Blog

Direitos na compra de um carro usado: saiba quais são!

direitos do consumidor na compra de veículos

Antes de tudo, comprar carros usados pode ser uma oportunidade interessante para quem não quer ou não pode gastar muito na aquisição de um veículo. Porém, é preciso estar atento a alguns detalhes para não acabar tendo problemas. Saiba neste texto quais são seus direitos na compra de um carro usado.

Neste texto você vai saber:

  • Quais são seus direitos na compra de um carro usado, segundo o Código de Defesa do Consumidor
  • Dicas para comprar um carro usado com segurança

Consulte agora o histórico completo do veículo e saiba se ele tem algum problema, antes de comprar!

Você só precisa saber o número da placa do veículo para ter acesso, de uma só vez, a informações de roubo/furto, sinistro, leilão, dados cadastrais e muito mais.

O que está previsto no Código de Defesa do Consumidor com relação à compra de carros usados?

Um dos primeiros passos antes de realizar qualquer compra, é saber quais são os seus direitos caso aconteça algum problema com o produto ou serviço adquirido. Sendo assim, para saber quais são seus direitos na compra de um carro usado, é preciso consultar o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Neste código, estão previstos os direitos relacionados a todos os tipos de compra existentes. A compra de veículos no CDC, está classificada como compra de bens duráveis. E, com relação a esse tipo de compra, os direitos do consumidor são os seguintes:

O consumidor tem o direito de reclamar sobre algum defeito (de fácil constatação) no veículo durante o prazo de 90 dias, que começam a ser contados a partir da data de recebimento do bem. Após a reclamação, o fornecedor tem o prazo de 30 dias para solucionar o problema. Caso isso não ocorra, o comprador pode escolher entre um veículo novo do mesmo padrão, o cancelamento da compra ou um desconto (abatimento no valor).

E no caso de vício oculto?

No caso do carro apresentar algum defeito que não seja aparente ou de fácil identificação (vício oculto), o consumidor tem o mesmo prazo para que seja feita a resolução do problema por parte do vendedor, que é de 30 dias. O que muda, neste caso, é que o prazo começa a ser contado a partir do momento em que o defeito for constatado.

O Código de defesa do Consumidor vale para qualquer tipo de compra?

Infelizmente não. O CDC vale apenas para as relações de consumo entre comprador e fornecedor (pessoa jurídica), que no caso dos veículos, são as lojas e concessionárias. Ou seja, as compras particulares não estão asseguradas por esse código. Por isso, é preciso estar mais atento ao comprar veículos de pessoas conhecidas, amigos e parentes.

Como comprar carros usados com segurança?

Além de saber quais são seus direitos na compra de um carro usado, para comprar com segurança, você deve seguir esses 3 passos principais:

Fazer uma vistoria no carro

Nunca compre um veículo usado antes de fazer uma vistoria detalhada. Preste atenção em todas as partes do carro, procure por marcas, rachaduras, riscos e sinais de que ele pode ter se envolvido em acidentes ou está em mau estado de conservação.

Fazer um Test Drive

Sempre peça para fazer um Test Drive. Assim, ao circular com o carro, você pode identificar algum barulho ou fumaça de cor escura, que podem indicar que há problemas com o motor ou com a embreagem do veículo.

Consultar o histórico do veículo

A melhor forma de atestar a procedência de um veículo, é por meio da consulta completa da Olhonocarro. Pois, com essa consulta, apenas pela placa, você pode puxar todas as informações cadastrais e todo o histórico do veículo, de uma só vez.

Assim, você tem muito mais segurança na hora de comprar seu carro usado ou seminovo, seja em concessionárias ou com vendedores particulares.

Clique aqui para fazer a consulta completa!

Leia também: carros usados de até 20 mil [atualizado 2020]

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar