Blog

Como descobrir adulteração de quilometragem? Veja aqui!

Como descobrir quilometragem adulterada

A adulteração de quilometragem é mais comum do que se imagina e nem sempre é fácil de ser identificada. Mas, temos algumas dicas de como descobrir adulteração de quilometragem, antes de comprar um veículo usado, para evitar prejuízos.

Neste texto você vai saber:

  • Como é feita a adulteração de quilometragem
  • Como descobrir adulteração de quilometragem pela placa ou chassi
  • Dicas para descobrir se a quilometragem do veículo foi adulterada

Descubra se um veículo tem quilometragem adulterada, faça a consulta completa da Olho no Carro!

Caso o veículo que você quer consultar já tenha passado pela loja dos nossos parceiros, você poderá ter acesso ao histórico de quilometragem. Basta saber o número da placa ou do chassi.

Como é feita a adulteração de quilometragem?

Primeiramente, é importante que você saiba que adulterar a quilometragem de um veículo é crime de estelionato e você pode ser preso!

Agora vamos mostrar como normalmente são feitas as adulterações de quilometragem:

Em carros com painel analógico

A adulteração é feita manualmente. Basta que seja rompido o lacre do odômetro para que essa alteração seja feita. Nesse tipo de carro, é possível perceber alguns sinais no painel que fazem com que fique mais fácil de identificar que a adulteração aconteceu. 

Em carros com painel digital

A alteração pode ser feita por meio de aplicativos ou pela reprogramação do sistema do veículo. Esse processo é mais caro e trabalhoso, por isso, normalmente é utilizado por concessionárias que fazem revenda de veículos. Nos carros com painel digital, não há marcas aparentes no painel que sugerem algum tipo de reprogramação, por isso, é mais difícil descobrir adulteração de quilometragem, nesse caso. 

Mas, existem alguns sinais no veículo que podem indicar que a quilometragem foi adulterada. Mais a frente, neste mesmo texto, mostraremos como identificar esses sinais.

Você sabia que é possível consultar o histórico de quilometragem do veículo?

Com a consulta completa da Olhonocarro, você pode ter acesso ao histórico de quilometragem do veículo e assim, você vai saber se houve ou não adulteração. Mas, para isso, o veículo que você deseja consultar, deve ter sido registrado na loja de algum dos nossos parceiros.

Além disso, você vai poder ter acesso ao histórico completo do veículo e saber se ele já teve passagem por leilão, se é roubado, se já foi batido, se tem alguma restrição ou alienação, e muito mais.

Confira o histórico do veículo e compre sem se preocupar!

Como descobrir adulteração de quilometragem no veículo?

Ao comprar um veículo usado, é necessário estar atento a alguns sinais que mostram se o veículo é muito rodado ou não. Dessa forma, mesmo que a quilometragem do odômetro esteja baixa, você pode identificar desgastes de algumas partes do carro que são provocados pelo tempo de uso. Assim, você tem mais chances de descobrir adulteração de quilometragem do veículo. 

Essas são as partes do carro nas quais você deve prestar mais atenção:

  • Volante
  • Pedaleira
  • Pneu 
  • Amortecedores
  • Banco de couro 
  • Maçanetas
  • Fiação do motor
  • Borracha da porta

O desgaste dessas peças indica que o carro tem bastante tempo de uso. Sendo assim, é improvável que o veículo tenha quilometragem baixa.

Além disso, nos carros analógicos, é importante ver se o ponteiro do velocímetro fica oscilante. Pois isso pode indicar que houve o rompimento do lacre para fazer a adulteração.

O ideal é que você peça que o vendedor do veículo te mostre todas as manutenções que foram realizadas. Caso ele não tenha os registros de manutenção, já é um motivo para desconfiar da boa intenção desse vendedor.

É muito importante lembrar que a adulteração de quilometragem pode acontecer em concessionárias. Portanto, não tenha plena segurança ao comprar carros usados, mesmo em lojas de confiança. Procure sempre saber a procedência do veículo, para evitar prejuízos.

Clique aqui e consulte a procedência do veículo usado, antes de comprar!

Adulteração de quilometragem é crime?

Sim!Como dito anteriormente, adulterar a quilometragem de um carro ou uma moto é crime! Este tipo de ação configura estelionato e leva à prisão. Portanto, pense muito bem antes de alterar o odômetro do seu veículo.

E caso tenha comprado um veículo adulterado, faça uma vistoria que comprove o ocorrido, para que um futuro comprador do veículo não te denuncie por um crime que você não cometeu.

Precisa de mais informação sobre esse assunto? Escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar