Blog

Como pesquisar multas pela internet?

Quer saber se tem alguma multa no seu nome, quanto tempo demora para a multa sair no sistema e como pesquisar multas pela internet, pela  placa ou pelo Renavam? Então, leia este texto!

Descubra o Renavam de um veículo pela placa!

Na maioria dos sites de órgãos públicos, para que você possa consultar um veículo, é necessário saber o número do Renavam. Então, caso você não tenha essa informação, você pode descobrir pela placa. Basta fazer a consulta de dados cadastrais da Olho no Carro.

Como saber se tenho notificação de multa? 

Para saber se você levou alguma multa, siga esse passo a passo:

  • Acesse o site do Detran do seu estado. Para isso, você deve digitar: www.detran.(sigla do seu estado).govbr. Sendo assim, se você mora em São Paulo, o site que você deve acessar é: www.detran.SP.gov.br
  • Procure pela área de consulta de multas, normalmente está em uma parte específica para a consulta de veículos
  • Insira as informações solicitadas, que normalmente são a placa e o Renavam

Mas, vale lembrar que esse passo a passo pode ser diferente em cada estado do Brasil. Pois, cada Detran segue um padrão específico de disponibilização de serviços. 

Em quanto tempo uma multa cai no sistema?

Normalmente, o prazo para que uma multa entre no sistema do Detran é de até 30 dias. Esse prazo é contado a partir da data em que ocorreu a infração, sejam elas manuais ou eletrônicas.

O que fazer quando a multa não chega em 30 dias?

Caso a notificação da multa não seja expedida dentro do prazo, ela será arquivada. Esse arquivamento está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mais precisamente no artigo 281. Pois, nesse caso, a autuação é considerada insubsistente.

Como pesquisar multas pela Internet? Saiba como consultar multas pela placa do veículo!

Antes de tudo, nos sites de órgãos público não é possível saber se o veículo tem multas apenas pela placa. Como falamos anteriormente, além da placa são solicitadas informações como Renavam ou chassi do veículo para que possa ser feita a consulta. Clique aqui e descubra essas informações pela placa!

Que tal ter acesso ao histórico completo de um veículo, somente pela placa?

Ao fazer a nossa consulta completa você pode validar os dados cadastrais nacionais e estaduais, saber se o veículo tem sinistro, roubo e furto, passagem por leilão, restrições e impedimentos, risco de aceitação em comercialização e em seguros e muito mais. 

Além disso, você poderá consultar informações exclusivas, como o gráfico de variação de preço do veículo e o Score de leilão.

Como faço para consultar multas pelo Renavam?

Para pesquisar multas de veículo pelo Renavam, você deve acessar o site do Detran do estado no qual você mora e encontrar a área de consulta de veículos. 

Importante: não é possível consultar multas de um veículo pelo Renavam no site do Detran de Minas Gerais. Nesse caso, é preciso saber o número do chassi do veículo.

Se você quiser descobrir o número do chassi ou do Renavam do veículo, é só fazer a nossa consulta de dados cadastrais. Por meio dela, além de ter acesso aos dados cadastrais nacionais e estaduais, você também poderá saber se o veículo tem algum tipo de restrição ou impedimento. Clique aqui e faça a consulta Dados Cadastrais do Veículo!

O que é e como acompanhar recurso de multa?

O recurso de multa é um direito do motorista que foi autuado por alguma infração, caso ele tenha entendido que a aplicação da multa foi indevida.

O recurso de multa segue algumas etapas e prazos, veja abaixo:

Notificação de Autuação

É emitida em até 30 dias após o cometimento da infração.

Defesa Prévia

O prazo para apresentar a defesa prévia ao órgão de trânsito autuador é de 15 dias. 

Análise da defesa prévia

Ocorre em até 30 dias após o recebimento do recurso do motorista.

Recurso em primeira instância

No prazo de no mínimo 30 dias, constará na Notificação de Imposição de Penalidade.

Análise da JARI

ocorre em até 30 dias após o recebimento do recurso enviado pelo motorista.

Após o envio do recurso para a JARI, caso ele seja negado, o motorista ainda tem o direito de recorrer ao Cetran. Nesse caso, ocorre o processo em segunda instância. Assim como na JARI, nessa etapa será julgado o mérito da infração.

Para acompanhar um processo de recurso de multa você deve acessar o site do Detran do seu estado!

Após isso, você deverá encontrar a área referente à consulta de infrações e, em seguida, acompanhamento de recurso.

Cada site do Detran terá uma forma de consultar diferente, pois esses sites não seguem nenhum padrão. 

Enfim, agora você já sabe como pesquisar multas pela internet. Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário no nosso blog!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar