Blog

Como saber se o veículo tem reserva de domínio pela placa?

como consultar a reserva de domínio de um veículo

Precisa saber mais sobre reserva de domínio? Vai comprar um veículo usado e quer consultar essa informação? Então, veja aqui como saber se o veículo tem reserva de domínio, pela placa.

Neste texto você vai saber:

  • O que é reserva de domínio
  • Como fazer reserva de domínio
  • Qual é a diferença entre alienação fiduciária e reserva de domínio
  • Como dar baixa na reserva de domínio
  • Como saber se o veículo tem reserva de domínio, pela placa

O que é reserva de domínio?

A reserva de domínio é uma forma de financiamento feita diretamente entre comprador e vendedor. Ou seja, não envolve bancos nem instituições financeiras.

Sendo assim, nesse tipo de financiamento, o vendedor do veículo não transfere a propriedade do bem para o comprador, até que as parcelas sejam quitadas. Logo, ele possui o domínio do bem pelo tempo em que valer o contrato.

Dessa forma, a reserva de domínio é um jeito mais seguro de realizar a venda particular de veículos, pois esse contrato funciona como uma garantia de pagamento.

Como fazer reserva de domínio?

A reserva de domínio pode ser efetuada no Detran. Mas, é preciso consultar quais unidades do seu estado realizam este tipo de serviço.

Normalmente, para dar entrada na solicitação desse tipo de financiamento, são necessários os seguintes documentos:

CRLV – original e cópia

CPF ou CNPJ – original e cópia

RG ou documento equivalente – original e cópia

Contrato de compra e venda com reconhecimento de firma

Caso seja um procurador – apresentar procuração, documento de identidade e CPF – Todos os documentos deve ser apresentados nos formatos originais e cópia simples.

Qual é a diferença entre alienação fiduciária e reserva de domínio?

A alienação fiduciária é um tipo de financiamento que se dá por meio de um contrato CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Neste tipo de financiamento, o comprador fica em dívida com um banco ou instituição financeira, que é a empresa financiadora.

Sendo assim, a diferença entre a alienação fiduciária e a reserva de domínio são as partes envolvidas no contrato. Pois, na alienação fiduciária as partes envolvidas são o comprador e o banco e na reserva de domínio são comprador e vendedor.

Como dar baixa na reserva de domínio?

Normalmente, a baixa da reserva de domínio é feita pelo Detran. Para isso, é necessário que você vá até a unidade de atendimento do Detran, referente ao estado de registro do veículo.

Mas, o atendimento e os serviços prestados pelo Detran não são padronizados. Sendo assim, você deve procurar saber quais são os procedimentos aplicados no estado em que você mora. Para saber essa informação, você pode acessar o site ou entrar em contato por meio dos canais de atendimento.

No Detran SP, para fazer a baixa da reserva de domínio, é necessário comparecer ao posto de atendimento, levando o comprovante de quitação do financiamento, com reconhecimento de firma em cartório.

Se você quiser acessar o site do Detran do seu estado para procurar mais informações, você pode utilizar estes links. Basta clicar na sigla correspondente ao estado no qual você mora: AC; AL; AP; AM; CE; DF; ES; GO; MA; MT; MS; PA; PB; PR; PE; PI; RJ; RN; RS; RO; RR; SC; SP; SE; TO.

Como saber se o veículo tem reserva de domínio?

Primeiramente, para saber se o veículo tem reserva de domínio, você pode fazer a consulta do veículo no Detran ou fazer alguma das consultas do site da Olho no Carro.

Para fazer a consulta no Detran, você deve acessar o site e procurar pela opção de consulta de veículo ou consulta da situação de veículo. Devido à falta de padronização, as formas de consultar em cada estado são diferentes.

Em um outro texto do nosso blog, mostramos um passo a passo de como consultar veículos nos sites do Detran de alguns estados do Brasil. Confira: como consultar situação do veículo no Detran MG, RS, SC e PR.

Veja agora como saber se o veículo tem reserva de domínio, pela placa:

A única forma de saber se o veículo tem reserva de domínio, apenas pela placa, é fazendo alguma das consultas veiculares do nosso site. Isso porque, nas consultas dos sites de órgãos públicos, como o Detran, é necessário saber o Renavam ou chassi do veículo, além da placa.

Saiba mais sobre as nossas consultas e veja qual atende melhor às suas necessidades:

Consulta completa

Com essa consulta, além de saber se o veículo tem reserva de domínio, você pode ter acesso aos dados cadastrais do veículo, saber se ele já foi roubado, batido, se é de leilão, se teve adulteração de quilometragem e muito mais. Ou seja, você vai ter acesso ao histórico completo do veículo, de uma só vez. Essa é a consulta ideal para quem quer comprar veículos usados sem ter nenhuma preocupação.

Clique aqui para fazer a consulta completa do veículo!

Consulta básica

Traz informações básicas sobre um veículo, que são indispensáveis na hora de comprar carros ou motos usadas. Então, depois da consulta completa, essa é a mais indicada.

Faça a consulta básica, clique aqui!

Consulta de Dados Cadastrais

Indicada para quem precisa somente de informações específicas de dados cadastrais, restrições e impedimentos. 

Clique aqui para fazer a consulta de dados cadastrais!

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar