Blog

Meu carro saiu de linha: boa hora para comprar ou vender? Aprenda a consultar placa de veículos para negociar melhor

desvalorização de carro

Uma hora ou outra todo modelo de automóvel deixará de ser produzido e só será possível comprá-lo na condição de usado ou seminovo. Então, se você está pensando ” Meu carro saiu de linha, e agora?”, leia este texto e tire as suas dúvidas. Aprenda também a consultar placa de veículos para fazer a melhor negociação do seu usado.

Para o proprietário, qual é a melhor hora de vender: antes ou depois do veículo sair de linha? 

Essa resposta não é tão simples e varia de acordo com cada caso. Geralmente, esses carros serão substituídos por modelos novos e, por isso, tendem a se desvalorizar cada vez mais. Entretanto, existem exceções à regra.

Meu carro saiu de linha, e agora? Veja as nossas dicas!

Vamos mostrar alguns fatores que podem influenciar na sua decisão de compra ou venda.

1 – Desvalorização do veículo

A desvalorização do veículo acontece naturalmente, principalmente logo após o anúncio de que o carro vai deixar de ser produzido. Mas, essa queda de preços não é proporcional para todos os modelos: um carro de entrada (de preços mais baixos), por exemplo, costuma desvalorizar menos, já que é um produto mais acessível e possui grande procura.

Além disso, se o carro for de uma montadora renomada e estável no país, a desvalorização também tem a tendência de ser menor. Já no caso do veículo estar saindo de linha porque a montadora está deixando de operar no país, a desvalorização do veículo é grande e rápida.

2 – Nacionalização das peças

Os carros que são produzidos no Brasil e possuem uma rede de assistência ampla, têm uma desvalorização menor e mais lenta. Isso acontece porque, apesar do carro sair de linha, suas peças ainda estão disponíveis no mercado. Esse é um dos motivos da grande desvalorização dos importados na hora da revenda: suas peças costumam ser mais caras e mais difíceis de serem encontradas no mercado nacional.

3 – Oferta e procura

Como tudo no mercado, os veículos que saíram de linha também seguem as leis da oferta e procura. Se os SUVs estiverem em alta, por exemplo, significa que esses modelos que deixarem de ser fabricados não irão sofrer tanto com a desvalorização, pois a procura é grande.

4 – Carros “icônicos”

Essa é a grande exceção para a constatação de que quanto mais tempo se passa depois do veículo sair de linha, mais ele será desvalorizado. Existem carros que se tornam “clássicos”, como é o caso do Volkswagen Fusca, muito procurado e valorizado por colecionadores.

Nesse caso, quanto mais o tempo passa, mais os veículos clássicos valem no mercado (principalmente os que estão em boas condições de preservação). Além disso, existem carros de alto padrão que colecionam fãs que só conseguem adquiri-los depois de muitos anos no mercado, quando a desvalorização fez com que seus preços ficassem mais acessíveis. 

Ou seja, para que você saiba se vale a pena vender o seu carro que saiu de linha, é necessário ponderar todos os fatores acima.

Meu carro saiu de linha e eu quero trocar, como fazer para negociar melhor?

Veja como checar placa de veículos para negociar melhor:

Passo a passo de como consultar placa de veículos no site da Olho no Carro

1 – Acesse o nosso site, clicando aqui.

2 – Escolha a consulta que deseja fazer e clique em “Mais detalhes”

3 – Em seguida, clique em “Comprar”

4 – Insira os dados e escolha a forma de pagamento

* Lembre-se que boletos tem um tempo de compensação de até 1 dia útil. Então, caso precise consultar rapidamente, opte pelo pagamento via cartão de crédito.

5 – Aguarde a liberação dos créditos

6 – Acesse novamente a consulta

7 – Insira o número da placa e aguarde o retorno das informações

Também é possível checar placa de veículos nos sites do Detran. 

Mas, como esses sites não seguem um padrão, para cada estado do Brasil a forma de consultar placa de veículos é diferente.

Em um outro texto do nosso blog, ensinamos a fazer a consulta no Detran de alguns estado. Clique aqui para ler!

Por que é importante checar placa de veículos usados antes de comprar? 

Um veículo usado já teve um ou mais donos e, por isso, ele tem um histórico. Durante o tempo de uso desse veículo podem ter acontecido diversas situações que diminuem o valor de mercado ou dificultam a transferência desse veículo para o seu nome.

Ao checar placa de veículos antes de comprar, você pode ter acesso a todo o histórico dos carros pelos quais você se interessou e decidir pela melhor compra. Evitando prejuízos financeiros e até mesmo problemas judiciais.

Que tal consultar placa de veículos na Olho no Carro?

Por meio da nossa consulta completa você vai poder ter acesso a dados cadastrais do veículo, saber se ele já teve sinistro, passagem por leilão, se já foi roubado, se tem restrições, gravame e muito mais. 

Agora você já sabe se é melhor vender seu carro que saiu linha e aprendeu a  importância de checar placa de veículos. Tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar