Blog

Carros elétricos e híbridos, como funcionam?

Como funcionam os carros eletricos e hibridos?

A Europa já possui mais de 1 milhão de carros elétricos e híbridos. A frota limpa cresceu 42% este ano no continente, que planeja banir motor a combustão até 2040. No Brasil, a venda de carros elétricos e híbridos cresceu 65% nos primeiros cinco meses de 2018 e a tendência é que continue a crescer, chegando a ter 180 mil unidades vendidas por ano, até 2030. 

Como funcionam os carros elétricos e híbridos?

O carro elétrico utiliza somente o motor elétrico, não havendo a necessidade do uso de gasolina e álcool. Esses veículos surgiram como alternativas aos carros a combustão que são muito mais poluentes e possuem menor autonomia.


Este tipo de veículo possui um plugin, geralmente encontrado na frente no veículo para sua recarga, realizada em postos com a infraestrutura apropriada ou mesmo na residência, com a Wall Box, que permite a recarga completa em oito horas.

Os veículos híbridos possuem várias baterias que alimentam um pequeno motor elétrico, que trabalha em conjunto com o tradicional motor à combustão. Esse só é acionado em situações específicas como a necessidade de mais desempenho ou mesmo para recarregar as baterias.

Esse mecanismo permite que os veículos híbridos não necessitem da recarga externa da bateria, o que permite também uma maior autonomia. Os híbridos podem ser uma alternativa para o crescimento dos carros elétricos no país, pois eles não necessitam da criação de postos e pontos para recarga.

Por outro lado, o custo da manutenção é maior, principalmente quando houver a necessidade da troca das baterias. Esse é um dos medos de quem deseja comprar um veículo híbrido. Mas que pode ser solucionado, quando as baterias tiverem a mesma vida útil do carro.

Nunca compre um veículo antes de consultar o histórico completo!

É necessário sempre saber a procedência! Veículos usados, sejam eles carros elétricos e híbridos, ou convencionais, podem ter situações em seu histórico que diminuem o seu valor de mercado.

Saiba mais sobre as nossas consultas, neste outro texto do nosso blog: consulta de placa, como fazer? O que é possível saber nessa consulta?

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar