Blog

Documento do veículo 2020: saiba como emitir, pagar e rastrear!

Quer saber como emitir, pagar e rastrear o documento do veículo 2020? Então leia este texto! 

O documento ao qual vamos nos referir neste texto, é o licenciamento do veículo. O licenciamento é um certificado que atesta que o seu veículo está em condições de circular por vias públicas e privadas e é de porte obrigatório!

O licenciamento deve estar em dia para que você evite multas, a apreensão do veículo e até mesmo para que você possa vendê-lo algum dia.

Quer consultar o histórico completo de um veículo apenas pela placa?

Faça a consulta completa da Olhonocarro e saiba se o carro é de leilão, se tem sinistro, gravame, débitos e restrições e muito mais!

Saiba tudo sobre o documento do veículo 2020 agora:

Como emitir o documento do veículo 2020?

A resposta para essa pergunta vai depender do estado no qual você mora. Isso porque, o Detran não segue um padrão de atendimento, então cada estado tem horários, taxas e formas diferentes de disponibilizar os seus serviços.

Para saber informações específicas do Detran do seu estado, você deve acessar o site correspondente, dessa forma: www.detran.(sigla do seu estado).gov.br. Ou seja, se você quiser saber como retirar o documento do veículo em Minas Gerais, por exemplo, você deverá acessar o site: www.detran.mg.gov.br

Para fazer o pagamento do documento do veículo, você também deverá acessar o site do Detran do seu estado e seguir as instruções. Normalmente, no próprio site do Detran é possível fazer a emissão dos boletos de pagamento. Mas, em alguns casos, como no Detran RJ, a emissão dos boletos é feita no site do Bradesco.

Como pegar o documento do veículo 2020 SP?

Para pegar o documento de um veículo de São Paulo você deve se dirigir ao posto de atendimento, no setor de licenciamento, no horário entre às 8h e às 17h.

Para o atendimento você deve levar os comprovantes das taxas pagas e o documento do ano anterior. 

Caso o seu veículo tenha sido registrado fora da capital, você deverá ir até o Ciretran do município onde o veículo está cadastrado.

Você também pode optar por emitir o licenciamento digital (CRLV-e). Basta fazer o cadastro no site com o seu CPF, após o login haverá a opção de fazer o licenciamento digital e a solicitação dos documentos e comprovantes. Nesse caso, o documento fica no seu smartphone ou você pode fazer o download pelo portal e imprimir, seguindo as regras para que a impressão seja válida.

Quanto tempo depois de pagar o IPVA demora para receber o documento do veículo?

Se o CRLV for na versão digital, é possível ter acesso ao documento logo após o processo de validação dos documentos e comprovantes.

Já no caso do licenciamento requerido ter sido o documento físico, o Detran tem um prazo de 3 a 10 dias úteis para a entrega. Esse prazo varia de acordo com cada estado do Brasil e é contado a partir do momento em que os documentos e comprovantes são aprovados e é confirmado o envio do CRLV.

Como emitir e pagar o licenciamento do carro pela internet?

Como falamos anteriormente, cada Detran tem uma forma diferente de oferecer os seus serviços. Por isso, a forma de emitir e pagar o licenciamento do veículo em outros estados pode ser diferente da que vamos mostrar a seguir.

Agora, vamos te mostrar o passo a passo de como emitir e pagar o documento de um veículo no site do Detran de São Paulo:

1 – Acesse o site do Detran SP. Para isso, você pode clicar aqui.

2 – Na página inicial, clique na opção “Licenciamento digital (CRLV-e)

3 – Em seguida, escolha a opção “Clique aqui para verificar o procedimento”

4 – Nessa página, você encontrará todas as informações sobre o documento digital do veículo. Leia atentamente e clique no botão “Faça pela internet”

5 – Faça o seu login e siga as instruções para emitir o licenciamento digital. Você poderá emitir e pagar o documento nesse mesmo portal.

Como emitir e rastrear o documento do veículo no Detran MG?

Para emitir o licenciamento anual pelo site do Detran MG, siga esse passo a passo:

1 – Acesse o site do Detran de Minas Gerais. Você pode clicar aqui para acessar.

2 – Na página principal, clique na aba “Veículos”

3 – Em seguida, role a página até o final e você encontrará a área de “Documentos de veículos”

4 – Se você quiser fazer o licenciamento convencional, clique na opção “Licenciamento anual”.

5 – Ao clicar, você terá acesso a uma página que explica todas as condições para que o licenciamento possa ser feito. Clique aqui para ter acesso direto a essa página.

Lembrando que você pode optar pelo CRLV digital. Nesse caso, você poderá fazer o download do documento ou até mesmo imprimi-lo, desde que a impressão seja feita em uma folha de formato A4.

Para rastrear o documento do veículo no Detran MG:

Ao solicitar o recebimento do CRLV pelos Correios, você receberá um código de rastreamento. Esse código pode ser consultado na área de consulta da situação do veículo, no site do próprio Detran. 

Após ter acesso ao código, basta copiá-lo e colar no site de rastreamento dos Correios, para ter acesso às informações do envio.

Importante:

para que possa ser feita a emissão do documento do veículo, mesmo que seja o CRLV digital, todos os débitos devem estar quitados. Ou seja, é necessário pagar o IPVA e as multas do veículo antes de emitir o licenciamento.

Enfim, agora você já sabe como emitir, pagar e rastrear o documento do veículo 2020. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar