Blog

CNH Social: o que é? Como tirar?

Quer saber como funciona a CNH Social e se você tem direito de tirá-la? Então, leia esse texto e veja também como se inscrever para conseguir a sua habilitação.

O que é a CNH Social?

A CNH Social, também conhecida como CNH Popular, faz parte de um programa do Governo que tem como objetivo ajudar os jovens de baixa renda a conseguirem a sua primeira habilitação. Além disso, esse programa busca capacitar esses jovens para o mercado de trabalho, aumentando a empregabilidade nas áreas de transporte, por exemplo.

É importante saber que nem todos os estados do Brasil aderiram a esse programa. Por isso, para saber se é possível conseguir a CNH gratuita no estado no qual você mora, é necessário acessar o site do Detran ou o site do próprio programa: www.cnhsocial.inf.br.

As CNH financiadas por esse projeto são as de categoria B. Mas, existe um outro programa, chamado “Habilitação Profissional para o Transporte”, pelo qual é possível trocar a categoria B pela categoria D. Porém, há algumas regras para que essa mudança possa ser feita: o interessado deve ter no mínimo 2 anos de CNH da categoria B, ter pelo menos 21 anos de idade e não ter realizado infrações graves ou gravíssimas ou ter sido reincidente em infrações médias por um período de 12 meses.

Quem tem direito de tirar a CNH gratuita?

Para conseguir tirar a CNH Social, é necessário comprovar renda familiar de menos de 2 salários mínimos. Além disso, como dito anteriormente, o estado no qual você mora deve ser participante do programa. O estado de São Paulo, por exemplo, não participa desse projeto. Portanto, não é possível tirar a CNH Social SP.

Como cada estado participante é responsável por gerenciar o programa na sua região, cada Detran pode ter um edital diferente, com requisitos variáveis.

Saiba quais são os requisitos mais comuns para conseguir tirar a CNH sem pagar nada:

Para que você possa participar do programa e conseguir a sua carteira de habilitação gratuitamente, é necessário que você cumpra pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)
  • Ser beneficiário do Bolsa Família
  • Não ter emprego formal há mais de um ano
  • Não possuir nenhum registro na carteira de trabalho
  • Ter renda familiar inferior a 2 salários mínimos
  • Ser portador de necessidades especiais
  • Ter frequentado apenas escola pública e tido um bom rendimento
  • Ser ex-presidiário

Como fazer para conseguir tirar a CNH Social?

Existem duas formas de se inscrever para conseguir a sua CNH gratuita. Veja abaixo:

Inscrição pelo site do Detran

Para fazer a inscrição pelo Detran, é necessário acessar o site do Detran do estado no qual você mora. Esses são os sites dos Detran que participam desse programa: AM, CE, ES, MA, PB, PE, RS. Clique no link referente à sigla do seu estado para acessar. 

Após isso, você deverá encontrar no site a área referente ao cadastro da CNH Social e preencher com os dados solicitados. 

Ao receber o seu cadastro, o Detran fará a análise do seu caso e, se você for aprovado para o programa, será enviado um e-mail de confirmação.

Inscrição pelo site do SEST/ SENAT

Para se inscrever pelo site do SEST/ SENAT, você pode acessar este site: www.sestsenat.org.br/cnh-social-novos-motoristas. Nele, você será redirecionado para uma página que contém todas as informações necessárias sobre o programa.

Documentos necessários para a inscrição:

Normalmente, os documentos solicitados para a inscrição no projeto são:

  • Documento de identidade com foto (RG)
  • CPF
  • Carteira de trabalho dos membros da família, caso eles tenham
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento de todos os membros da família

Enfim, agora você já sabe como se inscrever para conseguir a sua CNH gratuita. Ainda tem alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar