Blog

Coronavírus: como higienizar seu carro e reduzir riscos

Você com certeza já sabe sobre os impactos sociais que a Covid-19 (doença causada pelo coronavírus) tem provocado no Brasil e no mundo. O coronavírus é extremamente contagioso, e por isso todo cuidado deve ser tomado para não sermos contaminados e, também, não nos tornarmos vetores da doença.

Por mais que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha recomendado o isolamento social, sabemos que muitas vezes é necessário se deslocar para comprar alguma coisa ou cumprir com algum compromisso muito importante.

Se você tem a possibilidade de usar seu carro para circular por aí, deve tomar alguns cuidados para garantir a higiene do seu veículo e evitar que o coronavírus continue a se espalhar.

Se liga em algumas dicas de higiene que nós temos para você:

Tenha um cuidado especial com o volante e as marchas

Por serem os locais onde os motoristas mais colocam as mãos na hora de dirigir, é nesses lugares onde há a maior possibilidade de contaminação. Sendo assim, para inativar o coronavírus dessas partes do carro, é importante usar o álcool (no mínimo 70% da composição) para higienizá-las. Use uma boa quantidade de álcool e esteja atento para limpar todas as partes corretamente.

Limpe as maçanetas sempre que possível

Para entrar e sair do carro, é necessário usar as maçanetas, então, é importante sempre procurar limpar com álcool as maçanetas e também as suas mãos. Faça isso sempre que entrar e sair do carro, principalmente se tiver saído para fazer compras, ir em farmácias ou lugares com circulação de pessoas.

Limpe as peças plásticas do carro

Tenha um cuidado especial com as peças do painel e portas, que são as peças com as quais nós, normalmente, temos mais contato. Para limpar as peças plásticas, você pode fazer o uso do álcool isopropílico, porque ele não danifica esse tipo de material.

Limpe os carpetes e bancos

Nesse caso o uso de álcool não é tão recomendado. Para fazer a limpeza correta dos bancos e carpetes, é melhor usar sabão neutro e água. Assim, você evita que as superfícies sejam danificadas e garante uma boa limpeza.

Evite o ar condicionado, se não estiver sozinho no carro

Ao utilizar o ar condicionado, você tem que fechar as janelas, assim você dificulta a circulação de ar dentro do veículo. Então, se uma das pessoas do carro estiver contaminada pelo coronavírus, há mais chance de que as outras pessoas também se contaminem. Lembre-se também, de manter os filtros do ar condicionado sempre limpos.

Sua higiene é a higiene do seu carro

Estar devidamente higienizado, evita que haja a contaminação do carro. Lave as mãos sempre que possível e use o álcool gel caso não haja a possibilidade de lavar as mãos. Evite ter contato muito próximo com as pessoas, principalmente se elas estiverem com algum sintoma de resfriado

Enfim, estar atento à higiene num momento como esse, é muito mais do que um novo hábito, é um ato de responsabilidade social.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão sobre a limpeza dos carros, fala pra gente nos comentários.

Extra: se você costuma utilizar aplicativos de transporte ou é motorista de um, deve ficar atento à sua higiene pessoal e também à higiene dos veículos. A Uber disponibilizou uma página de orientações de saúde para combater o coronavírus, que tem dicas tanto para usuários quanto para motoristas. Veja aqui: Orientações de saúde e segurança sobre o coronavírus.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar