Blog

Carro alienado, o que fazer? Aprenda a consultar a procedência do veículo

Carro Alienado o que fazer

Muitas pessoas têm dúvidas na hora da compra de um carro alienado. Mas o que é isto exatamente? Saiba aqui tudo sobre veículos alienados e aprenda a consultar a procedência do veículo pela placa.

Quer saber se um carro está alienado pela placa? Faça a consulta completa do carro!

Assim, você pode consultar a procedência do veículo antes de comprar e evitar problemas.

O que é um carro alienado?

A definição é simples: um carro alienado nada mais é do que um carro financiado que ainda não teve sua quitação completa, e que o próprio veículo é a garantia do negócio. Ou seja, se todas as parcelas não forem quitadas, o banco poderá retomar o veículo.

O que fazer caso eu não consiga pagar o financiamento?

Caso uma pessoa não esteja conseguindo pagar o financiamento, são duas as alternativas válidas:

  • Quitar a dívida e vender o veículo
  • Transferir a dívida para o comprador

A opção mais recorrente é a venda do veículo com a dívida transferida para o comprador. Para a conclusão desse processo, tanto o vendedor quanto o comprador do carro, deverão comparecer ao mesmo banco no qual o até então proprietário do veículo realizou a compra. O gerente responsável irá analisar o crédito do comprador, aprovando ou não o negócio. Só na condição da aprovação o veículo poderá ser passado para o nome do comprador.

É importante lembrar, que isso não vale para os contratos de leasing. Nesse caso, não há como fazer a transferência do veículo de nenhuma forma.

Alguns fatores devem ser considerados antes da conclusão o negócio, na ordem descrita abaixo:

1 – Tenha certeza se o veículo está alienado 

Para isso você pode fazer a consulta completa do carro pelo nosso site ou fazer essa consulta pelo site do DETRAN do seu estado

Caso opte por fazer pelo Detran,  você deverá saber a placa e número do RENAVAM, que está indicado no documento do carro. O número pode ser fornecido pelo proprietário do veículo, desta forma você consegue consultar se existe alguma pendência antes do fechamento o negócio).

Caso você não tenha o número do Renavam do veículo que deseja consultar, pode descobrir pela nossa consulta de dados cadastrais. Clique aqui!

2 – Certifique-se de que a financeira/banco não impôs nenhum impedimento para venda do veículo ou transferência da dívida para terceiros.

Confira a documentação, as condições do veículo em si e o estado de conservação. Para consultar a procedência do veículo, você pode fazer a consulta completa do carro, no nosso site. 

Assim, você pode puxar todo o histórico do carro, como informações de sinistro, roubo e furto, leilão, gravame, restrições e muito mais. Essa é a melhor forma de você saber se está tudo ok com o veículo e comprar com tranquilidade.

Se quiser fazer a consulta completa agora, clique aqui!

3 – Siga à risca os trâmites legais e contratuais

Fique atento a todos os fatores que envolvem a compra de um veículo, para evitar possíveis complicações durante e após a compra. Só assim você garantirá que seu nome não se envolva em nenhum tipo de responsabilidade civil ou criminal.

Enfim, precisa de mais alguma informação sobre carro alienado? Escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar