
A embreagem é um dos itens mais importantes para o bom funcionamento do carro e, muitas vezes, a forma de dirigir pode fazer com que ela se desgaste bem mais rápido. Então, veja aqui 5 dicas de como conservar a embreagem do carro e evitar esse problema.
Então, você precisa saber a importância de consultar o histórico antes de comprar. Isso porque, os carros usados podem ter sinistro, histórico de roubo e furto, passagem por leilão e outras situações que diminuem o seu valor de mercado.
Ou seja, para que você possa negociar com segurança, faça uma consulta completa do histórico do veículo!
A embreagem do carro é composta por três peças principais: platô, disco e rolamento.
O platô é formado pela carcaça da embreagem, por uma placa de pressão e uma mola membrana. Essa parte da embreagem fica conectada ao volante do motor. Então, quando o motor é acionado o pedal da embreagem alivia o volante sobre o disco e isso provoca o desacoplamento do motor no câmbio. Já quando o pedal está solto, o platô pressiona o disco da embreagem contra o volante do motor. Assim, é fechado o mecanismo que garante a suavidade na saída da inércia do veículo.
O disco da embreagem, por sua vez, é fixado sobre o eixo piloto da transmissão e é responsável por interligar o motor, o câmbio e o platô. Esse disco tem algumas estrias que garantem o atrito entre os seus componentes.
Por fim, o rolamento é responsável por pressionar o centro da mola membrana, fazendo com que as placas de pressão se afastem do disco de embreagem, interrompendo o envio da rotação do motor para a caixa de câmbio.
Agora que você já sabe como funciona a embreagem de um carro, veja algumas dicas de como evitar que essa embreagem se desgaste mais rápido do que o normal.
Muitos motoristas costumam segurar o carro com a embreagem em ladeiras, principalmente quando estão esperando o farol abrir. Mas, essa prática pode levar a um desgaste excessivo da embreagem, principalmente do platô e do volante do motor.
Então, o ideal é segurar o carro pelo pedal do freio ou pelo freio de mão e utilizar a embreagem somente na saída e nas trocas de marcha.
É comum que os motoristas mantenham o pé esquerdo no pedal da embreagem enquanto estão dirigindo na estrada. Mas, a longo prazo esse hábito pode reduzir a vida útil da embreagem do veículo.
Então, se for manter uma mesma marcha por um longo período, deixe o seu pé descansando ao lado do pedal e não em cima dele.
Ao liberar o pedal da embreagem de maneira repentina, você provoca trancos no carro. Ao longo do tempo, isso faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados, além de prejudicar as engrenagens da caixa de câmbio e danificar o disco de embreagem.
As trepidações na embreagem são um sinal de alerta de alguns problemas como: desgaste, perda de material e quebra de molas do conjunto. Por isso, ao sentir trepidações quando tirar o pé da embreagem, o ideal é que você procure um mecânico. Dessa forma, você evita desgaste do volante do motor.
Evite utilizar a embreagem lentamente durante a rotação muito alta do motor. Pois, isso gera um atrito muito grande no conjunto e contribui para o desgaste da embreagem.
Enfim, essas são as principais dicas para conservar a embreagem do carro. Em caso de dúvidas ou sugestões, utilize os comentários do blog.
Deixe um comentário