seu melhor desempenho possível já em altas rotações, no entanto, o modelo contava com refrigeração líquida e uma válvula de escapamento YPVS justamente para que seu rendimento melhorasse em baixo giro.
No tema velocidade máxima, a moto pode atingir os 137 km/h, mas, claro, nas melhores condições possíveis de estrada (e se permitido pela via). Já no assunto consumo, o modelo faz aproximadamente 20 km/l, e conta com tanque de 10,5 litros.
Vale sempre lembrar que se trata de uma moto fabricada a partir do começo dos anos 90, então a autonomia não tinha se desenvolvido tanto na época.
Outras melhorias apresentadas em comparação com a DT 180
As melhorias apresentadas pela Yamaha DT 200 em comparação com a DT 180 foram além do motor.
Apesar de manter o conjunto de rodas (aro 21 na dianteira e aro 18 na traseira), a suspensão apresentava atuação mais progressiva, principalmente na parte traseira, com cursos em 240mm e 210mm.
Com essas mudanças a DT 200 tinha muito mais desenvoltura na troca de terrenos, sendo eficiente tanto no asfalto quanto em estradas de terra e trilhas, suprindo uma necessidade do mercado na época.
Versões e mais evoluções
A Yamaha lançou a DT 200 R em 1994, com melhorias que colocavam a moto em posição de competir com rivais importadas, custando 10% a mais que o modelo tradicional.
A versão R contava com um tanque de combustível maior, com capacidade para 12 litros, além de fechadura na tampa e aleta no lado esquerdo (sim, a versão tradicional não contava com a fechadura na tampa do tanque).
Visando evitar o travamento da moto por superaquecimento, a Yamaha redesenhou o pistão e o sistema de arrefecimento passou a ter um reservatório maior.
Por fim, a fabricante também retirou o modelo retangular das luzes de direção, presentes na moto do segmento desde a DT 180. Na versão R elas são menores.
Ao longo dos anos a Yamaha DT 200 continuou recebendo melhorias. Veja abaixo:
- Troca do amortecedor por outro regulável com reservatório de gás;
- Implementação do freio a disco traseiro,
- Inclusão de uma relação de transmissão secundária um pouco mais longa, melhorando o uso rodoviário;
- Remodelagem da dianteira e adoção de um farol menor.
Pontos positivos da Yamaha DT 200
A Yamaha DT 200 foi uma moto muito boa para quem precisava de bom desempenho tanto no asfalto como na terra. Para a época, ela entregava uma potência agradável e consumo de combustível satisfatório.
Pontos negativos da Yamaha DT 200
É uma moto muito velha. Ela terá de 27 a 33 anos desde sua fabricação, dependendo do ano-modelo que você encontrar.
Então para comprar uma moto como essa é necessário ter muito cuidado e fazer uma avaliação minuciosa para saber se realmente vale a pena.
Caso a moto seja dos primeiros ano-modelo, a situação é ainda mais negativa, uma vez que as primeiras DT 200 não contavam com coisas básicas como fechadura na tampa do tanque, freio a disco e partida elétrica.
Além disso, hoje o consumo desse modelo possivelmente estará pior.
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