Blog

Como saber se o carro já foi batido? Veja nossas dicas!

Comprar carros com indício de sinistro é algo que acontece frequentemente no mercado de carros usados. Então, se você quiser saber se o carro já foi batido antes de comprar, é melhor conferir as nossas dicas! 

Por mais que esses carros tenham um preço bastante atrativo, eles podem ter problemas de aceitação em seguros, mesmo que o sinistro que o carro sofreu não tenha sido muito grave!

saber se o veículo já foi batido pela placa

Nesse texto, você vai ver:

  • Dicas de como saber se um carro já foi batido 
  • O que é sinistro (carro batido)
  • Como fazer para desbloquear um carro com sinistro de média monta
  • Por que é importante saber se um carro já foi batido?
  • Se vale a pena comprar carros com sinistro

Confira!

O que é sinistro (carro batido)?

O sinistro de um veículo acontece quando ele sofre algum dano estrutural, por ter se envolvido em um acidente ou caso ele tenha sido roubado ou furtado. Logo, o indício de sinistro é o apontamento que a seguradora faz de que o proprietário já acionou o seguro do veículo, por algum desses motivos.

Existem três classificações de sinistros, que acontecem quando um carro foi batido:

Pequena monta – Acontece quando o carro sofreu uma batida leve, que teve poucos danos estruturais.

Média monta – Acontece quando a batida afetou partes estruturais importantes do carro, mas pode ser recuperado.

Grande monta – Acontece quando a batida provocou danos graves ou perda total do veículo.

saber se o carro tem indício de sinistro pela placa

Como fazer para desbloquear um carro com sinistro de média monta?

Os carros que são classificados como de média monta, ficam bloqueados até que sejam regularizados. Para fazer o desbloqueio de um carro nessas condições, é necessário, primeiramente, realizar a vistoria do veículo. Depois disso, basta se dirigir ao Detran do estado de registro desse veículo, levando o laudo da vistoria, o CRLV , os documentos pessoais do proprietário e solicitar o desbloqueio.

O que acontece com os carros sinistrados?

Se o carro sinistrado sofreu danos estruturais leves ou médios e, portanto, pode ser recuperado, a seguradora vai indenizar esse veículo e devolvê-lo ao proprietário.

Já nos casos em que houve um comprometimento estrutural grave ou perda total, o veículo fica com a seguradora e o proprietário é indenizado. Após isso, a seguradora disponibiliza o veículo para leilão.

Ver também: Como saber se o veículo é de leilão.

Por que é importante saber se um carro já foi batido?

Saber se um carro já foi batido é importante para evitar problemas com seguradoras. Muitas seguradoras não aceitam veículos com indício de sinistro ou, quando aceitam, os seguros são bem mais caros do que o normal.

Além disso, os carros que já foram batidos, podem ter problemas estruturais que não são percebidos a olho nu. Por esse motivo, mais importante do que fazer a vistoria de um veículo, é fazer uma consulta veicular.

Também vale lembrar que, alguns veículos que tem indício de sinistro, também já tiveram passagem por leilão e, dependendo do tipo de leilão pelo qual o veículo passou, ele perde valor de mercado.

fazer a consulta completa do veículo e saber se ele já foi batido pela placa

Como saber se o carro já foi batido?

Primeiramente, veja algumas dicas práticas para saber se um carro já foi batido:

1 – Verifique os faróis do carro

Se os faróis estiverem desalinhados, pode ser que o carro tenha sofrido uma batida de frente.

2 – Verifique o capô

Se houver alguma folga entre o capô e o para-lama do carro, pode ser que o veículo teve suas peças trocadas.Você também pode ver se as peças do capô possuem etiquetas, pois as peças que vêm de fábrica possuem e as peças de troca não. 

3 – Verifique a pintura

Se houver tons de tinta diferentes, pode ser que o carro tenha sido pintado após uma batida. O ideal é verificar a pintura com o carro no sol, pois assim é mais fácil perceber essas diferenças.

4 – Verifique a lataria

Se houver soldas ou cortes, pode ser que o carro já foi batido na traseira. Para conferir melhor, tire o pneu de estepe de dentro do carro.

5 – Faça uma consulta veicular

Para poder ter a certeza de que um carro já foi batido, o ideal é que você faça uma consulta veicular completa. Isso porque, as dicas que te demos até agora, servem apenas como um alerta para desconfiar que o carro já foi batido, não como uma forma de ter certeza de que isso aconteceu.

Por meio da nossa consulta, você vai ter um laudo que comprova que o sinistro aconteceu e vai poder negociar o veículo de uma forma muito mais efetiva. Assim, o vendedor do carro não vai poder te confrontar e dizer que você não tem informações suficientes para comprovar que o carro que ele quer te vender já foi mesmo batido.

Ou seja, fazendo a consulta, você vai ter muito mais segurança para fazer suas negociações, sem cair em roubadas.

Como saber se o carro já foi batido no Detran?

Outra forma de saber se o carro já foi batido, é por meio do site do Detran. Para pode fazer essa consulta, você deve entrar no site do Detran do estado em que foi feito o registro do veículo. 

Se quiser, utilize esses links para entrar no site do Detran do seu estado: AC; AL; AP; AM; BA; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; MG; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Normalmente, para poder fazer a consulta nesses sites, você vai precisar da placa do carro e também do número do Renavam.

Como descobrir o Renavam: caso não tenha o número do Renavam do veículo que você quer consultar, você pode fazer a consulta de Dados Cadastrais da Olho no Carro. Você só precisa saber a placa do carro para poder consultar. Se quiser fazer essa consulta, clique aqui.

Comprar carros batidos vale a pena?

Se o carro não tiver danos estruturais graves, talvez o preço atrativo desse veículo compense a compra. Porém, é importante lembrar que os veículos com indício de sinistro, tem uma dificuldade maior de serem aceitos pelas seguradoras e, quando são aceitos, os seguros são bem mais caros. 

Sendo assim, ao pensar em comprar carros que já tenham sido batidos, avalie atentamente esse fator para entender se o preço atrativo do veículo realmente compensa.

Precisa de mais informações sobre como saber se o carro já foi batido? Quer deixar alguma sugestão? Use os comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar