Blog

Melhor época para trocar de carro: comece 2021 de carro novo!

como saber qual é a melhor época para trocar de carro

Está pensando em comprar um carro seminovo? Então, saiba qual é a melhor época para trocar de carro e garanta as melhores negociações.

Vai comprar um carro usado ou seminovo? Consulte o histórico completo, pela placa.

Normalmente, devido à queima de estoque e ao lançamento de novos modelos de veículos, a melhor época para trocar de carro é entre o final e o começo do ano. Saiba mais:

Vantagens de trocar de carro no final do ano:

No final do ano começam as promoções. Na maioria das vezes, elas tendem a ter início no mês de setembro e se estender até dezembro. Além disso, é importante lembrar da Black Friday, em novembro, que pode proporcionar boas negociações.

Isso acontece porque é nessa época do ano que as montadoras começam a lançar os modelos de carro do próximo ano. Sendo assim, as concessionárias optam por fazer a queima de estoque, para não ficarem com veículos acumulados.

Mas, há um ponto negativo em esperar o final do ano para trocar de carro: nesse período, há uma maior desvalorização para a venda de veículos usados. Ou seja, provavelmente, você conseguirá um valor mais baixo pelo seu veículo no momento da troca.

Vantagens de comprar um carro no começo do ano:

Os meses de janeiro e fevereiro são a melhor época para trocar de carro. Pois, nesses meses os estoques de veículos do ano anterior sobram e precisam ser vendidos. 

Além disso, o mercado desacelera, devido aos gastos do começo do ano, como IPVA, viagens e matrículas. Ou seja, por conta desses gastos, há menos procura por veículos, o que faz com que os preços tenham que diminuir.

Mas, apesar dos preços mais baixos, é necessário estar atento às taxas de juros dos financiamentos, que tendem a estar mais altas nesses períodos. Então, o ideal é se programar para conseguir aproveitar a melhor época de trocar de carro, realizando o pagamento do veículo à vista.

Agora que você já sabe qual é o melhor momento para trocar de carro, veja algumas dicas de como negociar com mais segurança:

1 – Pesquise com antecedência

É necessário que você já tenha uma base de preço do veículo pelo qual você está interessado. Para isso, você pode consultar a Tabela FIPE. Essa tabela vai te dar uma base de qual é o preço médio do veículo no mercado e te ajudar a negociar descontos mais atrativos.

Além disso, é interessante pesquisar o valor do veículo em várias concessionárias ou lojas diferentes. Dessa forma, você pode optar pela melhor oferta.

2 – Procure comprar os veículos que têm mais aceitação no mercado

Ao escolher os modelos que têm mais aceitação no mercado, você poderá garantir uma menor desvalorização na hora da revenda, o que vai te ajudar no momento em que você quiser trocar de carro novamente.

3 – Sempre faça o Test Drive, antes de comprar

Assim, além de poder analisar o veículo, saber se ele é confortável e se atende às suas expectativas, você também poderá identificar se há algum tipo de problema.

Em um outro texto do nosso blog, explicamos como fazer um bom Test Drive de carros seminovos. Clique aqui para ler!

4 – Procure saber a procedência do veículo

Apesar de ter preços mais atrativos, os carros seminovos e usados podem ter problemas em seu histórico. Por isso, para garantir negociações mais seguras, você deve fazer consultas veiculares.

No site da Olho no Carro, você pode puxar o histórico completo do veículo apenas pela placa e ter acesso a informações de sinistro, roubo e furto, recall, gráfico de variação de preço do veículo, dados cadastrais, e muito mais.

Se interessou pela consulta completa? Quer saber todo o histórico do veículo, antes de comprar? Então, clique aqui.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar