Blog

Como regularizar o IPVA fora do prazo?

pagar ipva carro

Precisa regularizar o IPVA do seu veículo? Saiba como fazer!

Neste texto você vai saber:

  • O que é o IPVA
  • O que acontece quando o IPVA não é pago no prazo
  • Como regularizar o IPVA fora do prazo

O que é o IPVA?

IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores e o seu recolhimento é feito de acordo com as tabelas de vencimento que vão de janeiro a março. O pagamento desse imposto é obrigatório para a realização do licenciamento do carro, por isso, caso o IPVA não seja pago, o licenciamento não poderá ser feito. Simultaneamente, sem licenciamento não é permitido circular com o veículo.

Quer consultar o IPVA e não sabe o número no Renavam do veículo? Descubra agora!

O que acontece quando o IPVA não é pago no prazo?

Se você ainda não pagou o IPVA, busque regularizar essa situação o quanto antes. Pois, quando o IPVA vence, passa a ser cobrado um acréscimo de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, além dos juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.

Se o débito não é quitado, vai para a Dívida Ativa do Governo com aumento de 100% em relação ao valor inicial, acrescido da taxa Selic.

Além dos prejuízos financeiros, o IPVA atrasado gera multa gravíssima, ou seja, o motorista terá adicionado à sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sete pontos. Vale lembrar que a pontuação máxima é 20 pontos no período de 12 meses.

Como regularizar o IPVA fora do prazo?

O primeiro passo é acessar o site do Detran para saber os valores devidos. Lembre-se de que há um Detran para cada estado, então, você deve buscar o Detran responsável pelo cadastro do seu veículo.

Para fazer a consulta é necessário saber o número da placa de seu carro e o Renavam. Em seguida, emita o boleto para efetuar o pagamento do IPVA atrasado. No boleto constará o valor atualizado, ou seja, não é possível escapar dos juros. Por fim, agora só falta efetuar o pagamento e quitar suas pendências, como multas e IPVA.

Caso você tenha algum IPVA atrasado de outros anos, verifique com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para fazer um acordo sobre a dívida. De antemão, é possível que essa opção esteja disponível pelo site do governo estadual.

Para saber o passo a passo de como consultar o IPVA em SP, RJ MT e DF. Leia esse outro texto do blog: IPVA 2020 ATRASADO? Saiba como pagar!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar