Blog

Carro usado barato da OLX: saiba quais cuidados tomar para não cair em golpes

carro da olx vale a pena

Comprar um carro zero nem sempre é tão vantajoso, não é mesmo? Por diversos motivos (como preço, vantagens para parcelamento e maior facilidade de aprovação de crédito) comprar carro usado barato da OLX acaba se tornando uma opção interessante.

Com a popularização de sites de vendas diretamente com o proprietário, como a OLX por exemplo, ter o seu próprio veículo vem se tornando cada vez mais fácil. Em síntese, são ótimas condições de pagamento, baixo valor de entrada, não ter o nome consultado nos órgãos de proteção ao crédito, não precisar de análise de crédito, e ainda negociar sem nenhum intermediário. De antemão, essas são vantagens que podem virar um grande pesadelo se você não tomar alguns cuidados e conhecer os golpes que os vendedores aplicam.

O veículo está muito abaixo do valor, devo confiar?

Antes de mais nada, alguns anúncios da OLX têm o valor do veículo muito abaixo do normal. Por isso, é importante pesquisar a procedência do veículo antes de fechar negócio.

Muitos golpistas anunciam veículos com preços muito abaixo do mercado e condições de pagamento extremamente vantajosas, além de taxa de entrada baixa e juros quase zero. Nesses casos o veículo muitas vezes nem existe.

Geralmente esses golpistas pedem depósitos alegando que irão segurar o negócio para que outra pessoa não entre na negociação. Mas após a efetuação do depósito, desaparecem.

Como posso me prevenir de um golpe?

Dica 1 – Desconfiar de qualquer negócio da China é um ponto crucial para não ser vítima de um golpe.

Primeiramente, sempre pesquise o valor médio do veículo, se estiver muito abaixo, fuja! É melhor pagar o valor justo tendo a certeza de que não terá problemas do que fazer um pequeno investimento e ter um prejuízo para sempre.

Dica 2 – Cheque a procedência do veículo.

Carros roubados costumam ser vendidos online. Desse modo, com uma consulta veicular na Olho no Carro é fácil averiguar o histórico completo do veículo e garantir um negócio seguro.

Clique aqui e veja como é fácil e barato fazer uma consulta da Olho. É simples e barato, e apenas com a placa do carro é possível descobrir toda a procedência.

A dica é: faça o primeiro contato com o vendedor da OLX e peça a placa do carro. Se você fez a consulta e está tudo OK, você fica mais tranquilo para seguir a negociação. Quer ver como é fácil saber a situação do veículo, clica no botão! Vale a pena não arriscar.

situação veiculo da OLX pela placa

Dica 3 – Nunca deposite o valor antes de ver o produto e não faça qualquer pagamento apenas para segurar a negociação.

A OLX não faz ranqueamento de seus melhores vendedores, por isso é muito difícil saber qual perfil tem tendência a ser um perfil golpista. Mas é importante verificar a reputação do vendedor antes de contatá-lo.

Dica 4 – Fique atento à vendedores que propõem pagamento em outras plataformas.

Desconfie de vendedores anônimos que querem receber por PayPal, por exemplo, ou ainda que querem fazer a negociação através de e-mail ou outra forma. Quando você migra para outra plataforma, seja para realizar pagamento ou para entrar em contato com o vendedor, fica mais propenso a lidar com golpistas.

Veja Também: Tabela Fipe – Como usar esse indicador a seu favor na negociação de veículos

Dica 5 – Atente-se aos e-mails enviados pela OLX.

Muitos golpistas mascaram o e-mail da plataforma para confirmar a compra e receber pagamento. Bem como, isto faz com que você se sinta seguro, além de dar chances para que o golpista tenha acesso às suas informações pessoais através de links dentro desses e-mails.

Dica 6 – Negociar pessoalmente também é um ponto importante.

A chance de sucesso ao negociar carro usado barato da OLX, feito pessoalmente, é muito maior! Além disso, também possibilita que você analise o veículo melhor e avalie se realmente o vendedor foi honesto quanto a especificações e avarias.

Dica 7 – Test Drive.

Fazer um test drive é imprescindível para saber se realmente o veículo está em boas condições. Nesse ínterim, é nesse momento que você saberá se o veículo atenderá suas necessidades.

Dica 8 – Mecânica de confiança.

Se possível, leve o veículo em um mecânico de confiança para verificar se há alguma manutenção a ser realizada ou se o veículo tem algum problema que lhe trará problemas.

Dica 9 – Confira se os impostos estão em dia.

Não adianta adquirir um veículo com bom preço e ter que se preocupar com diversos impostos atrasados, multas, etc. É importante também saber se a documentação está em dia. Essas informações podem ser consultadas através do site do Detran com a placa do veículo e o número do Renavam, você conseguirá saber também se existe algum processo judicial ou financiamento não quitado.

Veja também: Documentos necessários na compra de um veículo usado

Dica 10 – Atente-se também ao motivo da venda e se o vendedor é de fato o proprietário do veículo.

Muitos golpistas dizem que ganharam o veículo ou alegam que são ex-funcionários de determinada empresa e que o carro pertencia à mesma. Nesses casos você corre o risco de comprar o veículo e não poder transferir para seu nome. Fique atento à como regularizar a documentação do veículo.

Viu como é importante pesquisar e procurar informações antes de fechar um carro usado barato da OLX? Em suma, uma consulta completa da situação do carro pela placa te deixa mais tranquilo para continuar a negociação.

Muitas vezes o barato acaba saindo caro, por isso a própria empresa alerta algumas dicas para uma negociação justa e sem preocupações.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar