Blog

Como saber se o veículo é roubado pela placa? Veja aqui!

Comprar um carro ou uma moto roubada é algo que acontece frequentemente com quem compra veículos usados e seminovos. Mas, a verdade é que esse tipo de compra pode ocasionar problemas judiciais que levam bastante tempo para se resolver. Veja aqui como saber se o veículo é roubado pela placa e fuja de problemas.

Neste texto você vai ver:

  • Como saber se o veículo é roubado pela placa, grátis
  • Qual é a vantagem de consultar se o veículo é roubado pelo site da Olho no Carro
  • Quais são as consequências para quem compra um veículo roubado

Nunca compre um veículo usado antes de consultar o histórico de roubo e furto!

É importante fazer uma consulta veicular completa para se certificar da procedência do carro ou da moto, antes de comprar. Isso porque, além de serem roubados ou furtados, os veículos usados podem ter passagem por leilão, risco de aceitação em seguros e muitas outras situações em seu histórico, que inviabilizam a compra e fazem com que seja difícil transferir esse veículo para o seu nome.

Para consultar a situação do veículo pelo qual você se interessou, faça a consulta completa da Olho no Carro. Através do número da placa você puxa todas as informações que precisa e pode fechar os melhores negócios, sem ter dor de cabeça!

Saber se o veículo é roubado pela placa e o histórico completo do veículo

Como saber se o veículo é roubado pela placa, grátis?

Existem alguns sites e portais nos quais é possível fazer a consulta para saber se o veículo é roubado, de forma gratuita. Veja a seguir:

No site da Polícia Civil

Nem todos os portais da Polícia Civil disponibilizam este tipo de consulta. Mas, em alguns estados, como PR e RS, essa consulta pode ser feita.

Para fazer essa consulta no portal da Polícia Civil do Paraná, além da informação da placa do veículo, você deve saber o número do Renavam. Se quiser realizar a consulta, clique neste link: quero saber se o veículo é roubado, no Paraná.

Se você não tem o número do Renavam do veículo, pode descobrir pelo número da placa! Clique no botão abaixo:

descobrir o Renavam para consultar se o veículo é roubado

Para saber se o veículo é roubado pelo portal da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, você precisa saber somente a placa do veículo. Para ser redirecionado para a página de consulta, clique neste link: quero saber se o veículo é roubado pela placa, no Rio Grande do Sul.

No site do Detran 

Nem todos os sites do Detran disponibilizam esse tipo de consulta. Mas, no site do Detran SP, por exemplo, é possível realizar essa consulta seguindo esses passos:

  • Entre no site do Detran SP. Para isso, você pode utilizar este link: quero saber se o veículo é roubado pela placa, no site do Detran SP.
  • Clique na aba “Veículos”
  • Em seguida escolha a opção “Débitos, restrições e vistorias”
  • E escolha a consulta de veículo de terceiros
  • Escolha a opção “Registro de roubo/furto”
  • Preencha com a placa e consulte

No aplicativo ou site do Sinesp cidadão

Esses portais foram desenvolvidos pelo Governo Federal e têm como objetivo disponibilizar consultas de veículos roubados, pessoas desaparecidas e mandados de prisão.

Você pode baixar o aplicativo do Sinesp Cidadão em qualquer Smartphone, basta clicar em um destes links: Android ou IOS.

Agora, para realizar a consulta, siga esse passo a passo:

  • Entre no aplicativo
  • Clique na opção “veículos”
  • Insira o número da placa do carro que deseja consultar

Por meio da consulta do Sinesp Cidadão, você vai ter acesso à informação de roubo e furto do veículo e a alguns dados cadastrais básicos. Caso prefira, você também pode realizar a consulta pelo site, clicando aqui: quero saber se o veículo é roubado pela placa, no Sinesp Cidadão.

Qual é a vantagem de consultar se o veículo é roubado pelo site da Olho no Carro?

Nas consultas gratuitas que mostramos acima, você vai ter acesso apenas às informações de roubo. Mas existem muitas outras questões que podem inviabilizar a compra de um veículo e gerar problemas futuros.

A vantagem de fazer a consulta da Olho no Carro é que, com a nossa consulta completa, além de saber se o veículo é roubado, você vai poder saber se ele tem: passagem por leilão, adulteração de quilometragem, indício de sinistro, risco de aceitação em seguros, gravame, restrições e impedimentos e muitas outras informações. E o melhor é que, você pode saber tudo isso com uma única consulta e só precisa saber a placa do veículo.

Além disso, nossas consultas são padronizadas e estão disponíveis para todos os estados do Brasil, o que muitas vezes não acontece nas consultas dos órgãos públicos.

Ou seja, é muito mais praticidade e tranquilidade para você comprar um veículo usado, sem ter problemas!

consultar o histórico completo do veículo para saber se ele é roubado

Quais são as consequências para quem compra um veículo roubado?

Primeiramente, ao ser parado pela polícia em posse de um veículo roubado, você terá que provar que comprou esse veículo sem ter as devidas informações sobre a sua procedência. Em alguns casos, você pode vir a ter que provar também que não foi o autor desse roubo.

Normalmente, esses processos judiciais costumam ser demorados e ter custos significativos com advogados, além dos danos morais envolvidos durante o acontecimento das investigações.

Se você comprou uma moto ou um carro usado, sem consultar a procedência, e descobriu que se trata de um veículo roubado, o ideal é que você comunique imediatamente a polícia, para tentar regularizar a situação. Dessa forma, você pode ajudar no processo de investigação e não deixa que recaiam sobre você todas as responsabilidades por um crime que você não cometeu.

Mas, é válido dizer que, a melhor forma de evitar problemas judiciais com a compra de veículos roubados, é fazer a consulta da procedência do veículo, antes de comprar! Como diria um famoso ditado popular: “É melhor prevenir, do que remediar”.

Precisa de mais alguma informação sobre esse assunto? Escreva aí nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar