Blog

Como cuidar da embreagem?

Serviço embreagem

A embreagem é um dos sistemas mais acionados do carro. E muitas vezes ela é esquecida, e nem sempre é usada de forma correta, os vícios no uso geralmente ocasionam a troca prematura dessa peça automotiva, a Olho no Carro vai te explicar um pouco mais hoje como cuidar desta peça tão fundamental para o funcionamento do seu carro.

A vida útil da embreagem, como de outros sistemas do carro, depende dos hábitos do proprietário, sejam eles bons ou ruins.

Com o tempo, ela sofre desgaste, e endurece, esse peso significa desgaste, outro sinal de que ela precisa de manutenção é ficar mais alta, e o motorista precisa tirar bastante o pé para o veículo entrar em movimento.

A embreagem conecta o motor às engrenagens ligadas às rodas. Ao acionarmos o pedal, o motor se desconecta das engrenagens, e ao soltarmos o pedal, ele conecta-se de novo.

Seguindo algumas dicas a vida útil da embreagem com certeza vai ser mais longa.

– Aprendizes de motoristas normalmente têm dificuldade de controlar a embreagem, muitas vezes esquecem de pisar no pedal e deixam o carro morrer, a dificuldade ocorre também na hora de arrancar em subidas mais íngremes.

– Ao subir ladeiras íngremes, evite segurar o carro na embreagem, pise no freio, e se for necessário, use o freio de mão.

– Se o carro estiver em alta velocidade, e precisamos reduzir drasticamente essa velocidade, primeiramente é necessário frear e reduzir a velocidade, só então acionar o pedal da embreagem e reduzir a marcha.

– Ao ficar parado, como por exemplo, em semáforos, nunca mantenha o pé sobre a embreagem, segure o carro no ponto morto e no freio.

– Pise no pedal da embreagem somente no momento da troca de marcha, nunca ande com o pé sobre ele.

– Evite subidas muito íngremes ou terreno muito escorregadio, a não ser que seu carro seja um 4 x 4, pois esses tipos de terrenos forçam demais a embreagem.

Mesmo mantendo esses cuidados, deve-se ficar atento a alguns sinais de que algo pode não estar indo bem, e é hora de fazer a manutenção:

– a embreagem ficou dura de repente

– aparecerem barulhos ou rangidos na troca de marcha

– o veículo patinar para arrancar de primeira

– a embreagem ficou alta

Se perceber alguma destas falhas no seu sistema de embreagem, procure imediatamente uma autorizada, ou seu mecânico de confiança.

 

Olho no Carro, de Olho em Tudo!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar