Blog

Embreagem do carro: 5 dicas para conservar!

como manter a embreagem do carro nova

A embreagem é um dos itens mais importantes para o bom funcionamento do carro e, muitas vezes, a forma de dirigir pode fazer com que ela se desgaste bem mais rápido. Então, veja aqui 5 dicas de como conservar a embreagem do carro e evitar esse problema.

Já comprou ou pretende comprar um carro usado?

Então, você precisa saber a importância de consultar o histórico antes de comprar. Isso porque, os carros usados podem ter sinistro, histórico de roubo e furto, passagem por leilão e outras situações que diminuem o seu valor de mercado.

Ou seja, para que você possa negociar com segurança, faça uma consulta completa do histórico do veículo!

Como funciona a embreagem?

A embreagem do carro é composta por três peças principais: platô, disco e rolamento.

O platô é formado pela carcaça da embreagem, por uma placa de pressão e uma mola membrana. Essa parte da embreagem fica conectada ao volante do motor. Então, quando o motor é acionado o pedal da embreagem alivia o volante sobre o disco e isso provoca o desacoplamento do motor no câmbio. Já quando o pedal está solto, o platô pressiona o disco da embreagem contra o volante do motor. Assim, é fechado o mecanismo que garante a suavidade na saída da inércia do veículo.

O disco da embreagem, por sua vez, é fixado sobre o eixo piloto da transmissão e é responsável por interligar o motor, o câmbio e o platô. Esse disco tem algumas estrias que garantem o atrito entre os seus componentes.

Por fim, o rolamento é responsável por pressionar o centro da mola membrana, fazendo com que as placas de pressão se afastem do disco de embreagem, interrompendo o envio da rotação do motor para a caixa de câmbio.

Veja agora, 5 dicas para conservar a embreagem do carro:

Agora que você já sabe como funciona a embreagem de um carro, veja algumas dicas de como evitar que essa embreagem se desgaste mais rápido do que o normal.

1 – Não segure o carro com a embreagem

Muitos motoristas costumam segurar o carro com a embreagem em ladeiras, principalmente quando estão esperando o farol abrir. Mas, essa prática pode levar a um desgaste excessivo da embreagem, principalmente do platô e do volante do motor.

Então, o ideal é segurar o carro pelo pedal do freio ou pelo freio de mão e utilizar a embreagem somente na saída e nas trocas de marcha.

2 – Evite dirigir com o pé apoiado no pedal

É comum que os motoristas mantenham o pé esquerdo no pedal da embreagem enquanto estão dirigindo na estrada. Mas, a longo prazo esse hábito pode reduzir a vida útil da embreagem do veículo.

Então, se for manter uma mesma marcha por um longo período, deixe o seu pé descansando ao lado do pedal e não em cima dele.

3 – Não tire o pé bruscamente do pedal ao trocar a marcha

Ao liberar o pedal da embreagem de maneira repentina, você provoca trancos no carro. Ao longo do tempo, isso faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados, além de prejudicar as engrenagens da caixa de câmbio e danificar o disco de embreagem.

4 – Ao sentir trepidações, tire o pé da embreagem

As trepidações na embreagem são um sinal de alerta de alguns problemas como: desgaste, perda de material e quebra de molas do conjunto. Por isso, ao sentir trepidações quando tirar o pé da embreagem, o ideal é que você procure um mecânico. Dessa forma, você evita desgaste do volante do motor.

5 – Evite dar arrancadas

Evite utilizar a embreagem lentamente durante a rotação muito alta do motor. Pois, isso gera um atrito muito grande no conjunto e contribui para o desgaste da embreagem.

Enfim, essas são as principais dicas para conservar a embreagem do carro. Em caso de dúvidas ou sugestões, utilize os comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar