Blog

Fim da Ford no Brasil: saiba se é a hora certa de comprar um carro usado da Ford ou não!

A Ford, depois de 100 anos de atividades no Brasil, optou por encerrar a produção nacional de veículos devido à crise econômica, que foi agravada pela pandemia de Covid-19. Saiba neste texto tudo sobre o fim da Ford no Brasil e se é uma boa hora para comprar um carro usado dessa montadora.

Não importa de qual montadora é o carro usado que você pretende comprar. Se quiser negociar com segurança, faça uma consulta completa do histórico do veículo!

Só assim você poderá saber se o carro já foi batido, roubado, de leilão, se tem restrições, impedimentos e muito mais.

O que muda com o “Fim da Ford no Brasil”?

As fábricas da Ford que serão fechadas são as de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a fábrica da Troller (CE). O fechamento dessas fábricas vai gerar a demissão de cerca de 5.000 funcionários. E a justificativa da Ford para a suspensão das atividades fabris no Brasil é o acúmulo de perdas devido à pandemia, a capacidade ociosa e a redução das vendas.

Apesar disso, a Ford garante que irá manter setores importantes como o de engenharia e o campo de provas de Tatuí (SP), além de continuar com a venda de veículos importados.

Diante disso, restam muitas dúvidas: como funcionará a assistência técnica dos carros que já foram vendidos? Os carros da Ford ainda terão a garantia de fábrica? Essa é uma boa hora para vender ou comprar carros usados da Ford?

Saiba as respostas para todas essas perguntas agora:

Como funcionará a assistência técnica dos carros que já foram vendidos?

A Ford garante que todas as concessionárias da marca ainda continuarão a funcionar no Brasil, bem como a assistência técnica especializada. E que estará sempre à disposição dos consumidores, com operações de venda, serviços e peças de reposição, após a garantia.

Os carros da Ford ainda terão a garantia de fábrica?

Sim! A Ford garante que, assim como vai manter o serviço de assistência técnica funcionando normalmente, também dará a garantia de fábrica para todos os carros que forem vendidos no Brasil.

Essa é uma boa hora para vender ou comprar carros usados da Ford?

A maior dúvida dos consumidores, após a notícia do fechamento das fábricas da Ford no Brasil, é com relação a desvalorização dos veículos da marca.

Porém, nessa mudança, a parte menos atingida será a dos consumidores. Isso porque, a Ford não está saindo do Brasil, apenas está fechando uma parte das suas atividades no país. Assim como fez a Mercedes Benz, há pouco tempo.

Sendo assim, não há motivo para preocupações quanto à desvalorização ou a falta de peças de reposição.

E por mais que os consumidores pareçam temerosos com a compra de carros usados da Ford, esse deve ser um comportamento passageiro, que não vai comprometer significativamente a venda desses veículos.

Mas, e os carros que saíram de linha? Não vão perder valor?

A verdade é que essa resposta depende de alguns fatores. Em um outro texto do nosso blog, falamos a fundo sobre esse assunto. 

Ler também: Meu carro já saiu de linha, e agora? Clique aqui para ler!

Basicamente, a desvalorização do veículo sempre vai acontecer, mesmo daqueles que não saíram de linha. Entre os fatores que contribuem para essa desvalorização, estão:

  • O alto custo do veículo. Ou seja, carros de entrada, que são mais populares e têm alta procura, tendem a desvalorizar menos.
  • Peças importadas. Sendo assim, os veículos que têm peças de reposição nacionais e assistência técnica especializada, também tendem a desvalorizar menos.

Então, para saber se vale a pena ou não investir em um carro da Ford, você deve pesquisar se ainda há muitas unidades desse modelo no mercado. Pois, nesse caso, haverá peças para troca durante alguns anos.

Quer calcular melhor o custo das peças originais do veículo, saber a ficha técnica e a desvalorização ao longo do tempo? Na consulta completa da Olho no Carro você encontra essas informações exclusivas! Clique aqui e saiba mais!

Enfim, apesar do “Fim da Ford no Brasil” ser um motivo de preocupação por fatores econômicos e sociais, os veículos vendidos pela marca não tendem a desaparecer do mercado brasileiro e ainda podem ser uma boa opção de investimento.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar