Blog

IPVA 2020 ATRASADO? Saiba como pagar!

Está com o IPVA 2020 atrasado? Quer saber como consultar e pagar, para regularizar a sua situação? Encontre aqui as respostas que você está procurando e saiba os detalhes de como realizar o pagamento do IPVA atrasado em SP, RJ, MT e DF.

Neste texto, você vai saber:

  • O que é IPVA
  • Qual é o valor da multa para quem não paga o IPVA em dia
  • Se o carro pode ser apreendido se você não pagar o IPVA
  • Quais são os veículos isentos de IPVA
  • Como consultar o IPVA 2020 atrasado pela placa
  • O passo a passo para pagar o IPVA 2020 atrasado em SP, MT, RJ e DF
  • Como descobrir o número Renavam para consultar o IPVA?

Importante: precisa saber o número do Renavam do veículo para consultar e pagar o IPVA? O que você acha de, além de saber essa informação, ter acesso ao histórico completo do seu veículo e se certificar que está tudo certo com ele? Para checar a situação do seu carro ou sua moto e ainda descobrir o Renavam, você só precisa do número da placa. Consulte agora!

descobrir o renavam e o histórico completo do veículo para consultar o IPVA atrasado

O que é IPVA?

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, popularmente conhecido como IPVA, é um tributo que deve ser pago pelos proprietários de veículo ao Governo, todos os anos.

Por se tratar de uma aplicação percentual sobre o valor do veículo, quanto mais caro o veículo for, mais caro será o IPVA.

Cada estado tem sua forma de cobrar o IPVA. Por esse motivo, tanto o valor da alíquota quanto os descontos para o pagamento à vista variam de um estado para o outro.

Qual é o valor da multa para quem não paga o IPVA em dia?

Normalmente, as pessoas que não pagam esse imposto em dia, são penalizadas por uma multa de 0,33% por dia de atraso, além de juros de mora com base na taxa Selic. Caso o pagamento não seja efetuado, depois de 60 dias, esse percentual de multa passa a ser de 20% sobre o valor do IPVA.

Mas como não há uma padronização de cobranças em todos os estados, esses valores podem divergir em alguns casos.

Meu carro pode ser apreendido se eu não pagar o IPVA?

Há grandes chances de que isso aconteça, caso você seja parado em uma blitz policial e seu licenciamento não esteja regularizado.

Para regularizar o licenciamento do seu veículo você deverá acessar o site do Detran do seu estado e será necessário realizar o pagamento de todos os débitos pendentes.

Quais são os veículos isentos de IPVA?

Nesse ponto, também há divergências de um estado para o outro. Em São Paulo, carros com mais de 20 anos não pagam IPVA, já no Acre, em Goiás e no Rio Grande do Norte um veículo fica isento do imposto depois de 10 anos.

Os proprietários de carros para PCD também têm isenção desse imposto. Se quiser saber um pouco mais sobre esse assunto, leia esse outro texto do nosso blog: carros para PCD 2020.

Como consultar o IPVA 2020 atrasado pela placa?

Para consultar o IPVA e a situação de um veículo, você deve entrar no site do Detran ou no portal da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Até o momento, não é possível consultar o IPVA 2020 atrasado, nesses sites, usando somente o número da placa. Para fazer qualquer tipo de consulta de veículos em sites de órgão públicos, você deve saber, além da placa, o número do Renavam.

Descobrir o renavam do veículo pela placa, para consultar o IPVA atrasado

Como pagar o IPVA 2020 atrasado em SP, RJ, MT e DF?

Não conseguiu pagar o IPVA de 2020 em dia? Então, vamos te mostrar os caminhos para que você possa regularizar a sua situação.

Como foi dito anteriormente, o fato de não pagar o IPVA em dia, gera multas ao proprietário do veículo que podem chegar a ser bem altas após o segundo mês. Mas, não é momento para se desesperar e pedir empréstimos para conseguir pagar as pendências do veículo. 

Durante os períodos de crise, muitos bancos, órgãos públicos e até empresas podem negociar o pagamento do IPVA de forma estendida ou até mesmo diminuir o valor total das dívidas pendentes. Portanto, tente sempre negociar.

Mas o fato é que, quanto antes você puder regularizar seu documento, melhor. Então, vamos te mostrar agora como fazer para efetuar o pagamento do IPVA 2020 atrasado pela internet.

São Paulo

Para fazer o pagamento do IPVA atrasado em São Paulo, você deve entrar na página de consultas de dívida ativa. Para acessar essa página, basta clicar neste link: quero pagar o IPVA atrasado SP.

Após entrar na página, você deve escolher se quer consultar pelo CDA, CPF ou Renavam e clicar em “consultar”. 

Lembrando que, no Detran SP, não há mais a opção de emitir boletos para pagamento. Os pagamentos devem ser realizados pelos sites e aplicativos dos bancos ou nas agências bancárias nas quais você tem uma conta.

Rio de Janeiro

Ao tentar fazer o pagamento do IPVA atrasado no site do Detran do Rio de Janeiro, você será redirecionado para a página de pagamento de tributos do Bradesco.

Nessa página, você deve escolher a opção “Débitos de veículos” e na segunda frase clicar na opção “saiba mais”. Após isso, basta ir até o final da página, onde você vai encontrar um botão escrito “gerar boleto”. Então, é só inserir o número do Renavam e emitir a guia de pagamento.

Caso você queira acessar a página de pagamentos do Bradesco, clique neste link: quero pagar o IPVA atrasado RJ.

Mato Grosso

Para fazer o pagamento do IPVA atrasado no Mato Grosso, você deve entrar no portal do Sefaz e fazer a emissão da guia de pagamento. Para entrar diretamente na página de emissão do portal, clique neste link: quero pagar o IPVA atrasado MT.

Nesta página, você deve escolher se quer fazer a emissão por meio do número do chassi ou do Renavam e clicar em consultar.

Distrito Federal

Se você é do Distrito Federal e precisa pagar seu IPVA atrasado, você vai ter que acessar o site da Secretaria da Fazenda. Nessa página, você deve inserir o Renavam e consultar.

Para acessar diretamente a página de consulta, clique neste link: quero pagar o IPVA atrasado DF.

Caso você não seja de nenhum desses estados, basta acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda do seu estado e procurar pela área de pagamento de Débitos e multas.

Como descobrir o número Renavam para consultar o IPVA 2020 atrasado?

Caso você não tenha o código Renavam do veículo que deseja consultar, você pode descobrir fazendo a consulta de dados cadastrais da Olho no carro. É rápido e prático e você só precisa saber o número da placa.

Descobrir o renavam do veículo para consultar e pagar o IPVA atrasado

Ou então, caso você tenha acesso ao CRLV do veículo, você pode encontrar o número do Renavam nesse documento.

Para saber mais sobre o Renavam, leia esse outro texto: Renavam, o que é? Como consultar?

Tem mais alguma dúvida sobre IPVA? Escreva pra gente nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar