
No Brasil, a comercialização de combustível adulterado ocorre com bastante frequência. No ano passado, somente em São Paulo, foram identificados mais de 2.500 postos de combustível vendendo gasolina adulterada.
Neste texto, vamos te mostrar quais são os sinais que o veículo dá ao ser abastecido com um combustível de má qualidade e quais são os danos que podem acontecer com a utilização desse tipo de combustível ao longo do tempo.
Neste texto você vai saber:
Apesar de terem preços muito mais atrativos do que os veículos novos, os carros e motos usadas, podem ter situações em seu histórico que comprometem a transferência do veículo para o seu nome, geram custos de reparação elevados e até problemas judiciais, como é o caso dos veículos roubados.
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Antes de tudo, deve-se entender a diferença entre gasolina adulterada e gasolina formulada. Ao contrário da gasolina adulterada, a formulada foi desenvolvida para melhorar o combustível do veículo. Ela é composta por álcool anidro (sem água) em até 27% de gasolina.
Esse tipo de gasolina evita que o motor bata os pinos, promovendo uma combustão completa. Ou seja, a gasolina formulada não se trata de um combustível adulterado, mas sim adaptado, para atender às necessidades dos veículos. Esse processo de formulação da gasolina é feito na distribuidora.
No próximo tópico deste texto, vamos explicar melhor sobre gasolina adulterada:
Nesse caso, é adicionado álcool hidratado à gasolina formulada, que já possui álcool anidro em sua composição. Esse combustível diminui significativamente a potência do veículo e causa corrosão em várias peças.
Como os solventes são resíduos caros, ao invés de serem descartados, muitas vezes eles são adicionados à gasolina e ao diesel. Essa mistura tem um poder de explosão muito alto e é difícil de perceber, pois não gera perda na potência do motor.
Na verdade, nesse caso, há a substituição do etanol por metanol. O metanol não é um álcool ruim, pelo contrário, ele pode até ser melhor do que o etanol em questão de melhorar a potência do motor. Porém é muito mais tóxico e tem um poder de explosão bem maior.
Os danos que ocorrem nos veículos que rodam com combustíveis ruins, estão associados com o motor e o sistema de abastecimento do veículo. Portanto, os problemas serão identificados na bomba de combustível, no medidor de nível, no filtro de combustível, nos bicos injetores, nas velas, no sensor de oxigênio, no catalisador e no sistema de escape.
Normalmente, em casos assim, deve-se fazer a troca dos bicos injetores. Para se ter uma ideia, o custo de troca de uma peça como essa em carros importados é de 2 a 3 mil reais e em carros nacionais é por volta de 500 reais.
É importante lembrar que, algumas seguradoras de veículos, não cobrem a troca de peças quando o dano é causado por combustível adulterado. Sendo assim, o ideal é sempre procurar por postos de confiança, que tenham distribuidores confiáveis e diminuam o risco do abastecimento com combustível adulterado.
Se for possível, evite continuar andando com o veículo. Isso ajudará a não comprometer mais o motor e peças do carro ou da moto. O ideal é que o veículo seja levado a um mecânico, para que seja retirado o combustível que ainda está no tanque.
Outro passo importante ao identificar postos com combustível adulterado, é fazer a denúncia. Essa denúncia deve ser feita no Centro de Relações com o Consumidor, que é um centro de atendimento da Agência Nacional de Petróleo. Para fazer a denúncia utilize o telefone: 0800 970 0267 ou então o site da agência.
Tem mais alguma dúvida sobre esse assunto? Escreva pra gente nos comentários.
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