Blog

Carro parado por muito tempo? Veja como evitar danos!

como evitar danos no veículo parado por muito tempo

Muitas vezes, deixar o carro parado por muito tempo, não é uma questão de escolha, mas sim uma necessidade. Porém, é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas com os veículos nessas condições. Veja neste texto quais são esses cuidados.

Neste texto você vai ver:

  • As 5 dicas principais para evitar problemas com o carro parado por muito tempo 

Você consulta o histórico de veículos usados antes de comprar?

Saber a procedência de um veículo usado antes de comprar, evita que você caia em golpes e compre carros com problemas como: restrições judiciais, alienações, passagem por leilão, débitos, carros roubado, batidos, entre outros.

A Olho no Carro tem uma consulta completa que te ajuda a comprar seu carro usado com segurança. Basta que você saiba a placa ou chassi do veículo para poder ter acesso a todas as informações sobre a situação do carro ou da moto que você pretende comprar.

As 5 dicas principais para evitar problemas com o carro parado por muito tempo:

1 – Tente andar com o carro pelo menos uma vez por semana

A principal dica para evitar problemas com o carro parado por muito tempo é: dar uma volta de 20 minutos com o carro, uma vez por semana. Isso porque, os veículos foram projetados para ficar em movimento, então, se ficarem parados por muito tempo, várias peças do carro podem ser comprometidas.

Sempre que for dar uma volta com o carro, é importante que você espere cerca de 1 minuto antes de acelerar. Pois, esse é o tempo necessário para que todos os fluidos do motor e outras peças do veículo comecem a circular e o motor seja aquecido.

Importante:

Em hipótese alguma, ligue o motor em uma garagem fechada, pois o acúmulo de monóxido de carbono pode causar uma intoxicação severa e levar à morte. Por isso, prefira dar uma volta com o carro na rua, em um ambiente arejado e propício.

Caso você não possa andar com o carro nem mesmo por 20 min a cada semana, procure por alguma pessoa de confiança que possa fazer isso por você, pois, essa é a melhor forma de evitar problemas com o seu carro. 

Mas, se isso realmente não for possível, veja o que fazer para amenizar os danos ao seu veículo:

2 – Fique atento à bateria

Se o veículo ficar totalmente parado por mais de uma semana, é bastante provável que a bateria do carro vai acabar. É comum que, para evitar esse problema, o borne da bateria seja retirado durante o período em que o carro vai ficar parado. Mas, fazer esse procedimento pode ser perigoso e não é o método mais indicado.

Então, para evitar problemas com a bateria, você pode comprar um carregador para bateria de carro. No mercado, existem marcas de carregadores atestadas pelo Inmetro e que são de fácil utilização.

3 – Tenha cuidado especial com os pneus

Apesar de serem feitos de borracha, os pneus do carro tem em seu interior, uma manta de aço. Se o carro fica parado por muito tempo, o pneu tende a esvaziar e essa manta de aço pode ficar deformada. Caso isso aconteça, não há outra saída a não ser realizar a troca do pneu.

Para evitar este problema, você deve manter a calibragem do pneu sempre no máximo recomendado pela montadora.

4 – Nunca tire os fluidos do veículo

Os fluidos do veículo são importantes para manter a lubrificação, limpeza e o bom funcionamento das peças. Entre esses fluidos estão: óleo de motor, óleo de câmbio, fluido de direção hidráulica, líquido de arrefecimento, fluido de freio e limpador de para-brisa. É importante que eles sempre estejam nos níveis recomendados pela montadora, assim você evita problemas como ressecamento das peças e oxidação.

5 – Evite deixar a gasolina parada por muito tempo

A gasolina tem uma validade máxima de 3 meses. Por isso, é importante que o combustível não fique no tanque por tempo superior ao da validade. Porém, também não é recomendado deixar o tanque vazio. A gasolina no tanque, quando dentro da validade, ajuda a impedir a oxidação das peças.

E aí, precisa de mais alguma informação sobre esse assunto? Deixe um comentário aqui no blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar