Blog

Documentação do carro novo sem despachante!

saiba como fazer a documentação do carro sem despachante

Quer economizar na documentação do carro novo? Então, leia esse texto e veja como regularizar o veículo, sem precisar do serviço de um despachante!

Comprar um carro novo é um motivo de felicidade. Mas, não podemos deixar de lembrar dos gastos que vão além do valor do veículo, como documentação e emplacamento. Muitas vezes, por desconhecimento, acabamos por contratar os serviços de um despachante para nos ajudar nesse processo, o que faz com que a conta fique ainda mais cara.

Por isso, pensando em de ajudar a economizar na documentação do carro novo, nós vamos te mostrar como regularizar o veículo, sozinho!

Está pensando em trocar de carro?

Se você for investir na compra de um carro seminovo ou usado, não se esqueça de consultar o histórico completo do veículo, antes de comprar. Assim, você evita problemas e perda de dinheiro.

Importante:

A concessionária não pode te obrigar a fazer a documentação do carro com um despachante!

Muitas vezes, as concessionárias vinculam a compra do veículo ao serviço de despachante, mas essa prática não é permitida! Então, caso você passe por uma situação desse tipo, faça uma reclamação no Detran ou até mesmo no Procon.

Como fazer a documentação do carro novo sem despachante?

Para fazer a documentação do seu carro novo, primeiramente você deve se dirigir ao posto de atendimento do Detran do seu estado. É necessário conferir anteriormente se, na sua unidade, há a necessidade de agendamento prévio para realizar esse tipo de serviço.

Se o seu veículo for zero Km, você terá que fazer o registro, em até 30 dias!

Esse prazo começa a ser contado a partir do momento em que a nota fiscal for emitida. Para fazer o registro do veículo, você deve se dirigir até o Detran para que seja emitido o Certificado de Registro do Veículo (CRV). Com esse documento, você poderá fazer o emplacamento do veículo, além de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é um documento de porte obrigatório.

Normalmente, para fazer esse tipo de atendimento, você deve levar: o documento original e uma cópia simples do RG, CPF e CNH, uma cópia do seu comprovante de residência mais recente, a nota fiscal original da concessionária (com o decalque do chassi) e duas cópias do formulário do Renavam preenchido. Além disso, caso o carro seja financiado, você deverá levar o contrato original e uma cópia assinada por todos os envolvidos.

Mas, é válido lembrar que, como os Detran não seguem um padrão de atendimento, os documentos solicitados podem ser diferentes de um estado para o outro.

Alguns postos do Detran, fazem o processo de registro e transferência do veículo online!

No Detran SP, por exemplo, após pagar as taxas de IPVA e do CRV, o proprietário pode fazer o download do CRLV digital em um aplicativo chamado Carteira Digital de Trânsito (CDT) e imprimir o documento em uma impressora comum, desde que o papel seja do formato A4. 

Leia também: https://www.olhonocarro.com.br/melhor-epoca-para-trocar-de-carro-comece-2021-de-carro-novo/

Veja agora um passo a passo de como registrar um veículo no site do Detran SP:

1 – Acesse o site do Detran São Paulo, clique aqui

2 – Na área de Serviços Online, clique na opção “Registro de veículo 0 Km”

3 – Em seguida, você deverá escolher entre a etapa 1 e a etapa 2, de acordo com a sua necessidade e seguir as instruções 

Apesar do processo de registro poder ser feito pela internet, o emplacamento deve ser feito presencialmente, em empresas conveniadas ao Detran. Clique aqui para ter acesso às empresas credenciadas ao Detran de São Paulo.

Para fazer a transferência do veículo online no Detran SP:

1 – Acesse o site do Detran SP, clique aqui

2 – Na área de Serviços Online clique na opção “ Transferência de veículo e mudança de endereço”

3 – Após isso, basta escolher o tipo de transferência que você deseja fazer e seguir as instruções 

Como regularizar a documentação de um carro usado?

Primeiramente, você deve consultar o histórico do veículo para saber se não há nenhum tipo de restrição no documento do carro ou da moto que você pretende comprar. Isso porque, caso o veículo tenha alguma restrição, não será possível fazer o processo de transferência.

Para consultar o histórico completo de um veículo, pela placa, você pode fazer a consulta completa da Olho no Carro. Por meio dela, você vai validar os dados cadastrais do veículo, saber se ele tem restrições e impedimentos, risco de aceitação em comercialização, risco de aceitação em seguros, sinistro, passagem por leilão, histórico de roubo e furto e muito mais.

Após isso, se você decidir que vai comprar o veículo, o vendedor deve fazer o comunicado de transferência para o Detran. 

É importante lembrar que, o processo de transferência não é gratuito. Pois, é necessário emitir um novo CRV. E a taxa do serviço varia de acordo com o Detran de cada estado.

Além disso, se a transferência não for feita, o vendedor será responsabilizado pelas multas do futuro dono do veículo e o comprador não poderá fazer o seguro do carro. Há também a possibilidade de, caso seja parado em uma blitz, o novo dono do veículo ter que pagar o valor de uma multa grave e até mesmo ter o seu veículo apreendido. Por isso, é necessário estar atento aos prazos.

Agora você já sabe como fazer a documentação do carro novo sem gastar muito! Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários.

Leia também: https://www.olhonocarro.com.br/qual-e-o-valor-do-ipva-2021-veja-aqui/

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar