Blog

Como consultar o preço de um carro na Tabela FIPE?

como consultar a Tabela FIPE

Você quer saber como consultar o preço de um carro na Tabela FIPE? Então, leia este texto e saiba tudo sobre esse assunto.

Neste texto você vai ver:

  • O que é a Tabela FIPE
  • Como consultar o preço de um carro na Tabela FIPE
  • Qual é a importância de saber o preço médio de um veículo
  • 3 dicas de como comprar um veículo usado com segurança

Tenha mais segurança na compra de veículos usados!

Antes de comprar um carro usado, além de saber o preço médio do veículo, é importante consultar o histórico. Para isso, você pode fazer a consulta completa da Olhonocarro!

O que é a Tabela FIPE?

A Tabela FIPE foi criada para registrar o preço médio de veículos, de todo o Brasil. Ela tem esse nome por causa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que foi responsável pela sua criação.

O preço médio dos veículos que são encontrados nessa tabela, são definidos com base nos preços anunciados pelos vendedores de todo o mercado nacional e levam em consideração o valor do veículo comprado à vista.

Normalmente, esses valores, servem como parâmetro para negociações e avaliações. Mas, é importante dizer que, eles podem variar de acordo com a região, o estado de conservação do veículo, os itens opcionais, entre outras questões.

Como consultar o preço de um carro na Tabela FIPE?

Para consultar o preço de um carro na Tabela FIPE, siga esse passo a passo:

1 – Acesse o site da FIPE. Clique aqui

2 – Vá até o final da página e você encontrará uma tabela. Nela, você poderá escolher qual é a categoria de veículo que você deseja consultar

escolha uma categoria de veículo para consultar o preço de um carro na Tabela FIPE

3 – Escolha o período de referência

Escolha um período de referência para consultar o preço de um carro na Tabela FIPE

4 – Selecione as características específicas do veículo e clique em “Pesquisar”

Selecione as características do veículo que você pretende consultar na Tabela FIPE

Qual é a importância de saber o preço médio de um veículo?

É muito importante pesquisar o preço médio de um veículo quando você está pensando em vendê-lo ou comprá-lo.

Isso porque, se você estiver vendendo um veículo, saber qual é o valor de mercado do modelo semelhante ao que você tem, te ajuda a encontrar um preço justo de venda para o seu carro ou sua moto.

Da mesma forma, se você estiver comprando um veículo, saber o preço médio te ajuda a identificar valores muito acima ou muito abaixo da média. Os veículos muito baratos podem tem problemas em seu histórico, que inviabilizam a compra.

Veja agora algumas dicas de como comprar um veículo usado, com segurança:

1 – Procure comprar com um vendedor de confiança

Primeiramente, é necessário dizer que não existe um vendedor que seja totalmente de confiança. Muitas vezes, nem o próprio vendedor conhece o histórico de veículo que ele está vendendo.

Sendo assim, mesmo que você decida comprar seu carro ou sua moto em uma concessionária ou loja conhecida ou até mesmo com parentes e amigos próximos, o ideal é que você consulte a situação completa do veículo, antes de comprar. Falaremos mais sobre isso na terceira dica.

2 – Faça vistoria no veículo e Test Drive

Alguns problemas do veículo podem ser identificados por meio de uma vistoria e de um Test Drive. É possível identificar riscos, amassados, diferenças de cor de tinta, peças quebradas, barulhos no motor, entre outras coisas.

Para realizar a vistoria do veículo, o ideal é que você conte com a ajuda de um mecânico da sua confiança. Visto que, eles tem um olhar mais apurado e conhecimento técnico para identificar algum dano.

3 – Consulte o histórico completo do veículo, antes de comprar

Como dissemos na primeira dica, é comum que os vendedores dos veículos não saibam qual é o histórico dos carros que eles estão vendendo. Isso não quer dizer que eles estejam agindo de má fé, mas eles podem simplesmente não saber a importância de fazer uma consulta veicular, antes de negociar um veículo.

Portanto, para que você possa comprar o seu carro usado com segurança, é recomendado que você faça a consulta completa do histórico do veículo. Com a consulta completa da Olhonocarro, você pode confirmar os dados cadastrais, saber qual é o preço do veículo com base na Tabela Fipe, se ele tem algum débito ou restrição, se já foi batido, se já foi de leilão, se tem gravame, entre muitas outras informações.

E o melhor é que, para consultar, você só precisa saber o número da placa!

Enfim, essas são as principais informações sobre a Tabela FIPE. Caso tenha ficado com alguma dúvida, escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar