Blog

Como evitar golpes na compra de motos usadas? Veja nossas dicas!

A compra de motos usadas, apesar de ser interessante financeiramente, pode trazer alguns riscos. Então, veja aqui as nossas dicas de como evitar golpes nesse tipo de compra.

Consulte agora a placa da moto usada, antes de comprar!

Saiba se a moto já foi roubada, batida, de leilão e muito mais.

Veja agora os 2 golpes mais comuns na venda de motos pela internet!

Basicamente, esses golpes têm em comum um anúncio de moto com um preço bem abaixo do encontrado na Tabela FIPE e a justificativa varia de acordo com os exemplos abaixo:

1 – Golpe do estrangeiro

Nesse caso, a justificativa para o preço baixo do anúncio da moto é que o vendedor teve que voltar para o seu país de origem e está tendo problemas para regularizar o veículo por lá. Então, levando em consideração os custos de repartição, que deverão ser pagos pelo comprador, a moto está sendo anunciada por um preço inferior ao que ela realmente vale.

Assim, atraída pelo preço, a vítima resolve seguir com a negociação e recebe uma ordem de conhecimento de carga falsa da moto, que será liberada após o depósito de parte das taxas de importação. Essa taxa, na maioria das vezes, deve ser paga ao advogado do vendedor, que mora no Brasil e será responsável pelos trâmites da compra.

Após o depósito ser realizado, o golpista avisa que a moto pode demorar cerca de 10 dias para chegar ao Brasil, pois será transportada de navio. Mas, na realidade, a moto nunca chegará e o advogado, que é o representante do vendedor, some sem deixar rastros.

2 – Golpe do drama familiar

Nesse golpe, o vendedor justifica o preço baixo da moto com um drama familiar que ele precisa resolver.

Um exemplo de trauma que é comumente usado para aplicar esse golpe, é o de um pai que quer vender a moto porque o filho se acidentou com ela. Segundo ele, essa moto faz com que a família tenha lembranças ruins do acidente que ocorreu.

O grande problema desse golpe é que o vendedor disponibiliza os documentos da moto para análise e eles estão regularizados, o que dá veracidade para a venda. Mas, esses documentos não passam de cópias de documentos de motos de outros anunciantes, que o golpista consegue ao demonstrar um falso interesse em comprar outras motos anunciadas.

Após verificar os documentos, a vítima recebe a notícia de que o golpista recebeu uma outra proposta de compra, mas que ele pode segurar a oferta caso o comprador deposite um sinal, que costuma ser de mais do que R$ 2 mil.

Pensando em garantir uma boa compra e iludido com os documentos falsos, o comprador paga o sinal, mas ao ir buscar a moto, percebe que ela não existe.

E como fazer para evitar golpes na compra de motos usadas? Veja as nossas dicas!

As nossas dicas servem tanto para compras online, quanto para compras presenciais. Anote aí!

1 – Evite ao máximo os anúncios muito atrativos

A maioria dos golpes acontecem por meio de anúncios de motos muito baratas. Por isso, ao ver esse tipo de anúncio é melhor desconfiar. Como diz um famoso ditado popular: “O barato sai caro”.

2 – Sempre avalie a moto pessoalmente

Em hipótese alguma compre uma moto sem antes vê-la pessoalmente. Além de garantir que a moto realmente existe, ao fazer a avaliação, você pode identificar riscos, amassados, diferenças na pintura e manchas que indicam que a moto já foi batida.

3 – Nunca deixe de fazer o Test Drive

Assim como a avaliação, o Test Drive é essencial para que você possa identificar problemas na parte mecânica da moto. Se possível, chame um mecânico da sua confiança para te ajudar a identificar ruídos e fumaças que podem indicar problemas no motor.

4 – Consulte a placa da moto, antes de comprar

Ao consultar a placa da moto no site da Olho no Carro, além de validar os dados cadastrais, você terá acesso ao histórico completo:

  • Histórico de roubo e furto
  • Indício de sinistro
  • Passagem por leilão
  • Restrições e impedimentos
  • Débitos e multas

E muito mais!

Pare de correr riscos, consulte a moto usada antes de comprar e evite prejuízos!

Agora você já sabe como evitar golpes na compra de motos usadas e, com certeza, vai fazer a melhor compra!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar