Blog

Gasolina ou álcool? Como saber qual é melhor?

saiba como escolher entre gasolina ou álcool

Um das principais dúvidas dos donos de carro é: gasolina ou álcool? Como saber qual é a melhor opção? Se você é uma das pessoas que tem essa dúvida, leia esse texto e aprenda como escolher a opção certa.

Está pensando em comprar um carro usado?

Seja ele à gasolina, álcool ou Flex, nunca se esqueça de consultar o histórico do veículo, antes de comprar. Assim, você pode evitar a compra de veículos sinistrados, roubados e de leilão, ou até mesmo negociar o melhor valor, de acordo com o seu interesse.

Para te explicar melhor, vamos dividir esse assunto em duas partes:

Quando compensa abastecer com gasolina?

Normalmente, o rendimento da gasolina é maior do que o do álcool. Ou seja, você consegue rodar mais quilômetros com 1 litro de gasolina. Mas, nem sempre ela é a melhor opção. Isso porque, ela é normalmente mais cara do que o álcool, além de ser mais poluente.

Como a gasolina é um combustível derivado do petróleo, a oscilação de preço do barril de petróleo impacta diretamente no preço desse combustível. Por esse motivo, o preço da gasolina sobe mais do que o preço do álcool.

Então, quando compensa abastecer o carro com gasolina? A resposta é: quando o veículo for percorrer longas distâncias, pois a necessidade de parar para abastecer vai ser menor durante o percurso.

Quando compensa abastecer com álcool?

Enquanto a gasolina é derivada de um um recurso finito (petróleo), o etanol é um combustível renovável. Ele é normalmente derivado da cana de açúcar, mas também pode ser extraído de vegetais, como o milho. Por esse motivo, o etanol é mais barato e menos poluente do que a gasolina. Porém, como dito anteriormente, tem um rendimento bem menor.

Então, quando compensa abastecer com álcool? Quando o preço do etanol for no máximo 70% do preço da gasolina.

Além ter um rendimento menor do que a gasolina, há outro fator que costuma incomodar os que optam por abastecer o carro com álcool: normalmente, nos dias frios, é mais difícil dar a partida nos veículos abastecidos com etanol. Então, se você não é uma pessoa que tem muita paciência, é melhor escolher a gasolina como combustível do seu veículo.

Gasolina ou álcool? Veja como fazer o cálculo para saber qual compensa mais:

Como dito anteriormente, compensa abastecer o carro com etanol, quando o preço dele for no máximo 70% do preço da gasolina.

Sendo assim, O cálculo que te ajuda a definir se compensa mais abastecer com gasolina ou álcool é o seguinte:

Preço da gasolina x 70% (0,7) = Preço do álcool que compensa pagar

Então, se o preço do álcool estiver igual ou menor do que esse resultado do cálculo, é porque compensa abastecer com etanol.

É possível abastecer um carro Flex com álcool e gasolina ao mesmo tempo?

Sim. Inclusive, os carros Flex foram desenvolvidos justamente com essa finalidade. E, pode ficar tranquilo, o fato de misturar os dois combustíveis não vai prejudicar o motor do seu veículo Flex. Até porque, a gasolina que é comercializada no Brasil, já é misturada com cerca de 25% de álcool.

Agora, uma dica importante: independente da escolha que você fizer, seja gasolina ou álcool, é necessário estar atento aos combustíveis adulterados.

Então, sempre que for abastecer o seu veículo, dê preferência aos postos das grandes redes, pois assim você diminui o risco de abastecer com combustível de má qualidade. Os combustíveis adulterados, além de serem consumidos muito rápido, podem causar problemas nas peças do motor ao longo do tempo.

Enfim, agora você já sabe como encolher entre gasolina ou álcool. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar