
Trocou a numeração do motor do seu veículo e precisa fazer a regularização no Detran? Então, leia esse texto e saiba como fazer e para que serve o cadastro de número de motor.
É só fazer a consulta completa da Olho no Carro. Com essa consulta, além de informações sobre o motor, você poderá validar os dados cadastrais Nacionais e Estaduais do veículo. Além de saber se ele tem sinistro, histórico de roubo e furto, passagem por leilão, Recall e muito mais.
Antigamente, não havia regras e regulamentações para os processos de troca de número de motor. As próprias oficinas podiam fazer a troca da numeração sem que houvesse nenhum controle, o que facilitava as fraudes no registro da Base de índice Nacional (BIN).
Então, para regularizar a situação e evitar esse tipo de problema, em 1994 ficou determinado pela lei, que todas as alterações no motor do veículo deveriam ser registradas no Detran, por meio do preenchimento de uma declaração.
Alguns anos depois, em 1998, as oficinas foram proibidas de realizar a remarcação do número do motor e passou a ser exigido que esse tipo de procedimento fosse realizado apenas pelas empresas credenciadas ao Detran.
8 anos se passaram e, em 2006, passou a ser obrigatória a vistoria das numerações de motores. Mas, mesmo com as resoluções anteriores, os motores continuaram a ser comprados em desmanches, muitas vezes sem procedência, o que gerou problemas.
Por isso, em 2007 o Contran criou uma resolução com o intuito de regulamentar a troca de motores e realizar a regularização de todos os motores que tinham procedência legal (mesmo sem nota fiscal), além de fazer a remarcação dos novos motores que foram comprados.
Para que fosse possível organizar essas informações, foi criado o Registro Nacional de Motores.
A numeração do motor fica registrada no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Nesse registro, constam diversas outras informações do veículo, como:
Saiba mais sobre o Renavam nesse outro texto do nosso blog: Renavam, o que é? Como consultar o Renavam Online?
Para regularizar o motor do seu veículo, você deve ir até o posto de atendimento do Detran do seu estado, em posse dos seguintes documentos:
É importante lembrar que, para poder regularizar o motor, será necessário pagar todos os débitos pendentes, como IPVA e multas.
O serviço feito por um despachante custa entre R$ 120 e R$ 250, dependendo da região do Brasil.
Já a solicitação de regularização no Detran é feita de forma gratuita. Porém, é preciso pagar a taxa de emissão de um novo CRV, e o valor dessa emissão varia em cada estado do Brasil. Além disso, caso o seu licenciamento esteja atrasado, o serviço ficará mais caro.
Enfim, essas são as principais informações sobre o cadastro de número de motor. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários do blog.
Deixe um comentário