Blog

Golpes na negociação de veículos: veja os 5 mais comuns

Golpes mais comuns na negociação de veículos

Seja você o comprador ou o vendedor do veículo, você sempre estará sujeito a algum tipo de golpe. Por isso, veja quais são os golpes na negociação de veículos que são mais recorrentes e evite problemas.

Consulte o histórico completo de um veículo, pela placa!

Veja agora a lista dos 5 golpes mais comuns na negociação de veículos:

1 – Pagamento falso

Esse golpe é um dos mais comuns e atinge os vendedores de carro. Nele, o comprador simula que realizou o pagamento do veículo por meio de cheques sem fundo ou comprovantes falsos. 

Para evitar problemas com golpes desse tipo, o ideal é que você peça que o pagamento seja realizado via transferência bancária. Além disso, você deve fazer um bom contrato de compra e venda, de forma que você esteja assegurado, caso o pagamento não seja realizado.

2 – Fuga do Test Drive

Outro golpe que atinge os vendedores de veículo é a fuga do Test Drive. Nesse caso, o comprador pede para fazer o Test Drive para analisar as condições do carro, porém, ele nunca mais retorna.

A forma mais fácil de evitar esse tipo de golpe, é nunca permitir que o comprador circule sozinho com o veículo. Ou seja, diga que a condição para que seja realizado o Test Drive, é que você vá de acompanhante. Além disso, guie o trajeto para que ele não seja realizado muito longe de onde você mora e, de preferência, avise para as pessoas próximas e vizinhos que você fará esse percurso, avisando o dia e o horário.

Isso porque, tendo essas informações, caso algo aconteça, as pessoas para as quais você avisou podem entrar em contato com a polícia e agilizar o processo de recuperação do seu carro.

3 – Golpe do carro roubado

Dessa vez, a vítima do golpe é o comprador do veículo. Esse golpe também é muito comum e, além de causar prejuízos financeiros, pode fazer com que o comprador tenha que enfrentar processos judiciais.

Pois, caso seja parado em uma blitz policial, além de ter o veículo apreendido, o comprador terá que provar que não foi o autor do crime, mesmo que ele não saiba que se trata de um carro roubado.

Por isso, é muito importante consultar o histórico completo do veículo, antes de comprar. Assim, você pode saber se o veículo é roubado, se já foi batido, se tem passagem por leilão, restrições, débitos e muitas outras situações, que podem diminuir o valor de tabela do veículo e inviabilizar a compra.

Para fazer a consulta completa da Olhonocarro, você só precisa saber o número da placa ou do chassi do veículo.

4 – Golpe do anúncio falso

Esse é mais um golpe comum que atinge os compradores de veículos. Nele, o vendedor anuncia um carro com um preço super atrativo e diz que trabalha para uma grande loja de veículos. 

Ao perceber o interesse do comprador, o vendedor diz que o veículo está sendo muito procurado e que é necessário fazer o depósito de uma parte do dinheiro para poder garantir a compra. Mas, a verdade é que muitas vezes, o vendedor nem tem o veículo que ele anunciou.

Portanto, para evitar esse tipo de golpe, você sempre deve checar se o anúncio é verdadeiro, procurando no site da loja em que o vendedor supostamente trabalha. 

5 – Golpe da consignação

Diferente dos outros golpes, esse não é tão comum, mas pode acontecer. Por isso, é necessários estar atento.

Nesse caso, o golpista faz a negociação para um terceiro e promete que este vai comprar o veículo por um valor acima do valor de tabela. Como a oferta é atrativa, muitos vendedores aceitam. Mas, ao entregar o veículo, o golpista foge e não paga.

Por isso, é necessário desconfiar de ofertas muito atrativas e sempre tentar negociar de forma segura, por meio de contratos reconhecidos em cartório.

Enfim, esses são os golpes na negociação de veículos que mais costumam acontecer. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar