Blog

Mercado de usados e seminovos X carros zero km [atualizado]: entenda a importância da consulta de histórico de veículos

mercado de usados e seminovos

O mercado de usados e seminovos tem ganhado força, pois esses veículos são mais acessíveis do que os carros novos (zero Km). Mas, apesar de parecerem boas oportunidades de compra, antes de fechar qualquer negócio é preciso pesquisar o veículo, para evitar problemas futuros. Por isso, vamos te ensinar a fazer a consulta de histórico de veículos pela placa e garantir as melhores negociações.

Neste texto você vai saber:

  • Dados sobre o mercado de usados e seminovos em 2020
  • Por que os veículos usados e seminovos estão ganhando mercado
  • Porque é importante pesquisar o veículo usado ou seminovo antes de comprar
  • Passo a passo de como fazer a consulta de histórico de veículos

O mercado de veículos usados e seminovos em 2020

O setor automobilístico foi bastante afetado pela pandemia mundial de Covid-19, o que gerou uma queda significativa nas vendas, principalmente no mês de abril. Porém, uma melhora foi percebida a partir de maio, principalmente em relação ao mercado de seminovos e usados. 

De acordo com balanço feito pela Fenauto (Federação Nacional das associações dos revendedores de veículos automotores), as vendas de veículos a partir de abril de 2020, sofreram uma queda de 65,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, nos primeiros cinco meses deste ano, o recuo acumulado foi de 34,4% .

Apesar disso, atualmente está sendo percebida uma lenta recuperação do setor. Ainda segundo a Fenauto, o volume de vendas de veículos usados e seminovos subiu para 20.260 unidades nos primeiros sete dias de maio (10,3% de alta), 21.811 na segunda semana (7,6% a mais) e 22.577 na terceira (3,5% de acréscimo) e 23.737 (5,1% a mais) na última semana do mês.

Por que os veículos usados e seminovos estão ganhando mercado?

Em resumo, os veículos usados e seminovos estão ganhando mercado devido à crise econômica agravada pela pandemia de Covid-19. Ou seja, o poder aquisitivo dos consumidores está menor e isso dificulta a compra de veículos novos, além de limitar a concessão de crédito para a realização de financiamentos.

Devido a isso, o mercado de seminovos e usados ganhou espaço e, inclusive, houve um aumento na procura por vendas particulares de veículos, ou seja, sem intermédio de uma concessionária ou loja de carros.

Por que é importante pesquisar o veículo usado ou seminovo antes de comprar?

Os veículos usados e seminovos representam economia de compra e desvalorização menos brusca, após a compra. É um ótimo negócio, mas carros usados tem um histórico, ou seja, já foram utilizados por outras pessoas durante um certo período. Então, há a possibilidade de que esses veículos tenham sofrido algum tipo de acidente, tenham algum tipo de restrição, multas, entre outras situações que desvalorizam o valor do veículo ou dificultam a transferência para o seu nome. Pesquisar o veículo permite que você tenha acesso todas essas informações e negocie carros usados de uma forma mais segura e assertiva. 

Sabendo pesquisar, não há problemas nessa compra!

No site da Olho no Carro, você pode fazer a consulta de histórico de veículos pela placa ou chassi e escolher entre a consulta completa, a consulta básica e algumas consultas específicas como a de leilão e dados cadastrais

Veja abaixo um passo a passo de como fazer a consulta de histórico de veículos:

1 – Acesse o site da Olho no Carro, clique aqui.

2 – Escolha a consulta que deseja fazer (indicamos a consulta completa, clique aqui para fazer)

3 – Clique em “comprar”, insira os dados solicitados e escolha a forma de pagamento

4 – Aguarde a liberação dos créditos (Via cartão de crédito, a consulta sai na hora. Boletos demoram até 1 dia útil)

5 – Escolha se quer consultar pela placa ou chassi e aguarde o retorno da consulta

Enfim, essas são as principais informações sobre o mercado de usados e seminovos e agora você já sabe a importância de pesquisar o veículo antes de comprar. 

Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários do blog.

  • Compartilhe essa informação para um amigo, ela pode ser útil para ele também:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Fechar